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 Release
10/09/2014
Universitários do Sul testam 19 aviões para a Competição SAE BRASIL AeroDesign

Encontro reunirá universitários do Brasil e do Exterior (Venezuela, México, Peru e Polônia) entre 30 de outubro e 2 de novembro, em São José Campos/SP

Dezenove equipes formadas por estudantes de engenharia do Sul testam aeronaves radiocontroladas para disputar a 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 30 de outubro a 2 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. Os 19 aviões, em escala reduzida, pertencem a 250 universitários, oriundos de 12 instituições de ensino - duas do Paraná, oito do Rio Grande do Sul e duas de Santa Catarina. No ano passado, a região teve 17 equipes inscritas.

Ao todo, este ano, 95 equipes inscreveram-se para a competição de engenharia: 87 do Brasil e oito do Exterior – Venezuela (quatro), México (duas), Peru (uma) e, pela primeira vez, Polônia (uma). Todas as equipes, que reúnem mais de 1,3 mil participantes, entre estudantes, professores orientadores e pilotos, foram desafiadas a projetar e construir aviões radiocontrolados como projeto extracurricular em suas instituições de ensino.

A competição contempla três categorias de aeronaves: Classe Regular (64 equipes), Classe Advanced (cinco equipes) e Classe Micro (26 equipes). O grande desafio é fazer com que as aeronaves transportem o maior peso possível de “carga útil” em voo, de acordo com requisitos de cada categoria.

PARANÁ – O Estado será representado por três equipes, uma delas a UTFalcon, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. A equipe desenvolveu um monoplano para a Classe Regular, com asa trapezoidal, motor tractor (hélices puxando a aeronave) e empenagem convencional, além de tubo de cauda e trem de pouso com configuração do tipo triciclo. A novidade é a utilização de materiais compósitos à base de carbono. “Esperamos, com isso, ter uma considerável diminuição de peso do protótipo e uma estrutura mais resistente”, afirma Harumi Fany Watanabe, a capitã. Com 12 componentes, a equipe não conta qual o peso do projeto, que tem capacidade para transportar 7 kg de carga. As outras duas equipes paranaenses são a Acalantis, da mesma universidade, e AeroCataratas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

RIO GRANDE DO SUL – O Estado gaúcho possui 11 equipes inscritas (sete em 2013). São elas: a Carancho, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM); a Pampa Aerodesign e a Pampa Aerodesign Regular, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS); a MasBáh Aerodesign, da Faculdade Horizontina (Fahor); a Kamikase, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); a Aerovin e a Aerosul, da Universidade de Caxias do Sul (UCS); a Ifarrapos e a Ifarrapos Micro, do Instituto Federal do Rio Grande do Sul Farroupilha (IFRS); a Aeropampa, da Universidade Federal do Pampa (Unipampa); e a Aeromissões, da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI).

Com a 28ª colocação em 2013, entre 75 equipes inscritas na Classe Regular, a Aerosul, da Universidade de Caxias do Sul, testa um monoplano de asa reto-trapezoidal, com profundor T invertido, bastante modificado em relação ao projeto anterior. “Mudamos o perfil de asa, aplicamos um motor mais leve sem alterar o desempenho, aumentamos de 4,5 m para 6,9 m a envergadura e a fuselagem passou por softwares de análises de elementos”, conta Felipe Biondo, capitão da equipe, com 15 alunos. A capacidade de carga do projeto está estimada em 11,5 kg.

SANTA CATARINA – O Estado catarinense possui cinco equipes inscritas: a Céu-Azul Micro, a Cem Asas e a Céu-Azul Aeronaves, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); e a Albatroz AeroDesign e a Albatroz AeroDesign Micro, ambas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Quinta colocada entre 23 equipes inscritas, na categoria em 2013, a Céu-Azul Micro voltará novamente com um bimotor. O avião é um monoplano com asa alta, construído com madeira balsa e fibra de carbono. Em relação a 2013, houve mudanças no formato do avião e nos materiais empregados. “O nosso projeto é muito confiável e resistente, com cálculos validados e inúmeros testes de telemetria”, afirma Bruno Fernandes Barkemeyer, capitão da equipe, com 10 integrantes.

