Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
15/08/2014
Smarttech apresenta simulação computacional em congresso de materiais compósitos

Encontro, que ocorre de 15 a 18 de setembro, em SJCampos, permitirá cooperações entre pesquisadores brasileiros e de universidades estrangeiras na área de compósitos

São Paulo, agosto de 2014 – Realizado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), o 2º Congresso de Materiais Compósitos (BCCM) acontece de 15 a 18 de setembro, no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP). Na ocasião, o engenheiro Ph.D. Krishna Akula, da SIMULIA, representada no Brasil pelo Grupo Smarttech, falará sobre O uso de recursos avançados de simulação computacional aplicados a materiais compósitos.

De acordo com o diretor comercial da Smarttech, Anselmo Fioranelli, o congresso será uma boa oportunidade para mostrar as aplicações e melhorias do uso de materiais compósitos. “O uso desse material visa a redução de peso de produtos, reduzindo o consumo de combustíveis, no caso de veículos e aviões”, diz o engenheiro.

O 2º BCCM visa divulgar e debater a ciência e engenharia de compósitos, materiais que possuem pelo menos dois componentes ou duas fases, cuja aplicação vai desde simples artigos até produtos de alta tecnologia, mais utilizados em indústrias de ponta, como aeronáutica e aeroespacial.

O congresso contará com a participação de palestrantes também de diversos países. Entre os temas que serão abordados estão simulação em compósitos, estruturas multifuncionais, durabilidade e envelhecimento, propriedades mecânicas e físico-químicas, nano compósitos, reciclagem, técnicas experimentais, compósitos lignocelulósicos, processamento e manufatura e acompanhamento ativo e passivo da saúde estrutural de compósitos e dano e fratura.

Maurício Vicente Donadon, presidente do comitê organizador do congresso e, também, chefe do Departamento de Estruturas Aeroespaciais da Divisão de Engenharia Aeronáutica do ITA, afirma que o 2º BCCM será oportunidade para estabelecer cooperações entre pesquisadores brasileiros e pesquisadores renomados de universidades estrangeiras na área de compósitos. “Trata-se de proximidade entre academia e indústria, além de possibilitar o contato pessoal entre profissionais da indústria, pesquisadores e estudantes, bem como intercâmbios técnico, científico e sociocultural entre os participantes”, afirma Donadon, que espera atrair cerca de 200 participantes.

Além de apresentações, o 2º BCCM vai apresentar o Laboratório de Estruturas Leves (LEL) como ambiente propício e único no Brasil para desenvolvimento de novas tecnologias relacionadas à área de compósitos.

2º Congresso de Materiais Compósitos (BCCM),
De 15 a 18 de setembro, das 9h às 17h30,
Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP).





SOBRE GRUPO SMARTTECH - fundado em 1996, fornece serviços e tecnologias para apoio de projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizado em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (SMARTTECH Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (SMARTTECH Serviços de Engenharia). O grupo possui base na Capital paulista, Holambra/SP, Belo Horizonte/MG e Rio de Janeiro/RJ.





Mais informações à imprensa:
Informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Ivana Andrade – ivana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – (11) 4435-0000 e 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

Fundada em 1997, fornece serviços e tecnologias para apoio a projetos de engenharia. Com uma visão multidisciplinar, oferece ao mercado recursos de simulação e testes de forma a cobrir as principais necessidades de projeto e validação de produtos. Tem parcerias com empresas líderes no mercado mundial em suas respectivas áreas, representadas na América do Sul. A equipe técnica tem visão não apenas da operação das tecnologias, mas da aplicação em diferentes áreas tais como energia, automotiva, máquinas agrícolas, bens de consumo, máquinas e equipamentos, entre outros. Está organizada em duas empresas, uma voltada à comercialização de software e hardware (Smarttech Tecnologia) e outra à execução de serviços de engenharia (Smarttech Serviços de Engenharia).Dispõe de um Techcenter único no Brasil paraapoiar suas atividades com laboratórios de shakers, atuadores hidráulicos, câmara acústica e pista de teste de ruído. Durabilidade, NVH, Cálculo Estrutural, Multicorpos, Injeção de Plásticos são algumas das disciplinas oferecidas pela Smarttech. O grupo possui base na cidade de Holambra, distante 135 km da capital paulista.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308