Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA

Antecipe seu credenciamento para o Congresso SAE BRASIL

Acesse http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1042auth

 Release
01/09/2014
ARTIGO - Mobilidade: Quais serão os próximos passos?

*por Jomar Napoleão

Vivenciamos uma mudança de paradigma na mobilidade urbana desencadeada por fatores como congestionamentos constantes nos grandes centros urbanos, custos crescentes relacionados ao uso de transporte individual, influência da conectividade, perfil das novas gerações e maior oferta de transporte público de qualidade.

Infelizmente, ainda sem o devido foco no Brasil, essa mudança é forte em outros países e está alterando o cenário global de mobilidade. Todos sentimos na pele o que é se locomover nas grandes cidades brasileiras. Não é diferente mesmo nas metrópoles mundo afora, onde há maior oferta de transporte público. A situação é crítica e exige tecnologia e inovação na maneira de pensar.

No que toca à tecnologia, a facilidade trazida pela conectividade tem introduzido conceitos e práticas novas antes inimagináveis. Em países como a Alemanha, por exemplo, é possível alugar carros virtualmente, pagar pelo uso de acordo com trecho viajado. O carro é entregue no local determinado pela pessoa que o solicita, e devolvido no local que o cliente escolher.
Estudos recentes mostram que as novas gerações, como a chamada geração Y, não dá tanta importância para a posse de um veículo, mas sim para a mobilidade em si. Seria essa uma tendência mais forte daqui para frente?
Aliado a isso questões ligadas ao automóvel e o meio ambiente, emissões de gases e a sustentabilidade, racionalidade no uso de materiais, apontam para uma revolução no projeto dos veículos e sua motorização, na direção de uma maior e crescente eficiência energética.

Sistemas veiculares de energia alternativa, como biocombustíveis, eletricidade, hidrogênio e outros, estão em adiantado estágio de desenvolvimento, sem falar no downsizing dos motores à combustão, com alterações importantes para a redução de peso e maior eficiência.

Na outra ponta, assistimos no Brasil se avolumar a discussão da intermodalidade como via de contribuição para os gargalos da mobilidade de pessoas nas metrópoles e de cargas nos seus variados destinos. Penso que, evoluindo a contento, a integração dos sistemas ferroviário, hidroviário, rodoviário e o transporte individual promoverá profunda alteração no cenário atual da mobilidade e também no perfil das empresas do setor.

Os questionamentos que ocorrem diante dessas tendências e fatos serão foco de debate no Painel Engenheiros-chefe do Congresso SAE BRASIL 2014, dia 30 de setembro no Expo Center Norte. Executivos de grandes corporações falarão sobre como as empresas estão tratando o assunto, qual o cenário futuro visualizado para a mobilidade e qual o impacto de tudo isso sobre a atividade industrial automotiva e o desenvolvimento de produto. Quais serão os próximos passos?

* Jomar Napoleão é engenheiro e chairperson do Painel Engenheiros-chefe do 23º Congresso SAE BRASIL

23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade - “Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro”
Data: 30 de setembro a 2 de outubro - das 8h30 às 20h30
Local: Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho – Rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, SP

Painel Engenheiros-chefe - “Soluções da engenharia para os desafios da mobilidade urbana”
30 de setembro, 15h30 às 17h30 – auditório Santana 2 e 3



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308