Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
27/03/2014
IQA participa da Automec Pesados & Comerciais 2014

Instituto reforça importância da certificação compulsória de componentes automotivos, assim como a aplicação mais efetiva de ferramentas da qualidade no setor para tornar transporte de carga e passageiros mais seguros para a sociedade

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva estará presente na Automec Pesados & Comerciais 2014 que ocorre de 1ª a 5 de abril no Pavilhão de Exposições do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana | São Paulo - SP), com a missão de reforçar a importância da certificação compulsória de componentes automotivos como forma de proteger a sociedade contra a proliferação no mercado de produtos de qualidade duvidosa.

"Muitos consumidores optam pela economia na aquisição da peça muitas vezes sem saber os riscos que correm, e uma forma de garantir qualidade é por meio da certificação compulsória, em que todos os fabricantes e importadores são obrigados a seguir normas técnicas elaboradas e aprovadas por especialistas", afirma Alexandre Xavier, gerente de Novos Negócios do IQA.

Xavier comenta que nos últimos quatro anos, o programa de certificação compulsória de itens de segurança automotiva avançou bastante, com a inclusão de diversos itens, sendo o mais recente material de atrito de pastilhas e lonas de freios pra automóveis, ônibus, caminhões, e reboques.

Porém, além do produto final, acabado, há diversas formas de se promover a qualidade no setor automotivo, e uma delas é sem dúvidas pelo investimento em treinamentos nas ferramentas da qualidade, aquisição de manuais técnicos e certificações de processos produtivos.

"Muito antes de o produto ficar pronto, a indústria deve se preocupar com a gestão da qualidade, pois somente assim é possível se manter competitivo frente à concorrência", afirma Xavier. Em treinamentos, o IQA destacará o curso Avaliação Logística MMOG/LE V3, fruto de parceria exclusiva com Odette (Organisation for Data Exchange byTele-Transmission in Europe), organização europeia sem fins lucrativos de suporte logístico para a cadeia de suprimentos da indústria automotiva, criada em 1984.

"As empresas que atendem a este treinamento estão em sintonia com os mais modernos processos logísticos adotados na Europa e Estados Unidos, sendo o MMOG/LE exigência obrigatória ou recomendação de diversas montadoras e grandes fornecedores de autopeças, tendo como resultado mais produtividade e rentabilidade no processo produtivo", afirma Alexandre Xavier.
Já em publicações, os destaques serão os novos manuais Regras ISO/TS 16949 4ª Edição, e o CQI 20 AIAG. O primeiro foi totalmente reformulado, e apresenta critérios que devem ser implementados e mantidos por qualquer indústria que pretende conquistar ou manter sua certificação ISO/TS 16949.

Já o CQI-20 aborda as técnicas necessárias para aumentar a cultura, fortalecer o processo, as habilidades e criar ferramentas de suporte para solução de problemas, visando melhoria na qualidade do produto, redução de custos e eliminação de desperdícios, por meio da prevenção aos eventuais problemas que podem ocorrer dentro da empresa.

Serviços
Outro destaque do IQA na Automec será a área de certificação de serviços automotivos, como o Programa de Melhoria de Manutenção de Veículos Diesel (PMMVD) que objetiva a redução de emissão de fumaça preta por meio da correta manutenção dos veículos. "Por conta da piora da qualidade do ar, provocado pelo clima muito seco deste verão, a Cetesb tem intensificado a fiscalização contra a fumaça preta", alerta José Palacio, coordenador de Serviços Automotivos do IQA.

O Programa PMMVD conta atualmente com diversas oficinas certificadas pelo IQA, em São Paulo. "São oficinas com serviços padronizados, certificadas pelo IQA onde são avaliadas de acordo com as exigências da norma ABNT NBR 13037 e Decreto Nº 54.487 de 26 de junho de (2009) para a realização de manutenção automotiva. São verificados se os seus equipamentos estão devidamente aferidos pelo Inmetro. Possuem a especialização nesse ramo assim como técnicos aptos a realizar os testes de emissões conforme rege a resolução Conama 418 de 25 de novembro de 2009 ", comenta Palacio.

Serviço:
Automec Pesados & Comerciais
4ª Feira Internacional Especializada em Peças, Equipamentos e serviços para Veículos Pesados e Comerciais.

Data: 01 a 05 de Abril de 2014
Horário: Terça a Sexta das 10h às 19h | Sábado das 9h às 17h
Local: Pavilhão de Exposições do Anhembi
Endereço: Av. Olavo Fontoura, 1.209 - Santana | São Paulo - SP | CEP 02012-021




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br 11.4435-0000
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br 11.97672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308