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 Release
08/08/2014
Começa segunda-feira, em Sorocaba, Simpósio SAE BRASIL de Powertrain

Encontro apresentará tendências em motores e sistemas de transmissão entre os dias 11 e 12 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba

Elevar a produtividade e a competitividade é o desafio da indústria frente à crescente expectativa do consumidor, que começa a desenvolver o gosto por sofisticadas tecnologias. O assunto será o foco do 12º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, que apresentará as tendências do setor nos dias 11 e 12 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba (avenida Itavuvu, 11.777, Distrito Industrial Zona Norte).

O encontro terá duas programações, uma voltada a sistemas de transmissão e outra sobre motores Ciclo Otto, ambas em auditórios simultâneos, ao longo dos dois dias de evento. A expectativa é atrair mais de 250 profissionais, entre engenheiros, pesquisadores, empresários e acadêmicos.

Para Mauro Moraes, chairperson do simpósio, a mudança no perfil do consumidor brasileiro resulta da crescente importação de veículos. “Temos o desafio de fabricar essas tecnologias no País. Isso demanda investimento e compreensão dos desafios impostos pelo mercado, além de criatividade e inovação. O Inovar-Auto oferece incentivos para a criação deste ambiente no Brasil”, avalia Moraes, também diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Neumayer Tekfor Automotive Brasil.

Para Eduardo Tomanik, coordenador da Comissão Técnica de Motores Otto da SAE BRASIL, o País já presencia uma mudança de geração dos fabricantes em decorrência das metas estabelecidas pelo Inovar-Auto. “Já começam a ser fabricados aqui os motores três cilindros, com menor atrito, massa e consequente menor consumo de combustível. Nos próximos anos, devem chegar os motores com injeção direta e turbo compressor, comuns na Europa, que geram aumento de potência, além de redução de consumo e emissão”, afirma.

Programação – Especialistas do País e do Exterior integram a grade do simpósio. São representantes de empresas de alta capacitação técnica, além de instituições de ensino e pesquisa, que mostrarão as principais tendências em Powertrain, com foco nas tecnologias de produto e processo. “O simpósio busca atualizar a comunidade técnica em relação às evoluções do setor, além de oferecer uma visão sobre como caminham os sistemas de Powertrain, de acordo com as perspectivas estrangeiras e nacionais, com foco nos motores e sistemas de transmissão”, afirma Moraes.

Sistemas de transmissão – No primeiro dia, haverá curso sobre transmissões, que chega à terceira edição. Temas específicos como sinterização e forjamento serão abordados pelos palestrantes. O curso é dirigido, também, a engenheiros que trabalham em áreas de interface dentro do setor automotivo, além de profissionais da área comercial que atuam no segmento de Powertrain.

O segundo dia contará com 10 palestras técnicas, em três blocos, sobre tecnologias híbridas, processos de manufatura e Inovar-Auto. O primeiro bloco, “Aplicação do Powertrain em Tecnologias Híbridas”, apresentará a arquitetura do powertrain de veículos híbridos no contexto dos sistemas de transmissão e mostrará estudo comparativo de desempenho entre carros híbridos e convencionais.

Já o segundo bloco, “Desafios da Tecnologia de Manufatura para a Transmissão do Futuro”, abordará, por meio de estudos de casos, possibilidades de contribuição da cadeia produtiva em processos inovadores de fabricação. O último bloco, “Inovar-Auto e as Tendências de Câmbios para o Brasil”, apresentará as principais tendências para os sistemas de transmissão no País, de acordo com o Inovar-Auto.

Motores Ciclo Otto – No primeiro dia, seis palestras e um painel abordarão tecnologias para o aumento da eficiência de motores de veículos de passeio, como por exemplo técnicas sofisticadas de calibração para motores Flex-fuel, gerenciamento térmico, blocos mais leves, bem como os desafios e as oportunidades do programa Inovar-Auto.

