Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/08/2014
Credenciamento de Imprensa – 12º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

Encontro apresentará tendências em motores e sistemas de transmissão entre os dias 11 e 12 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba

Caro (a) colega,

Se você deseja participar do simpósio, retorne esta mensagem para sara@companhiadeimprensa.com.br com:

Nome completo:
Cargo:
Órgão de imprensa:
CPF:
RG:
Endereço com CEP:
E-mail:
Telefone com DDD:

Confira a programação completa do evento:

SISTEMAS DE TRANSMISSÕES

DIA 11 – CURSO
8h20 – Abertura
8h30 – “Fenômenos Vibratórios em Trem de Potência”, com Milton Dias Júnior, professor da UNICAMP.
10h45 – “DCT Technologies”, com Richard Terrence Tamba, diretor de Desenvolvimento de Negócios da AVL List GmbH.
13h30 – “Inovações Incrementais e de Ruptura nos Componentes de Transmissão”, com Mauro Moraes de Souza, diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Neumayer Tekfor Automotive Brasil.
14h15 – “Fabricação e Caracterização de Componentes Forjados para Transmissões”, com Mauro Moraes de Souza, diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Neumayer Tekfor Automotive Brasil.
15h30 – “Sinterizados”, com Mario Monteiro, representante do Grupo Setorial de Metalurgia do Pó.
16h30 – “Tópicos em Design, Validação e Produção de Engrenagens Sinterizadas”, com Anders Flodin, gerente de Aplicações da Hoganas.

DIA 12
8h40 – Abertura
BLOCO “APLICAÇÃO DO POWERTRAIN EM TECNOLOGIAS HÍBRIDAS”
9h – “Transmissão Híbrida – eAchse”, Tiago Peres Batalha, Advanced Engineering Analysis and Simulations da
Schaeffler Brasil.
9h30 – “Futuro da Tecnologia Híbrida – Uma Luz sobre o Futuro da Mobilidade”, Richard Terrence Tamba, diretor de Desenvolvimento de Negócios da AVL List GmbH.
10h – “Hybrid Air: Inovação Disruptiva na Tecnologia de Gasolina Híbrida Completa”, com Franck Turkovitz, gerente geral do departamento de Powertrain da PSA.
10h30 – Debates

BLOCO “DESAFIOS DA TECNOLOGIA DE MANUFATURA PARA A TRANSMISSÃO DO FUTURO”
11h30 – “Impressão 3-D e Manufatura Aditiva”, com Eduardo Senzi Zancul, professor do departamento de Engenharia de Produção da POLI – USP.
12h – “Soluções em Redução de Custo e Otimização de Peso para Componentes de Powertrain”, com Hakan
Kendirci, Industry Management Automotive da TRUMPF.
12h30 – Debates
14h – “Ganhos Técnicos e Econômicos Obtidos com o Estudo de Usinabilidade em Blanks de Engrenagens Forjados a Quente”, com Juliano Savoy, gerente de Engenharia em P&D da Neumayer Tekfor Automotive Brasil.
14h30 – “Engrenagens Sinterizadas, Limites, Vantagens e Desafios – Os Limites das Aplicações”, com Eckart Schneider, gerente de Desenvolvimento Global de Componentes PM da Hoganas.
15h – Debates

BLOCO “INOVAR-AUTO E AS TENDÊNCIAS DE CÂMBIOS PARA O BRASIL”
15h30 – Palestrante: Vitor Klizas, diretor da IHS Automotive.
16h – Palestrante: Marcelo Arronilas Fernandes, coordenador de Planejamento Powertrain da GM do Brasil.
16h30 – Debate moderado por Renato C. Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Volare.

MOTORES CICLO OTTO

DIA 11
8h40 – Abertura
9h – “Sistema Automatizado de Calibração Flex-Fuel”, com André Gouvea, analista de Engenharia de Calibração da Magneti Marelli.
9h40 – “Desenvolvimento de Calibração Base pelo Método de Model Based Calibration and Design of Experiments”, com Eduardo Xavier, líder de Base Engine Calibration – Engenharia de Produto da Fiat Powertrain.
10h50 – “Novas Tecnologias Empregadas na Fabricação de Blocos de Motor em Ferros Fundidos”, com Wilson Luiz Guesser, diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Meio Ambiente da Tupy.
11h30 – “ThermoManagement, Real Benefits and Mysteries”, com Michael Weiss, director Thermal Management Group da Schaeffler.
12h10 – “A Tecnologia de Motores da Hyundai”, com Ricardo Martins, gerente geral da Hyundai Motor Brasil.
Moderação com Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.
14h – “Inovar-Auto e Outros Instrumentos de Fomento à Inovação”, com Bruno Bragazza, gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Robert Bosch.

14h40 – PAINEL: FUEL EFFICIENT ENGINES – CURRENT AND FUTURE STRATEGIES
“Mechanical Testing Strategy for Low Friction Flex Fuel Vehicles”, com Oliver Rüetten, diretor técnico da FEV Brasil Tecnologia de Motores; “The New 3-cylinder PSA Peugeot Citroën Pure Tech 1.2 e-THP”, com Emmanuel Salin, gerente de Calibração e Concepção Motor da PSA Peugeot Citroën; “Future Steps in Gasoline Engines Focused on Brazilian Market”, com Thomas Schicker, project manager Gasoline Development da AVL List GmbH – Áustria. Moderação com Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

DIA 12
8h50 – Abertura
9h – PAINEL: “MODELOS E EXPERIÊNCIAS DE P&D – INDÚSTRIA E UNIVERSIDADE”
“Modelo de P&D Integrado Indústria-Universidade que Atende ao Driver de Eficiência Energética”, com Ramón Molina Valle, professor da UFMG; “O Consórcio: Desafios Tribológicos de Motores Flex-Fuel”, com Amilton Sinatora, professor titular da POLI-USP; “Center for Mobile Propulsion in Aachen – An Example for the Interaction Company/ University”, com Rainer Thiele, diretor-gerente da FEV Brasil Tecnologia de Motores. Moderação com Eduardo Tomanik, consultor técnico em Pesquisa e Desenvolvimento da MAHLE Metal Leve S.A.

11h – PAINEL “BOOSTING FOR ENERGY EFFICIENCY INCREASE”
“Advanced Waste-Gate for Gasoline turbo”, com Pierre-Jean Cancalon, Performance & System Engineering Manager da Honeywell; “Corrosion Resistance of Turbocharger Bearing Materials for Flex Fuel”, com Lauro Takabatake, diretor de Engenharia e Vendas OE da BorgWarner; “Implementation of an Electric Supercharger for CO² Emission Reduction and Engine Performance Increase”, com Dirk Schulte, diretor de Projetos e Pesquisa e Desenvolvimento na VALEO Sistemas Automotivos. Moderação com Celso Samea, gerente de Produto da PSA Peugeot Citroën.

14h10 – PAINEL “CONTRIBUIÇÃO DE LUBRIFICANTES NA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL”
“Impactos da Diluição de Óleo em Ciclos Urbanos em Veículos Flex-fuel”, com Alexandre Rezende, diretor de Engenharia e Sistemas de Motor da Continental. “Fuel Economy Oils para o Inovar-Auto”, com Margareth Carvalho, LA technical support da Infineum Brasil; “A Contribuição dos Lubrificantes na Eficiência Energética dos Veículos de Passeio”, com Marcelo Capanema de Lima e Silva, Manager Latam – Strategy, Marketing and Technology da Petronas Lubrificantes Brasil. Moderação com Leonardo Giglio, gerente de Operações de Sistemas Powertrain da AVL List GmbH.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308