Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/09/2014
Amanhã, em Sete Lagoas (MG), SAE BRASIL debate práticas e tecnologias utilizadas no mercado off road

Em sua 6ª edição, fórum contará com palestras pela manhã e test drive à tarde

Oferecer uma visão 360 graus do setor de mineração e construção civil pesada é o objetivo do 6º Fórum SAE BRASIL de Off Road, que reunirá clientes, montadoras, fornecedores do setor e estudantes de engenharia, em Sete Lagoas, Minas Gerais, no dia 11 de setembro.

Montado conforme demanda, o fórum irá apresentar e discutir as melhores práticas e tecnologias utilizadas nas operações de equipamentos e caminhões off road, com troca de experiências entre profissionais da área, clientes e estudantes de engenharia. “A edição deste ano será inovadora. Teremos pela manhã a parte expositiva e à tarde test drive com algumas das novas tecnologias off road”, afirma Marcello Motta, chairperson do encontro.

Programação – Promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, dirigida por Ugo Delfino, o fórum contará com exposições teóricas pela manhã, nas instalações do JN Resort, e demonstrações práticas à tarde, na nova pista de testes da IVECO. A mediação dos painéis técnicos será de Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.

As discussões abrem com a visão dos fornecedores. Entre os palestrantes está Arnaldo Camarão, engenheiro-chefe da Meritor do Brasil Sistemas Automotivos, que falará sobre tendências e desenvolvimentos de eixos e cardans para aplicações fora-de-estrada, visando o aumento de eficiência, a redução de consumo e a segurança do transporte de carga.

Em seguida será a vez das montadoras. “Aplicações de Sistemas de Autoguia” é o título da palestra de Felipe Zampieri, coordenador de Engenharia da CNH Industrial. Outra confirmação é Boris Sanches, gerente de Suporte de Vendas e Aplicações da VOLVO, que falará sobre tendências para o mercado de construção pesada.

Posteriormente, clientes – representantes de empresas e instituições dos segmentos de mineração, construção pesada e agroindústria – participarão de debate, que apresentará a visão do desenvolvimento de produtos para o mercado off road, com as peculiaridades das aplicações.

A partir das 14h30, o público poderá conferir os equipamentos em operação. “Neste ano, teremos a possibilidade de mesclar a teoria das novas tecnologias com demonstrações dinâmicas de equipamentos e caminhões off road, permitindo melhor entendimento de cada tecnologia off road oferecida”, comenta Motta.

Parceria com as universidades – Outro objetivo da Seção Minas Gerais é aproximar a universidade da indústria por meio de encontros como o Fórum SAE BRASIL de Off Road. “É importante que os estudantes conheçam o setor para que entendam como funciona o mundo profissional neste nicho, o da mineração e da construção civil pesada, e sejam futuros engenheiros desse ramo”, afirma Motta.

“Os simpósios da SAE BRASIL representam oportunidades para atualização e discussão de temas técnicos conectados com as demandas de uma sociedade ávida por mais segurança, conforto e qualidade de vida”, aponta Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, acrescenta que nestes encontros promovidos pela associação os engenheiros encontram informação privilegiada e atualizada, fornecida por fontes de alto nível técnico e larga experiência. “Esses encontros são oportunidades únicas para o tão necessário networking profissional”, diz Sowade.

PROGRAMAÇÃO:

9h – Abertura com Marcello Motta, chairperson do 6º Fórum SAE BRASIL de Off Road, e Ugo Delfino, diretor da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL.
9h20 – Palestra “Macro Cenário Econômico para o Mercado Off-Road”, com Fabiana D´Atri, economista sênior do Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco.
9h40 – Palestra “A Nova Geração de Sistemas de Tração para Aplicações Fora de Estrada – Tendências e Soluções para o Veículo do Futuro”, com Arnaldo Camarão, engenheiro-chefe da Meritor do Brasil Sistemas Automotivos.
10h – Palestra "Uso de Transmissões Automáticas em Aplicações Off Road", com Celso João, diretor de Engenharia da Allison Transmission.
10h20 – Palestra “Tecnologias de Diferenciais Blocantes para Veículos Off Road”, com Henrique Uhl, engenheiro da Eaton Vehicle Group.
Sessão de perguntas mediada por Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.
11h20 – Palestra “Balanceamento de Operacionalidade e Eficiência de Combustível na Indústria Fora de Estrada", com Angelo Carrocini Junior, diretor de Vendas para a América do Sul da Siemens.
11h40 – Palestra “Teoria e Prática: Uma Relação Simbiótica Aplicada a Equipamentos Off- Road”, com Boris Sanchez, gerente de Suporte de Vendas e Aplicações da Volvo.
12h – Palestra “Aplicações de Sistemas de Autoguia”, com Felipe Zampieri, coordenador de Engenharia da CNH Industrial.
Sessão de perguntas mediada por Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.
12h40 – Debate: “Visão do Desenvolvimento de Produtos para o Mercado Off Road, com Peculiaridades das Aplicações e Detalhes do que os Clientes Esperam do Futuro”, com Paulo Oscar, vice-presidente da Sobratema; Marluz Cariani, gerente de Contas e Vendas Off Road da Iveco; e João Herrmann, gerente de Marketing do Produto da MAN Latin America. Sessão de perguntas mediada por Renato Mastrobuono, diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL.

14h40 – Test Drive e Demo Drive. Trucks: Scania, Mercedes, Iveco e Iveco Defence. Construction Equipment: Case.
17h30 – Encerramento com Ugo Delfino, diretor da Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, e Marcello Motta, chairperson do 6º Fórum SAE BRASIL de Off Road.

6º Fórum SAE BRASIL de Off Road
Dia 11 de setembro de 2014.
JN Resort (palestras) – das 8h às 14h – www.jnresort.com.br – Rodovia BR 040 – km 466 – Barreiro – Sete Lagoas, MG
IVECO Latin America (Test Drive/Pista de Testes) – das 14h30 às 17h30 – Rodovia MG-238 – km 73,5 – Jd.Primavera II – Sete Lagoas, MG



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / 9 4984-9581

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308