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 Release
19/05/2014
16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign encerra inscrições com 95 equipes inscritas

Competição será realizada entre 30 de outubro a 2 de novembro, em SJCampos/SP com equipes da Venezuela, México, Peru, Polônia e do Brasil

A 16ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, que será realizada de 30 de outubro a 2 de novembro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP, encerrou inscrições com 95 equipes, oito delas da Venezuela, México, Peru e, pela primeira vez, a Polônia.

Para participar da competição, as equipes, que somam aproximadamente 1,3 mil participantes - entre estudantes, professores orientadores e pilotos – oriundos de 68 instituições de ensino superior, deverão projetar e construir aviões radiocontrolados segundo o regulamento da SAE BRASIL.

Participantes – As 87 equipes brasileiras representam 16 Estados, mais o Distrito Federal. O Estado com maior número inscrições é São Paulo, com 26 equipes, seguido de Minas Gerais com 18, enquanto o Rio Grande do Sul será representado por 11 equipes e Santa Catarina por cinco.
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Rio de Janeiro e Pernambuco contam com quatro equipes cada; o Distrito Federal, Paraná e Rio Grande do Norte aparecem com três equipes; Bahia e Piauí com duas; Pará, Amazonas, Ceará, Paraíba, Mato Grosso e Espírito Santo possuem uma equipe cada.

Devido à crescente procura pela competição a cada ano – em 2013 foram 105 equipes inscritas - pela primeira vez a SAE BRASIL optou por limitar número de equipes, considerada a capacidade disponível, em recursos humanos e infraestrutura, para conduzir a Competição AeroDesign, com eficácia operacional e segurança de todos os envolvidos.

Para a edição de 2014, o número máximo foi de 95 e uma fila de espera de 35 equipes interessadas em participar da competição.

Aeronaves – Entre as novidades no regulamento, este ano as aeronaves das Classes Regular e Advanced poderão transportar qualquer tipo de material como carga útil, exceto chumbo. Já as aeronaves da Classe Micro deverão transportar bolinhas de tênis. As aeronaves deverão decolar em uma distância máxima de 61m, independente da categoria em que competem.

Para competir na Classe Regular, as aeronaves devem respeitar uma limitação de área projetada (vista superior), cuja somatória não pode exceder 0,775m². São permitidas apenas aeronaves monomotores, e o motor deve ser selecionado entre 5 motores indicados no regulamento.

Na Classe Advanced, a única restrição de projeto é o peso vazio da aeronave, que não poderá exceder 3kg. A seleção do número de motores e do tipo do motor é totalmente livre, pode ser a combustão ou elétrico.

Na Classe Micro, as bolas de tênis a serem transportadas deverão estar num compartimento fechado e não poderão estar presas entre si. Todas as aeronaves devem carregar a mesma carga em todos os voos: 40 bolinhas. A pontuação de voo será dada de acordo com o peso vazio da aeronave e o
número de voos que a equipe conseguirá realizar com sucesso. Para esta categoria não existem restrições geométricas nem ao número de motores, todos elétricos, porém a equipe deverá ser capaz de transportar a aeronave desmontada em caixa de 0,175m³.

Provas - As avaliações e a classificação das equipes serão realizadas em duas etapas: Competição de Projeto e Competição de Voo, conforme o regulamento baseado em desafios reais enfrentados pela indústria aeronáutica e disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br.

Ao final do evento, duas equipes da Classe Regular, uma Classe Advanced e uma da Classe Micro, que obtiverem melhores as pontuações ganharão o direito de representar o Brasil na SAE Aerodesign East Competition, em 2015, nos EUA, onde equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro na Classe Advanced e um primeiro lugar Classe Micro. A SAE East Competition é realizada pela SAE International, da qual a SAE BRASIL é afiliada.

Organizado pela Seção Regional São José dos Campos, da SAE BRASIL, o Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais que tem como principal objetivo propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes e futuros profissionais da engenharia da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes, formadas por estudantes de graduação e pós-graduação (stricto sensu), de Engenharia, Física e Tecnologia relacionada à mobilidade.

“As competições estudantis da SAE BRASIL são provas de engenharia criadas para desafiar os jovens a praticar conhecimento técnico com ousadia e criatividade, além de fazer com que tomem contato com a gestão de projeto em todos os seus aspectos, inclusive o financeiro. É verdadeiramente uma experiência extracurricular que faz diferença na formação do engenheiro”, analisa Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.




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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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