Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA

Antecipe seu credenciamento

Acesse http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1042/auth

 Release
21/07/2014
Congresso SAE BRASIL debate tecnologias para o futuro do transporte ferroviário

Apresentações do Painel Ferroviário serão dia 30 de setembro, a partir das 13h30, no auditório Jaçanã 3, Pavilhão Vermelho do Expo Center Norte, em São Paulo

São Paulo – O veículo do futuro na megalópole brasileira é o tema do Painel Ferroviário do 23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade , de 30 de setembro a 2 de outubro, no Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme), em São Paulo.

Segundo o engenheiro Sérgio Jabur, diretor do Comitê Ferroviário do Congresso SAE BRASIL, os debates sobre soluções tecnológicas e de intermodalidade vão considerar a perspectiva de 2040, quando se prevê a aglomeração de metrópoles, como São Paulo e Rio de Janeiro, além das regiões do Vale do Paraíba, Campinas, Baixada Santista, Sul de Minas Gerais e cidades satélites, com desafio sem precedentes para a movimentação de pessoas, bens e serviços.

Tecnologias e sistemas - “Estima-se que nessas localidades 20% da população viverá numa área de 1% do território brasileiro, portanto, será necessária a organização de um sistema de transporte integrado de curta, média e longa distância para que a região seja competitiva, sustentável e com qualidade de vida”, aponta Jabur, que atribui ao transporte metro ferroviário a solução para o escoamento da demanda de alta capacidade, enquanto ônibus, caminhões, carros, bicicletas, motocicletas serão responsáveis pela capilaridade dos fluxos.

Outros aspectos, como a integração desses modais pela tecnologia da informação para otimização do tempo de percurso e custo de transporte, além da expansão do sistema metro ferroviário existente e da adoção de veículos ferroviários acionados por motores lineares para redução de impacto do traçado sobre gastos com infraestrutura e sobre o meio ambiente, serão discutidos dia 30 de setembro, às 13h30.

Palestrantes – Entre os convidados, Cyro Laurenza, diretor no Brasil do Instituto para o Desenvolvimento do Transporte (IDESTRA), que apresentará o transporte ferroviário com acionamento distribuído por meio de motores lineares. O sistema permite traçados com grandes inclinações e pequenos raios de curvatura, com redução do impacto no meio ambiente e dos gastos com infraestrutura civil;

Especialista da coreana LG CNS, provedora de tecnologia e serviços de TI, mostrará a experiência de Seul na aplicação de TI em sistemas multimodais;

Vitor Pires Vencovsky, diretor da Gismaps Sistemas, especializada em mapas impressos e digitais, que abordarão o tema Introdução à Megalópole Brasileira 2040 e a demanda de transporte.

“O alto nível dos palestrantes e dos participantes dos debates sobre os mais diversos temas relacionados com os principais modais de transporte em um único evento fazem do Congresso SAE BRASIL uma oportunidade de networking e atualização sem igual para a engenharia brasileira”, afirma engenheiro Astor Milton Schmitt, presidente do Congresso SAE BRASIL 2014.

O Congresso – Com o tema-título Construindo a mobilidade inteligente – Os veículos do futuro, a programação do Congresso SAE BRASIL inclui três painéis-âncora (Engenheiros-Chefe, Internacional e Presidentes),14 painéis temáticos (Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Compras, Educação de Engenharia, Ferroviário, Logística, Manufatura, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Qualidade, Segurança Veicular, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétrico e Híbridos)

O Congresso SAE BRASIL apresentará cerca de 150 papers (trabalhos técnicos inovadores nas diversas áreas da engenharia e modalidade de transporte), selecionados entre mais de 300 trabalhos apresentados por engenheiros e profissionais do Brasil e do exterior. Haverá, ainda, a Mostra Tecnológica com os mais recentes avanços e inovações da indústria automotiva.

23º Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade

Quando - 30 de setembro a 2 de outubro de 2014
Onde - Expo Center Norte, Pavilhão Vermelho (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme, São Paulo)
Painel Ferroviário – 30 de setembro, auditório Jaçanã 3, a partir das 13h30



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308