PROVAS – Em São José dos Campos, as avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL – www.saebrasil.org.br.

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganham o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2015, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

REGULAMENTO – Os aviões da Classe Regular e da Classe Advanced poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. Já as aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis. Nas três categorias, as aeronaves deverão decolar em distância máxima de 61 m.

Para competir na Classe Regular, as aeronaves devem respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não pode exceder 0,775m². São permitidas apenas aeronaves monomotores – e o motor deve ser selecionado entre cinco indicados no regulamento.

Na Classe Advanced, a única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3 kg. A seleção do número de motores e do tipo do motor é totalmente livre, podendo ser a combustão ou elétrico.

Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar em compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. Todas as aeronaves devem carregar a mesma carga em todos os voos: 40 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o número de voos que a equipe conseguirá realizar com sucesso. Para esta categoria não existem restrições geométricas nem ao número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³.

16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign
30 de outubro a 2 de novembro – Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) – São José dos Campos/SP

Total de equipes inscritas = 95 (105 em 2013)
№ estrangeiras = 8
№ de equipes brasileiras: 87
№ de instituições de ensino: 68
№ médio de estudantes inscritos: 1.313 participantes
№ equipes: Classe Micro: 26 / Regular: 64 / Advanced: 5


SUL
Paraná (3 equipes / 2 instituições)
UTFPR – Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipes Acalantis e UTFalcon
UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe AeroCataratas

Rio Grande do Sul (11 equipes / 8 instituições)
UFRGS – Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipes Pampa Aerodesign Advanced e Pampa Aerodesign Regular
UFSM – Universidade Federal de Santa Maria – equipe Carancho
FAHOR – Faculdade Horizontina – equipe MasBáh Aerodesign
UNISC – Universidade de Santa Cruz do Sul – equipe Kamikase
UCS – Universidade de Caxias do Sul – equipes Aerovin e Aerosul
IFRS – Instituto Federal Rio Grande do Sul (campus Farroupilha) – equipes Ifarrapos e Ifarrapos Micro
UNIPAMPA – Universidade Federal do Pampa – equipe Aeropampa
URI – Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (campus Santo Ângelo) – equipe Aeromissões

Santa Catarina (5 equipes / 2 instituições)
UDESC – Universidade do Estado de Santa Catarina – equipes Albatroz AeroDesign e Albatroz Aerodesign Micro
UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina – equipes Céu Azul Micro, Cem Asas e Céu Azul Aeronaves


SUDESTE
Espírito Santo (1 equipe / 1 instituição)
UFES – Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Aero Vitória Espírito Santo

Minas Gerais (18 equipes / 11 instituições)
UFMG – Universidade Federal de Minas Gerais – equipes Uai, Sô! Fly!! e Uai, sô! Fly!!! Kids
UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto – equipe 12 Bis
CEFET-MG – Centro Federal Tecnológico de Minas Gerais – equipes Cefast Aerodesign e Aerotrônica
PUC MINAS – Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – equipe Flying Priest
UFJF – Universidade Federal de Juiz de Fora – equipes Raptor e Microraptor
UFV – Universidade Federal de Viçosa (campus Florestal) – equipes Acauã e Acauazim
UFSJ – Universidade Federal de São João Del Rei – equipes Trem Ki Voa Micro e Trem Ki Voa
UFTM – Universidade Federal do Triângulo Mineiro – equipe Triângulo Aéreo
UFU – Universidade Federal de Uberlândia – equipes Tucano e Tucano Micro
UNIFEI – Universidade Federal de Itajubá – equipes Uirá e Uirá Micro
Faculdade Pitágoras – Uberlândia – equipe Apollo

