Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
29/08/2014
ARTIGO - Intelligent Transportation System: Contexto e desafios

* Por Daniel Cardia e Kleber Hodel

O automóvel é considerado uma das mais importantes invenções dos últimos tempos com inúmeros benefícios à sociedade, porém o crescente aumento do número de veículos vem trazendo diversos desafios, tais como aumento do trânsito, acidentes, poluição, etc. Nesse ínterim a relação entre o automóvel e a sociedade é cada vez mais discutida, e diversas propostas de projetos para a redução de impactos negativos e aumento dos benefícios para sociedade estão em pauta com o fim de se construir um sistema de transporte inteligente, ou ITS (do inglês, Intelligent Transportation System).

A solução de um sistema de transporte inteligente tem como base a interação do veículo com a infraestrutura urbana e com os usuários, viabilizada pela aplicação de diversas tecnologias, sendo algumas já existentes no mercado e outras pioneiras no segmento.

O ITS pode ser composto por alguns segmentos, como os listados abaixo, desde o controle macro até a aplicação individual:

• Controle macro, como centros de controle de operações multimodais;

• Sistemas de infraestrutura pública como os de sinalização do trânsito em tempo real, de monitoramento e fiscalização remotos (câmeras, sensores, sondas, software), gerenciamento de estacionamentos públicos e gerenciamento de incidentes de tráfego;

• Sistemas veiculares, como os de rastreamento veicular, Sistemas de telemática, e de cobrança automática (Sem-Parar);

• ITS para o indivíduo, com sistemas de posicionamento associado à rede pública e às redes sociais, como o Waze.

Dentre inúmeros benefícios, a aplicação do ITS promove a popularização do transporte público, considerando que esse passa a ser cada vez mais eficiente, trazendo alta satisfação ao usuário, como por exemplo o Metrô de São Paulo.

Além disso, com a aplicação do ITS em grande escala de maneira uniforme e cada vez mais difundida entre os veículos particulares comerciais ou passeio, existe uma tendência de que esses venham a se comportar, cada vez mais, de forma autônoma, similar a do sistema metroviário, trazendo benefícios como a utilização plena da infraestrutura viária, aumento da velocidade média global, e até mesmo na prevenção de acidentes.

Diversas cidades ao redor do mundo vêm implementando soluções de ITS cada vez mais completas, que abrangem desde o controle macro até o indivíduo, obtendo, assim, resultados excelentes para a sociedade em geral.

A evolução do ITS mostra que está aberto um campo inesgotável de contribuições para a solução de problemas da mobilidade urbana em nosso País.
Porém, sua difusão depende fortemente do empenho público, com a implantação de infraestrutura apropriada, com a aplicação de recursos dedicados à promoção do desenvolvimento tecnológico nacional e através de uma política educacional adequada.

Esse será um dos temas do Painel de TI do Congresso SAE BRASIL 2014, dia 1º de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo

* Daniel Cardia e Kleber Hodel, respectivamente engenheiro especialista em Desenvolvimento do Produto/ Ônibus e gerente de Validação Eletroeletrônica/ Ônibus da Mercedes-Benz, são convidados do Painel TI do Congresso SAE BRASIL

23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade – “Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro”
30 de setembro a 2 de outubro de 2014
Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo)

Painel Tecnologia da Informação – “TI na Mobilidade Urbana Inteligente”
1º de outubro, das 11 às 13h, Auditório Santana 1



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 94984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308