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 Release
04/09/2014
Simpósio da SAE BRASIL discute tecnologias de otimização

Encontro reunirá especialistas de empresas brasileiras e internacionais no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, no dia 17 de setembro

Como integrar a otimização estrutural ao desenvolvimento de produto em tempos de alta competitividade? Karen Silva, engenheira de Aplicação da Altair Engineering do Brasil, responderá a questão em painel sobre "Otimização", durante o 12º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade. O encontro será realizado no Milenium Centro de Convenções, em São Paulo, no dia 17 de setembro, e irá debater uma equação atual da indústria da mobilidade: como conciliar a ampliação de investimentos em tecnologia com a redução de preço no produto final.

Para Karen, o ambiente competitivo da indústria exige a execução eficiente das tecnologias de simulação e testes que – se bem integradas ao processo de desenvolvimento – podem proporcionar uma vantagem competitiva ao aumentar o conhecimento sobre o produto e detectar possíveis falhas já na fase de conceito.

Durante mais de duas décadas, segundo Karen, a tecnologia de otimização é aplicada em muitas empresas ao redor do mundo para a obtenção de conceitos mais eficientes, a melhoria do processo de desenvolvimento e a redução do tempo e dos custos do processo. “As melhorias exigidas pelo Inovar-Auto tendem a acelerar a adoção deste tipo de tecnologia, que será decisiva na identificação e na melhoria dos sistemas, deixando claro onde é possível otimizar para se obter o desempenho desejado”, afirma.

Karen irá destacar os elementos-chave da estratégia do processo de implantação da otimização estrutural. Serão inseridos conceitos inovadores, além de ressaltada a sua importância em contraponto ao não uso deste tipo de tecnologia. “A maior dificuldade, na verdade, não é entender como a otimização estrutural funciona, mas que, antes de implementá-la, temos de alterar o fluxo de trabalho, para que o processo de otimização ocorra no momento correto, de modo que esta tecnologia trabalhe a favor do engenheiro e não seja mais uma tarefa em um cronograma já sobrecarregado”, conta.

Leandro Macedo, supervisor de Cálculos Veiculares da Volkswagen, ministrará a palestra “Aplicações de Métodos de Otimização Numéricas no Desenvolvimento Estrutural de Veículos”. Serão apresentados exemplos de aplicações de métodos de otimização numérica, utilizados no desenvolvimento estrutural de veículos de passeio, com foco nas diferentes possibilidades, vantagens e limitações.

Também participam deste painel Alexandre Motta e Nicholas Spagnol, ambos engenheiros de Desenvolvimento de Produto da Iochpe-Maxion, com a palestra “Processos de Otimização Aplicados no Desenvolvimento de Rodas de Aço”. O debate será moderado por Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL. O painel é um dos quatro previstos no simpósio (programa abaixo).

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

8h – Abertura com Plinio Cabral Junior, diretor regional da Seção São Paulo da SAE BRASIL.

8h20 – PAINEL "DURABILIDADE E EFICIÊNCIA ENERGÉTICA"
Palestra “Influência das Tensões Residuais, Oriundas do Processo de Fundição, sobre a Performance e a Durabilidade de um Componente de Sistemas de Suspensão”, com Luciana Stuewe, gerente de Produto da Magma Engenharia do Brasil.
Palestra “Metodologia Bosch PE – Aplicação das Ferramentas do DFSS no Desenvolvimento de uma Nova Geração de Bomba de Combustível”, com Leandro Barcellos de Souza, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Bosch.
Palestra “Otimização Topológica Aplicada na Indústria Automotiva”, com Valmir Fleischmann, diretor de Engenharia da VirtualCae.
Debate moderado por Valdir M. Cardoso, gerente técnico da Altair Engineering do Brasil.

10h30 – PAINEL "OTIMIZAÇÃO"
Palestra “Como Integrar a Otimização Estrutural ao Desenvolvimento de Produto na Era da Alta Competividade”, com Karen Silva, engenheira de Aplicação da Altair Engineering do Brasil.
Palestra “Aplicações de Métodos de Otimização Numéricas no Desenvolvimento Estrutural de Veículos”, com Leandro Macedo, supervisor de Cálculos Veiculares da Volkswagen.
Palestra “Processos de Otimização Aplicados no Desenvolvimento de Rodas de Aço”, com Alexandre Motta, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Iochpe-Maxion, e Nicholas Spagnol, engenheiro de Desenvolvimento de Produto da Iochpe-Maxion.
Debate moderado por Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.

13h15 – PAINEL “SIMULAÇÃO NO SETOR AERONÁUTICO”
Palestra “Engenharia Virtual para a Indústria Aeroespacial”, com Arthur Camanho, engenheiro da ESI.
Palestra “Displays Visuais para Simulação de Voo”, com Keith Klentz, diretor de Vendas – Visualização e Simulação – Ambientes Virtuais da Christie Digital.
Palestra “Validação do Método de Malhas Sobrepostas para Análises de CFD em Lançamento de Cargas”, com Regis Ataides, executivo de Contas Sênior da CD-Adapco.
Palestra “Iron Bird Virtual”, com Guilherme Hernandes, engenheiro de Desenvolvimento do Produto da Embraer.
Debate moderado por José Farat, gerente sênior de Engenharia de Sistemas da Embraer.

15h30 – PAINEL "DESAFIOS DA VIABILIZAÇÃO DE TESTES FÍSICOS"
Palestra “Como Otimizar Testes Físicos e Virtuais”, com Elbi S. Kremer, gerente de Performance do Veículo da General Motors do Brasil.
Palestra “Implementação do CT de Holambra: Vantagens e Benefícios”, com José Celso Mazarin, diretor de Operações da Smarttech.
Palestra “Teste & Simulação em Tempo Real para a Gestão de Energia do Veículo”, com André Oliveira, diretor de Engenharia da LMS.
Palestra “Testes Físicos e Simulações”, com João Felipe Araújo, coordenador do Campo de Provas da Randon S/A Implementos e Participações.
Debate moderado por Fábio Braga, gerente de Relações Institucionais da SAE BRASIL.
17h10 – Encerramento com Guilherme Duarte, chairperson do 12º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações.


12º Simpósio SAE BRASIL de Testes e Simulações na Indústria da Mobilidade
Dia 17 de setembro de 2014.
Milenium Centro de Convenções – Rua Dr. Barcelar, 1.043, Vila Mariana, São Paulo.



Mais informações à imprensa:
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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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