Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
02/06/2014
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA – 5º Simpósio SAE BRASIL de Novos Materiais e Nanotecnologia

Evento será realizado amanhã (3), no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (Avenida Prof. Almeida Prado, 532, Cidade Universitária, São Paulo)

Caro (a) colega,

Se você deseja participar do simpósio, retorne esta mensagem para sara@companhiadeimprensa.com.br com:

Nome completo:
CPF:
RG:
Órgão de imprensa:
Endereço com CEP:
E-mail:
Telefone com DDD:


Este evento é integrado ao Simpósio SAE Brasil Car Body, que será realizado no dia 4 de junho, no IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. Portanto, este credenciamento é válido para os dois eventos.

Programação – Novos Materiais e Nanotecnologia:

8h10 – Abertura com Marco A. Colosio, gerente de Engenharia de Produto da General Motors do Brasil

8H25 – “PAINEL DAS UNIVERSIDADES, INSTITUTOS DE PESQUISAS E ÓRGÃOS DO GOVERNO”
Palestra “Processamento de Fibra de Carbono para aplicação na área da mobilidade”, com Hugo B. Resende, diretor do Laboratório de Estruturas Leves do IPT.
Palestra “Processamento e Aplicação Fibra de Carbono na Mobilidade”, com Luiz Depine, consultor do Centro Tecnológico do Exército, na área de Carbono.
Palestra “Nanocarbonos na Indústria Automobilística”, com Mauro Francisco Pinheiro da Silva, pesquisador da USP – Escola Politécnica.
Palestra “Evolução do Nanoprocessamento de Células PEM para Aplicação Automotiva”, com Daniel Florio, professor da Universidade do Grande ABC
Debate moderado por Alexandre Barros, diretor do Instituto SENAI de Inovação em Engenharia de Superfícies e do Sistema FIEMG – Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais

10h35 – Painel “INOVAÇÃO DE MATERIAIS METÁLICOS E NANOTECNOLOGIA: A INOVAÇÃO DE MATERIAIS LEVES NA CADEIA AUTOMOTIVA”
Palestra “O Impacto do Inovar Auto na Cadeia do Alumínio Automotivo”, com Marcelo Gonçalves, coordenador do Grupo de Trabalho Carga Seca da ABAL.
Palestra “Aluminum in the Automotive Industry - Customer Requeriments Considerations”, com Adriano Ferreira, gerente de Tecnologia da Novelis, e Matheus Guedes, líder de Performance e Desenvolvimento de Produtos da Novelis.
Palestra “Utilização de Cavaco Compactado na Fabricação de Peças Fundidas de Alumínio Otimizando o Processo de Fusão”, com Jairo Candido, gerente de Qualidade da FBA.
Palestra “Alumínio: Inovação das Ligas, Processamentos e Tecnologias”, com Jean Yamamoto, engenheiro consultor da Alcoa, na área de Novos Negócios.
Debate moderado por Flávio Lemos, líder técnico da Edag.

13h35 – Painel “INOVAÇÃO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS, COMPOSITOS E NANOTECNOLOGIA: A INOVAÇÃO NAS ROTAS DE APLICAÇÕES DE MATERIAIS ALTERNATIVOS”
Palestra “Desafios para Implementar Processos Nanotecnológicos”, com Roberto Kenji Hayashi, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Novas Tecnologias da Sabó.
Palestra “Novas Soluções para Substituição de Metais em peças Estruturais”, com Cesar Marelli, engenheiro de Desenvolvimento e Aplicação da Sabic.
Palestra “Plásticos de Alta Tecnologia para Desenvolvimento de Estruturas Leves”, com Anderson Marostica, gerente técnico da Lanxess.
Palestra “Nanotecnologia na Indústria da Borracha”, com Nelson Pacheco da Fosenca, diretor da Truck Bus.
Palestra “New Tecnology to Repalce Metals to Polymers ‘in Powertrain’”, com Fernando Antunes, gerente de Desenvolvimento de Negócios da DSM.
Debate moderado por Mauro de Souza Paraíso, gerente de Materiais Metálicos e Processos da Mercedes Benz do Brasil Ltda.