Rio de Janeiro (4 equipes / 3 instituições)
PUC-RIO – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – equipe AeroRio
UFF – Universidade Federal Fluminense – equipes Blackbird Aerodesign e UFForce Aerodesign
UFRJ – Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipe Minerva Aerodesign

São Paulo (25 equipes / 19 instituições)
Grande São Paulo
Centro Universitário da FEI – equipe FEI
UNINOVE – Universidade Nove de Julho – equipe Ícaro
POLI USP – Escola Politécnica da USP – equipe Keep Flying
MACKENZIE – Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mechane
MAUÁ – Instituto Mauá de Tecnologia – equipe Obelix
UFABC – Universidade Federal do ABC – equipe Harpia

Interior de SP
ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Leviatã
UFSCAR – Universidade Federal de São Carlos – equipes UFSCar Dragão Branco e Dragão Branco Micro
FHO – Fundação Herminio Ometto – Uniararas – equipe Iuna Uniararas
EESC USP – Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipes EESC-USP Alpha, EESC-USP Bravo e EESC-USP Mike
FATEC São José dos Campos – Faculdade de Tecnologia – equipes Megazord Aerodesign e Coruja Aerodesign
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas – equipe Urubus
ETEP Faculdades (campus São José dos Campos) – equipes Etep Flying Regular e Etep Flying Micro
IFSP – Instituto Federal de São Paulo – equipe Taperá Baby
UNISAL – Centro Universitário Salesiano de São Paulo – equipe AeroUnisal
UNESP Guaratinguetá – Universidade Estadual Paulista – equipe Aerofeg
UNESP Bauru – Universidade Estadual Paulista – equipes FEB Open, FEB Regular e FEB Micro
UNESP Ilha Solteira – Universidade Estadual Paulista – equipe Zebra


CENTRO-OESTE
Distrito Federal (3 equipes / 2 instituições)
UNIP-DF – Universidade Paulista do Distrito Federal – equipe Antonov
UnB – Universidade de Brasília – equipes Draco Volans e FGAir

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso – equipe Pantaero


NORDESTE
Bahia (3 equipes / 3 instituições)
UFB – Universidade Federal da Bahia – equipe Axé Fly
FIB – Centro Universitário Estácio da Bahia – equipe Optimus
UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco – equipe F-Carranca

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
UFC – Universidade Federal do Ceará – equipe Aeromec Aerodesign

Paraíba (1 equipe / 1 instituição)
UFCG – Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahyasas

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
UFPE – Universidade Federal de Pernambuco – equipes Mandacaru Aerodesign e Mandacaru Micro
UPE – Universidade de Pernambuco – equipe Tenpest Aerodesign Team

Piauí (3 equipes / 2 instituições)
UFPI – Universidade Federal do Piauí – equipes Delta do Piauí e Delta do Piauí Micro
IFPI – Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí – equipe Sol do Equador

Rio Grande do Norte (3 equipes / 2 instituições)
UFERSA – Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Pegazuls
UFRN – Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipes Car-Kará Aerodesign e Car-Kará Micro


NORTE
Pará (1 equipe / 1 instituição)
UFPA – Universidade Federal do Pará – equipe Uirapuru SHIELD

Amazonas (1 equipe / 1 instituição)
UEA – Universidade do Estado do Amazonas – equipe Urutau Aerodesign


ESTRANGEIRAS
México (2 equipes / 2 instituições)
CEDVA – equipe CUIM-ZENIT
IPN-ESIME Ticoman – equipe Kukulcan Aerodesign

Venezuela (4 equipes / 3 instituições)
UNEFA – Universidad Nacional Experimental Politécnica de La Fuerza Armada – equipe Aerodesign Venezuela
Universidad Simón Bolívar – equipes Aero Design SAE USB e SAE Aerodesign USB Litoral
UCV – Universidad Central de Venezuela – equipe SAE Aerodesign UCV

Peru (1 equipe / 1 instituição)
Universidad Tecnológica del Peru – equipe Tunqui Aerodesign

Polônia (1 equipe / 1 instituição)
Poznan University of Technology – equipe Spirit of RWD5bis



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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