Novamente o Brasil figurou entre os 10 melhores do mundo, na Formula SAE Michigan, categoria combustão. Neste sábado (17), os estudantes do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, conquistaram, com 714,1 pontos, o 10º lugar na competição universitária de carros tipo Fórmula, promovida pela SAE International, nos Estados Unidos. A primeira colocação ficou para equipe da Oregon State University, com 876.6 pontos.
Hepta na Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, novembro passado, em Piracicaba, SP, a equipe Fórmula FEI terminou em Michigan em 3º lugar no consumo de combustível, quesito importante no enduro, a prova de maior pontuação e dificuldade, que leva a quebra de muitos carros, que estão no limite estrutural em razão da diminuição de massa. Das 86 equipes que iniciaram o enduro somente 40 finalizaram a prova, no sábado. A FEI conquistou, ainda, o Prêmio Continental de Melhor Projeto de Freios e o Prêmio FEV de 3º Melhor Projeto de Powertrain.
Realizada no Michigan International Speedway, no Brooklyn, a competição, que teve início dia 14, foi representada no Brasil também pela equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, que obteve a 28ª colocação, com 482,3 pontos. Estreante em Michigan, a equipe surpreendeu ao realizar todas as provas na concorrida competição.
É a segunda vez que o Brasil conquista o grupo das 10 melhores equipes Fórmula SAE do mundo. A primeira vez foi em 2009, também com a FEI. Ano passado, a mesma equipe conquistou a oitava colocação da Fórmula SAE Lincoln, também muito disputada. Ao todo mais de 100 carros das Américas, Europa e Ásia participaram das duas competições internacionais.
Ronaldo Bianchini, gerente de Operações da SAE BRASIL e que acompanhou as duas equipes em Michigan, afirma que o ganho de todos os participantes foi enorme. “E também riquíssimo para seus conhecimentos e networking”, completa.
Lincoln - A próxima disputa da modalidade é a Fórmula SAE Lincoln, que será realizada de 18 a 21 de junho, em Lincoln, Nebraska. A competição é exclusiva de carros elétricos e o Brasil será representado pelas equipes Unicamp E-Racing, categoria elétrico, e FSAE-Unicamp, categoria combustão, ambas da Universidade Estadual de Campinas.
As equipes Unicamp E-Racing e FSAE-Unicamp também ganharam o direito representar o Brasil no certame internacional porque se destacaram na competição em Piracicaba: a Unicamp E-Racing venceu na categoria, elétrico e a FSAE-Unicamp foi a segunda colocada na competição.
Fórmula SAE - ESPECIALIZAÇÃO - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos devem ser tracionados com motores elétricos alimentados a partir de baterias de até 600 volts (esse limite varia de acordo com o País onde é realizada a competição).
Para as equipes participarem da competição nacional a construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro deste tipo, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE International e sob a orientação de um professor.
Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Já a categoria Elétrica faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.
“O objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiamos estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
|