15h10 – Painel “DEBATE DAS LIDERANÇAS DAS AUTO PEÇAS E MONTADORAS: FOCO NA INOVAÇÃO COMO FATOR DE AUMENTO DE COMPETITIVIDADE”
Palestra “Inovação no setor Comercial”, com André Wufhorst, gerente comercial da Mercedes Benz do Brasil Ltda.
Palestra “Inovação como fator de competitividade”, com Claudio Bello, diretor comercial da General Motors do Brasil.
Palestra “Inovação no Setor de Prestação de Serviço”, com Fabio Rola, diretor comercial da Magmasolft.
Palestra “Produção de tecnologias através de soluções em aço para setor automotivo”, com Carlos Michelleto,
diretor de Projetos da Gestamp.
Debate moderado por Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pieraccianni.

17h – Encerramento com Plinio Cabral Jr., diretor de Engenharia da Produção e Desenvolvimento de Sistemas da General Motors do Brasil.



Programação – Car Body:

8h20 – Abertura com Jesse Paegle, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Gestamp.

8h30 – Painel: “OS AVANÇOS DE VEÍCULOS NOVOS PROJETOS UM REQUISITOS LOCAIS”
Palestra “CBMM Vison”, com Hardy Mohrbacher, sócio-diretor da Niobel Con.
Palestra “Desafios para a Engenahria de Produto Locais”, com Edgar de Lucca, diretor de Desenvolvimento de Produto da Edag.
Palestra “Apresentação NCAP: Mercosul Crash Requisitos”, com Alejandro Furas, diretor técnico da Global NCAP, e Michiel Van Ratingen, secretário-geral da EuroNCap.
Palestra “Validação Estrutural Automotive”, com Ricardo Takeo, gerente de Engenharia da Agrale.
Debate moderado por Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL.

10h40 – Painel: “NOVOS PRODUTOS E APLICAÇÕES”
Palestra “Avanços no Componente de Processamento de Aço; Roll Forming e PHS para Soluções BiW”, com Christophe Cazes, diretor global de Pesquisa e Desenvolvimento da Gestamp, e Jesse Paegle, gerente de Pesquisa e Desenvolvimento da Gestamp.
Palestra “Tecnologia de PHS”, com Mauricio Nantes, gerente da Benteler.
Palestra “Avanços no Componente de Aço”, com Victor Trichet, gerente de Marketing da AMTB.
Palestra “Soluções Chassis AHSS”, com Ricardo Viana, engenheiro senior da Aethra.
Debate moderado por Mauro Paraíso, gerente de Materiais Metálicos e Processos da Mercedes Benz.

13h40 – Painel: “AVANÇOS EM AÇO”
Palestras com David Sanches, gerente de Desenvolvimento de Negócios da TATA STEEL, Marcelo Federici, especialista de Marketing da ArcelorMittal, Augusto Lacerda, coordenador de Projetos Especiais da CSN, e João Francisco Batista Pereira, especialista de Produto Pleno da Usiminas.
Debate moderado por Marco A. Colosio, gerente de Engenharia de Produto da General Motors.

15h50 – Painel: “WELDING AUTOMOTIVE”
Palestra “Obtendo produtividade em soldagem através de tecnologia e automação”, com Fernando Zimmermann, especialista em Aplicação, no segmento de Transporte e Fabricação Pesada, da Lincoln.
Palestra “Nova Solução para Soldagem a Laser”, com André Soares Alves, da Fronius.
Palestra “A tecnologia Laser para os Novos Desafios da Redução de Massa na Indústria Automotiva”, com Carsten Keim, gerente de Vendas da Trumpf Máquinas.
Palestra “O Desafio de RSW em Novo Componente Automotivo”, com Ney Maamud, diretor de Vendas da Luvata.
Debate moderado por José Castilho, assessor de Soldagem e Engenharia do Produto da General Motors.

17h05 – Comentários finais com Plínio Cabral, diretor da Engenharia Elétrica da General Motors.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308