Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
22/05/2014
SAE BRASIL discute simulação numérica com engenheiros em Joinville, SC

Encontro visa promover troca de ideias e o fomento da formação de mão de obra especializada para o setor de simulação automotiva

Estudar e analisar o comportamento do mercado de testes e simulações e, ainda, fomentar a formação de mão de obra especializada na área são os objetivos do Simpósio SAE BRASIL de Simulação Numérica. O encontro será promovido pela Seção Paraná/Santa Catarina no dia 28 de maio, na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), em Joinville, SC (av. Aluísio Pires Condeixa, 2550).

De acordo com Douglas Nakano, chairperson do simpósio, com o crescimento do setor de simulação numérica a necessidade de profissionais é crescente nas empresas. O tema é de alta complexidade científica e demanda conhecimentos de engenharia, matemática, computação, entre outros. O objetivo é fomentar discussões sobre as demandas do setor.

Segundo Nakano, o mercado de simulação se consolidou. Atualmente, não há como fabricar um carro sem simulação. “A simulação reduz custos e mostra o comportamento do objeto na vida real”, comenta.

O crescimento das demandas da indústria tornou a simulação indispensável para a otimização do tempo de desenvolvimento. “A simulação já está consolidada nas grandes indústria, porém as médias e pequenas empresas ainda não utilizam essas ferramentas”, explica Nakano.

PROFISSIONAIS – O simpósio também tratará da formação de mão de obra na simulação automotiva. Segundo Nakano, há uma carência muito grande de profissionais. “É muito difícil encontrar engenheiros bem capacitados para atuar na área”, enfatiza. O profissional precisa ter conhecimento apurado de matemática, física, informática e engenharia do produto. “Se não bastasse, é muito complicado retermos talentos, em razão da elevada procura”, analisa.

O intuito da SAE BRASIL é o crescimento da indústria e também o incentivo à participação de estudantes de engenharia e profissionais recém-formados em seus simpósios. “Queremos ser uma importante fonte de conhecimento e aprimoramento profissional e ajudar a fomentar o crescimento da nossa indústria”, avalia o chairperson.

“Com esse encontro daremos estaque ao cenário nacional, networking entre profissionais, apresentação de novas ferramentas e softwares de simulação, participação de grandes empresas do setor e troca de conhecimento”, diz Nakano.

Programação:

9h – Abertura
9h15 – Palestra: “Comparação entre dados experimentais e métodos numéricos na investigação da possibilidade de interferência eletromagnética em chicotes automotivos”, com Julian Fujioka Mologni, engenheiro da ESSS.
9h45 – Palestra: “Simulação de um veículo rodoviário comercial trafegando em declive longo e acentuado”, com Antônio Carlos Canale, sócio diretor da Opencadd.
10h15 – Palestra: “Introdução à engenharia baseada em modelo de sistemas e uma ponte para o gerenciamento energético do veículo”, com André Oliveira, gerente de Serviços de Engenharia da LMS.
11h Palestra: “Aplicação de SPC virtual e auralização - Carro Virtual”, com Edmar Baars, diretor presidente da Vibroacústica.
11h30 – Debate moderado por Douglas Nakano, chairperson do Simpósio

13h15 – Palestra: “Estudo de caso da simulação da ancoragem da suspensão do caminhão médio-pesado 8x2”, com Fernando Zarpelon, gerente do Grupo de Simulação da VOLVO.
14h – Palestra: “Otimização simultânea da performance térmica e arrasto aerodinâmico”, com Regis Ataides, executivo de Contas Sênior da CD-Adapco.
14h30 – Palestra: “Otimização topológica integrando equipes e reduzindo o ciclo de desenvolvimento de produto”, com Karen Ferreira da Silva, engenheira de Aplicação CAE da Altair.
15h30 – Palestra: “Simulação NVH do efeito da aplicação de materiais de amortecimento estrutural em painéis para modelos numéricos de um veículo”, com Frederico Moura, engenheiro da FIAT.
16h – Palestra: “Simulações Multifísicas em Aplicações Automotivas”, com Alisson Luiz Roman, engenheiro da Comsol.
16h30 – Debate moderado por Edmar Baars, diretor presidente da Vibroacústica
17h – Encerramento



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Sara Saar – sara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308