O segundo dia terá três painéis, um deles “Modelos e Experiências de P&D – Indústria e Universidade”, sobre exemplos bem sucedidos da colaboração indústria e universidade como fator para a introdução de inovações no País e aumento da competitividade. Já o segundo, “Boosting for Energy Efficiency Increase”, abordará as adaptações que devem ser feitas em tecnologias para motores flex. O terceiro, “Contribuição de Lubrificantes na Economia de Combustível”, apontará tendências atuais e futuras de óleos lubrificantes, visando contribuir para o alcance das metas do Inovar-Auto.

Além de atualizar os conhecimentos técnicos, os participantes poderão ampliar seu networking e trocar experiências, informações e ideias com representantes da indústria e da academia. O simpósio está com inscrições abertas por meio do site da SAE BRASIL (www.saebrasil.org.br). Palestras em inglês não terão tradução simultânea.

Confira as programações:

SISTEMAS DE TRANSMISSÕES

DIA 11 – CURSO
8h20 – Abertura
8h30 – “Fenômenos Vibratórios em Trem de Potência”, com Milton Dias Júnior, professor da UNICAMP.
10h45 – “DCT Technologies”, com Richard Terrence Tamba, diretor de Desenvolvimento de Negócios da AVL List GmbH.
13h30 – “Inovações Incrementais e de Ruptura nos Componentes de Transmissão”, com Mauro Moraes de Souza, diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Neumayer Tekfor Automotive Brasil.
14h15 – “Fabricação e Caracterização de Componentes Forjados para Transmissões”, com Mauro Moraes de Souza, diretor de Engenharia e Desenvolvimento da Neumayer Tekfor Automotive Brasil.
15h30 – “Sinterizados”, com Mario Monteiro, representante do Grupo Setorial de Metalurgia do Pó.
16h30 – “Powder Metal Gears for Automotive Transmissions, Status and Opportunities”, com Anders Flodin, gerente de Aplicações da Hoganas.

DIA 12
8h40 – Abertura
BLOCO “APLICAÇÃO DO POWERTRAIN EM TECNOLOGIAS HÍBRIDAS”
9h – “Transmissão Híbrida – eAchse”, Tiago Peres Batalha, Advanced Engineering Analysis and Simulations da Schaeffler Brasil.
9h30 – “Futuro da Tecnologia Híbrida – Uma Luz sobre o Futuro da Mobilidade”, Richard Terrence Tamba, diretor de Desenvolvimento de Negócios da AVL List GmbH.
10h – “Hybrid Air: Inovação Disruptiva na Tecnologia de Gasolina Híbrida Completa”, com Franck Turkovitz, gerente geral do departamento de Powertrain da PSA.
10h30 – Debates

BLOCO “DESAFIOS DA TECNOLOGIA DE MANUFATURA PARA A TRANSMISSÃO DO FUTURO”
11h30 – “Impressão 3-D e Manufatura Aditiva”, com Eduardo Senzi Zancul, professor do departamento de Engenharia de Produção da POLI – USP.
12h – “Soluções em Redução de Custo e Otimização de Peso para Componentes de Powertrain”, com Hakan Kendirci, Industry Management Automotive da TRUMPF.
12h30 – Debates
14h – “Ganhos Técnicos e Econômicos Obtidos com o Estudo de Usinabilidade em Blanks de Engrenagens Forjados a Quente”, com Juliano Savoy, gerente de Engenharia em P&D da Neumayer Tekfor Automotive Brasil.
14h30 – “Engrenagens Sinterizadas, Limites, Vantagens e Desafios – Os Limites das Aplicações”, com Eckart Schneider, gerente de Desenvolvimento Global de Componentes PM da Hoganas.
15h – Debates

BLOCO “INOVAR-AUTO E AS TENDÊNCIAS DE CÂMBIOS PARA O BRASIL”
15h30 – Palestrante: Vitor Klizas, diretor da IHS Automotive.
16h – Palestrante: Marcelo Arronilas Fernandes, coordenador de Planejamento Powertrain da GM do Brasil.
16h30 – Debate moderado por Renato C. Mastrobuono, diretor de Desenvolvimento de Produto da Volare.


