Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/06/2014
SAE BRASIL abre inscrições para Curso Conceitual de PLM e Manufatura Digital

O curso, que inclui aula teórica e laboratório, será ministrado nos dias 17 e 18 de julho em São Paulo

São Paulo – Estão abertas até 16 de julho as inscrições para o Curso Conceitual de PLM e Manufatura Digital, promovido pela SAE BRASIL e dirigido aos profissionais das áreas de desenvolvimento de produtos, planejamento de processos, chão de fábrica e gestão comercial de empresas de manufatura. As inscrições devem ser feitas pelo link http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/1192/auth.

Por meio de aulas teóricas e laboratório (opcional), o curso mostrará como as abordagens PLM e Manufatura Digital proporcionam menores ciclos de projeto e produção, melhor produtividade, redução de custos, melhoria de qualidade e menor tempo de colocação de produtos no mercado, quando aplicadas adequadamente nos ambientes de desenvolvimento de produtos (planejamento e engenharia), instalações industriais e planejamento de processos de manufatura (gerenciamento, simulação e validação).

Segundo o engenheiro Evandro Gama, que ministrará a primeira parte (Teoria e Conceitos), o curso é de fundamental importância para líderes e gestores, pois traz uma visão abrangente do atual cenário de colaboração de TI que envolve PLM e Manufatura Digital, promove aconselhamento e capacita o profissional em conceitos atuais, seleção de ferramentas e fornecedores, melhoria do gerenciamento de informações, fluxos de trabalho e modelos de negócios. “A proposta é mostrar como as empresas de manufatura podem reduzir os ciclos de projeto e produção com o uso do PLM e Manufatura Digital”, diz Evandro Gama.

Primeira parte – O tema ‘Teoria e Conceitos’ terá 8 horas/aula e será ministrada pelo professor Evandro Gama, engenheiro de Produção Mecânica, chairman e advisor para a Cadware-Technology, e mestre em Engenharia de Produção e Planejamento de Sistemas Produtivos pela UFSCar (Universidade Federal de São Carlos). Gama é, ainda, pesquisador de manufatura para o Digital Manufacturing and Simulation, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (DMS-EESC/USP).

Segunda parte (opcional) – A segunda parte do curso - Laboratório de PLM e Manufatura Digital - terá duração de 4 horas e será ministrada por Renan Cardoso, engenheiro de produção, líder da prática de PLM no laboratório de manufatura digital da SPI (Sistemas e Automação Industrial), com experiência em implantação e aplicação de plataformas PLM dos principais players do mercado. Cardoso mostrará in loco nos laboratórios da SPI, processos produtivos, simulação de eventos discretos, planejamento de processos e simulação cinemática 3D (Robotics, Human, CEE), MES/MOM e ERP.

Abaixo a programação completa.

PROGRAMAÇÃO
CURSO SAE BRASIL DE PLM E MANUFATURA DIGITAL
17 e 18 de julho

Dia 17 – Parte I - Teoria e conceitos (8 horas/aula) – com Evandro Gama, engenheiro de Produção Mecânica e mestre em Engenharia de Produção e Planejamento de Sistemas Produtivos.
Horário: das 8h às 18h
Local: SAE BRASIL - Escritório Central - Av. Paulista, 2073 - Edifício Horsa II cj. 1003 - 10º andar, Cerqueira Cesar, São Paulo – SP
Temas: Visão atual do PLM como processo de negócios; Ambientes de engenharia e manufatura dirigidos a PLM; Desenvolvimento colaborativo e elementos do PLM; Manufatura Digital & PLM no chão de fábrica; Fábrica Digital, Produtos & Processos; Estratégias de implementação e retorno de investimento; Integração CAD, PLM, Produção (MES/MOM) e ERP; Seleção de ferramentas e fornecedores; Visão de mercado e casos de sucesso; Sessão de aconselhamento.

Dia 18 – Parte II - Laboratório de PLM e Manufatura Digital (OPCIONAL, 4 horas) – com Renan Cardoso, engenheiro de produção, líder da prática de PLM no laboratório de manufatura digital da SPI (Sistemas e Automação Industrial).
Horário: das 8h30 às 12h30
Local: SPI Sistemas e Automação Industrial – Avenida do Estado, 5783, Ipiranga, São Paulo-SP



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308