Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA

Antecipe seu credenciamento para o Congresso SAE BRASIL

Acesse:http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1042/auth

 Release
30/09/2014
Painel Ferroviário discute intermodalidade e transporte do futuro HOJE, no Congresso SAE BRASIL

HOJE, 30 de setembro, 13h30, especialistas do setor ferroviário estarão no Expo Center Norte

São Paulo“O veículo do futuro na megalópole brasileira” é o tema do Painel Ferroviário do 23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade, de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo.

Segundo o engenheiro Sergio Jabur, chairperson do Comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL, os debates sobre soluções tecnológicas e de intermodalidade vão considerar a perspectiva de 2040, época em que se prevê aglomeração de metrópoles brasileiras, com desafios sem precedentes para a movimentação de pessoas, bens e serviços.

Tecnologias e sistemas - “Estima-se que nessas localidades 20% da população viverá numa área de 1% do território brasileiro, portanto, será necessária a organização de sistemas de transporte integrados de curta, média e longa distância para que a região seja competitiva, sustentável e com qualidade de vida”, aponta Jabur. Ele atribui ao transporte metro ferroviário a solução para escoamento da demanda de alta capacidade, e aos modais sobre rodas (ônibus, caminhões, carros, bicicletas e motocicletas) o atendimento da capilaridade dos fluxos.

Outros aspectos, como o da integração dos modais pela tecnologia da informação, com otimização dos tempos de percurso e custos de transporte; expansão do sistema metro ferroviário existente, e adoção de veículos ferroviários acionados por motores lineares (para redução de impacto no meio ambiente e dos gastos com infraestrutura) serão discutidos no painel, dia 30 de setembro.

Palestrantes – Entre os convidados, Cyro Laurenza, presidente do Conselho do Instituto para o Desenvolvimento dos Sistemas de Transporte (IDESTRA), que apresentará o transporte ferroviário de cargas por meio de motores lineares. O sistema, que alia traçados com grandes inclinações e pequenos raios de curvatura e reduz impacto ambiental e gasto com infraestrutura civil, tem grande potencial de aplicação no transporte de carga containerizada em trechos de grandes aclives (como entre Santos e o planalto paulista), um grande gargalo logístico na Megalópole 2040;

Dong Kuk Park, gerente de Sistemas da coreana LG CNS, provedora de tecnologia e serviços de TI, mostrará a experiência de Seul; uma metrópole das dimensões de São Paulo; na aplicação de Tecnologia de Informação em sistemas multimodais;

Vitor Pires Vencovsky, diretor da Gismaps Sistemas, especializada em mapas impressos e digitais, abordará o tema “Introdução à Megalópole Brasileira 2040 e a Demanda de Transporte”.

“O alto nível dos palestrantes e dos participantes dos debates sobre os mais diversos temas relacionados com os principais modais de transporte em um único evento fazem do Congresso SAE BRASIL uma oportunidade de networking e atualização sem igual para a engenharia brasileira”, afirma engenheiro Astor Milton Schmitt, presidente do Congresso SAE BRASIL 2014.

O Congresso – Com o tema-título “Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro”, a programação do Congresso SAE BRASIL inclui três painéis-âncora (Engenheiros-Chefe, Internacional e Presidentes),14 painéis temáticos (Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Educação de Engenharia, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos)

O Congresso SAE BRASIL apresentará 144 papers (trabalhos técnicos inovadores nas diversas áreas da engenharia e modalidade de transporte), selecionados entre trabalhos de engenheiros e profissionais do Brasil e do exterior. Haverá, ainda, a Mostra Tecnológica com os mais recentes avanços e inovações da indústria automotiva.


23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade - “Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro”
De 30 de setembro a 2 de outubro de 2014
Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo)

Painel Ferroviário – “O veículo do futuro na megalópole brasileira”
30 de setembro, auditório Jaçanã 3, a partir das 13h30



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308