MOTORES CICLO OTTO

DIA 11
8h40 – Abertura
9h – “Sistema Automatizado de Calibração Flex-Fuel”, com André Gouvea, analista de Engenharia de Calibração da Magneti Marelli.
9h40 – “Desenvolvimento de Calibração Base pelo Método de Model Based Calibration and Design of Experiments”, com Eduardo Xavier, líder de Base Engine Calibration – Engenharia de Produto da Fiat Powertrain.
10h50 – “Novas Tecnologias Empregadas na Fabricação de Blocos de Motor em Ferros Fundidos”, com Wilson Luiz Guesser, diretor de Desenvolvimento Tecnológico e Meio Ambiente da Tupy.
11h30 – “ThermoManagement, Real Benefits and Mysteries”, com Michael Weiss, director Thermal Management Group da Schaeffler.
12h10 – “A Tecnologia de Motores da Hyundai”, com Ricardo Martins, gerente geral da Hyundai Motor Brasil.
Moderação com Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.
14h – “Inovar-Auto e Outros Instrumentos de Fomento à Inovação”, com Bruno Bragazza, gerente de Inovação e Propriedade Intelectual da Robert Bosch.

14h40 – PAINEL: FUEL EFFICIENT ENGINES – CURRENT AND FUTURE STRATEGIES
“Mechanical Testing Strategy for Low Friction Flex Fuel Vehicles”, com Oliver Rüetten, diretor técnico da FEV Brasil Tecnologia de Motores; “The New 3-cylinder PSA Peugeot Citroën Pure Tech 1.2 e-THP”, com Emmanuel Salin, gerente de Calibração e Concepção Motor da PSA Peugeot Citroën; “Future Steps in Gasoline Engines Focused on Brazilian Market”, Uwe Martin, supervisor técnico de Projetos de Powertrain e Desenvolvimento Mecânico da AVL List GmbH. Moderação com Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.

DIA 12
8h50 – Abertura
9h – PAINEL: “MODELOS E EXPERIÊNCIAS DE P&D – INDÚSTRIA E UNIVERSIDADE”
“What Automotive Companies and Academia Expect from Collaboration – An International Survey”, com Eduardo Tomanik, consultor técnico em Pesquisa e Desenvolvimento da MAHLE Metal Leve S.A.; “O Consórcio: Desafios Tribológicos de Motores Flex-Fuel”, com Amilton Sinatora, professor titular da POLI-USP; “Center for Mobile Propulsion in Aachen – An Example for the Interaction Company/ University”, com Rainer Thiele, diretor-gerente da FEV Brasil Tecnologia de Motores. Moderação com Eduardo Tomanik, consultor técnico em Pesquisa e Desenvolvimento da MAHLE Metal Leve S.A.

11h – PAINEL “BOOSTING FOR ENERGY EFFICIENCY INCREASE”
“Advanced Waste-Gate for Gasoline turbo”, com Pierre-Jean Cancalon, Performance & System Engineering Manager da Honeywell; “Corrosion Resistance of Turbocharger Bearing Materials for Flex Fuel”, com Lauro Takabatake, diretor de Engenharia e Vendas OE da BorgWarner; “Implementation of an Electric Supercharger for CO² Emission Reduction and Engine Performance Increase”, com Dirk Schulte, diretor de Projetos e Pesquisa e Desenvolvimento na VALEO Sistemas Automotivos. Moderação com Celso Samea, gerente de Produto da PSA Peugeot Citroën.

14h10 – PAINEL “CONTRIBUIÇÃO DE LUBRIFICANTES NA ECONOMIA DE COMBUSTÍVEL”
“Impactos da Diluição de Óleo em Ciclos Urbanos em Veículos Flex-fuel”, com Alexandre Rezende, diretor de Engenharia e Sistemas de Motor da Continental. “Fuel Economy Oils para o Inovar-Auto”, com Margareth Carvalho, LA technical support da Infineum Brasil; “A Contribuição dos Lubrificantes na Eficiência Energética dos Veículos de Passeio”, com Marcelo Capanema de Lima e Silva, Manager Latam – Strategy, Marketing and Technology da Petronas Lubrificantes Brasil. Moderação com Leonardo Giglio, gerente de Operações de Sistemas Powertrain da AVL List GmbH.



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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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