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 Release
03/09/2014
ARTIGO - Considere o Lean em sua estratégia logística

* por Edson Carillo

Se perguntar a alguns executivos como melhorar a gestão das cadeias de abastecimento (SCM – Supply Chain Management) eles provavelmente falarão de coisas como segmentação da base de clientes para elevar o nível de serviço, maximização da comunicação e colaboração entre fornecedores e clientes, aperfeiçoamento das habilidades de previsão (forecast) e implementação de ferramentas de apoio à decisão (TI), entre outras.

O certo é gerenciar com base na relação de causa-efeito, e não baseado no pânico ou nas probabilidades. Diga-se de passagem, as extrapolações constantemente induzem ao erro. Afinal, quantas são as previsões que os especialistas de fato acertam? Vale a pena arriscar e reduzir investimentos por conta de uma incerteza?

Digo aos obcecados por corte de mão de obra: Repensem essa estratégia. Reduzir recursos não aumenta o ganho, pelo contrário, diminui. Tenho visto empresas com foco em redução de custos relegarem ações como expansão do gerenciamento da cadeia de abastecimento, compartilhamento de dados em tempo real e participação de fornecedores no desenvolvimento de novos produtos.

Com as mudanças em curso, as funções dos gerentes de logística, estão cada vez mais ligadas com otimizações. A responsabilidade sobre os ombros dos profissionais de SCM tem aumentado. Executivos dessa área são adeptos da pesquisa e entendimento das complexidades das cadeias logísticas e do seu impacto nas organizações. São familiarizados com o conceito de restrição e gastam mais tempo ligando os elos das funções entre os departamentos da empresa e seus clientes e fornecedores.

Acontece que não é mais suficiente focar na solução dos problemas quando eles aparecem, mantendo a situação sobre controle em tempo real. O momento exige rastreamento e quantificação dos riscos nas cadeias de abastecimento. Há quem mantenha planos de contingência para aplicação imediata na crise, mas será esta a solução?

São poucos os que desenvolvem estratégias efetivas, eficazes e eficientes. As empresas têm direcionado as expectativas da equipe de gestão da cadeia para a melhoria de processos por meio de projetos Lean, que surgiu a partir do Sistema Toyota de Produção e é largamente aplicado em nas empresas, principalmente na manufatura.

A razão de demorar tanto a ser aplicado na SCM se relaciona ao fato de que a maioria das perdas não é vista a olho nu. O processo enxuto, isto é, Lean, tem baixo nível de estoque em processo, pequenos lotes de produção, e lead times reduzidos para novos pedidos. Todas essas peças juntas geram elevado nível de satisfação aos clientes a um baixo custo total.

Uma análise da cadeia pode mostrar grande quantidade de recursos disponíveis, mas diferente das chances de redução de custos, como fretes, entre outras, o Lean contribui para a melhoria do todo, inclusive a melhor alocação e programação do uso de recursos, equipamentos de movimentação e armazenagem de materiais.

Profissionais de logística podem ter dificuldade em entender como Lean contribui para a melhoria dos processos logísticos, os quais aparentemente já estão otimizados por algoritmos matemáticos. A melhor forma para descrever o Lean para eles é mostrar-lhes como o processo pode mudar, ou até eliminar, as restrições do modelo atual.

A maioria dos praticantes Lean concorda que a maior oportunidade de melhoria na cadeia de abastecimento está no recebimento e expedição rápida e acurada de pedidos, com estoques reduzidos. Contudo os benefícios da redução de lead time, não são tão óbvios nem imediatos. Um dos mais valiosos, e pouco apreciado, é o potencial de conseguir liberar recursos para novos negócios usando a flexibilidade obtida com o Lean como vantagem competitiva no momento da venda.

Incluir o Lean na estratégia SCM requer dedicação, paciência na obtenção de resultados e um forte desejo em criar uma sólida vantagem competitiva. Este tema será apresentado no Painel Logística do Congresso SAE BRASIL, dia 2 de outubro, no Expo Center Norte.

*Edson Carillo é co-chairperson do Comitê Manufatura, Qualidade e Logística do Congresso SAE BRASIL 2014

23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Tema: Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro
30 de setembro a 2 de outubro de 2014
Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo)

Painel Logística
Tema: Ferramentas para a eficiência da logística: Planejamento da demanda
2 de outubro, 14h, auditório Santana 1



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