São Paulo - Dezesseis trabalhos técnicos (papers) selecionados entre os melhores do Congresso SAE BRASIL 2013 receberam prêmios e homenagens durante cerimônia na sede da SAE em São Paulo, aberta por Roberto Bastian, presidente do congresso no ano passado. Do total de papers premiados, 3 foram primeiros colocados nas categorias Nacional, Internacional e Sustentabilidade. Os demais foram notabilizados com menções honrosas.
Os autores principais dos melhores papers nacional e internacional receberam, respectivamente, viagem e hospedagem para participar do SAE International Congress & Exhibition 2014, em Detroit (EUA), e do Congresso e Mostra Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade 2014, em São Paulo. O autor do melhor trabalho sobre sustentabilidade foi homenageado com placa e R$ 1 mil em dinheiro.
Gilberto Souza, diretor do Comitê Técnico que avaliou os trabalhos do Congresso SAE BRASIL, afirma que o alto nível de pesquisa e inovação é a principal característica dos ‘papers’. Motores foi o tema que apareceu no topo da lista dos aprovados, com 24 trabalhos, seguido por testes, com 16. “Isso reflete o foco da indústria em desenvolver mais eficiência no campo energético e de emissões”, aponta o engenheiro e professor na Escola Politécnica da USP.
Primeiros colocados - Paper Nacional – Eletroeletrônica - “Desafios e tendências para os sistemas de monitoramento de emissões (OBD - diagnóstico on board) de motores de veículos pesados a diesel no Brasil: Estudo de caso comparativo euro VI x Proconve P7” é o título do melhor paper nacional, que identificou os desafios para as futuras normas brasileiras do P8. O comportamento das tecnologias foi analisado em situações reais, de acordo com ciclos de homologação especificados em cada padrão. Autor principal: Leonardo de Oliveira Costa, da IAV Brasil.
Paper Internacional – Motores - Recursos da tecnologia e métodos de desenvolvimento de motores de combustão interna para o atendimento das metas de emissões de CO² para 2020 é o tema do melhor paper internacional, que preconiza a combinação sinérgica de ferramentas avançadas de tecnologias complementares, em vez de uma única tecnologia, para alcançar resultados. Autor principal: Hubert Friedl, da AVL South America.
Paper Sustentabilidade – Emissões - O trabalho é uma investigação sobre a redução de emissões de amônia em motocicletas por meio de um catalisador SCR (Selective Catalytic Reduction, ou Redução Catalítica Seletiva). Autor: Luiz Carlos Daemme, pesquisador do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento - Laboratório de Motores e Emissões Veiculares.
Menções honrosas - Aeroespacial – “Efeito do tamanho do componente e do ar de arrefecimento sobre o desempenho, peso e dimensões de motor turbofan de alta e ultra-alta derivação”. Autores: Raphael Felipe Gama Ribeiro e Pedro Lacava;
Combustíveis e Lubrificantes – “Influência de tolueno e iso-octano em parâmetros de combustão e desempenho de motores de ignição comandada”. Autores: Guilherme Bastos Machado, Carlos Valois Maciel Braga, Sergio Leal Braga e José Eduardo Mautone Barros;
Eletroeletrônica - “Uma visão geral da confiabilidade embalagem CBGA de componente eletrônico submetido a ciclos térmicos”. Autores: Alirio Cavalcanti de Brito, Marcelo Lopes de Oliveira e Souza;
Emissões – “As soluções de gerenciamento térmico para reduzir consumo de combustível”. Autores: Paulo André Simões Aguiar, Edison Tsutomu Miyauchi, Luis Baumgartner;
Ensaios – “Processamento de imagem aplicado propagação da chama e medições de atraso de ignição em uma máquina de compressão rápida”. Autores: Antonio Carlos Scardini Villela, Julio Cesar Cuisano Egusquiza, Guilherme Bastos Machado, Sergio Leal Braga, Carlos Valois Maciel Braga, Leonardo Costa Braga, Sergio William Botero;
Manufatura – “Melhoria da qualidade de painel automotivo por meio de método de elementos finitos”. Autores: Carlos Yuji Sakuramoto;
Materiais – “Comportamento a Fluência em Temperatura de 550oC de um Aço Maraging 300 Recozido ”. Autores: Adriano Gonçalves dos Reis, Danieli Reis, Carlos de Moura Neto, Antonio Jorge Abdalla;
Motores – “Projeto de uma Biela de Massa Reduzida para Motores Flex”. Autores: Matheus dos Santos Ferreira, Mario Praca, Ricardo Simão de Oliveira;
Projetos – “A melhoria do desempenho do filtro de ar através multiciclone”. Autores: Tadeu Miguel Malagó Amaral, Edson Valdomiro de Azevedo Jr, Fernando Jun Yoshino, Gisela Ablas Marques, Marcos José Dantas de Oliveira, Anton Zeller, Johnny Osami Kagawa;
Ruídos e Vibrações – “Ruído de Passagem de Veículos Pesados por Beamforming Utilizando Método Inverso Generalizado e Vetor Otimizado” Autores: Fábio Gimenes Bueno, Gaetano Miranda, Paulo Alexandre Galarce Zavala, Waldir Bertelli de Almeida Mothio, Camilo Abduch Adas, Roberto de França Arruda;
Segurança e Ergonomia – “Otimização do sistema de retenção do veículo para o impacto frontal”. Autores: Mateus Amstalden Santa Rosa, Anderson de Lima, Brian Callaghan, Carlos Prado Guido;
Transmissões – “Esforço de mudança do modelo matemático”. Autores: Marcelo Silveira Soares Lopes, Leandro Ferrari Ramos, Fabrício de Lucas Martins;
Veículos – “Avaliação da energia disponível para a quebra regenerativa no ciclo de condução brasileira”. Autores: Fabio Mazzariol Santiciolli, Jony Javorski Eckert, Eduardo dos Santos Costa, Eron José Dionísio, Franco Giuseppe Dedini.
O Congresso SAE é um dos raros eventos no País a incentivar o desenvolvimento de trabalhos técnicos por engenheiros, profissionais de centros de pesquisa da indústria e acadêmicos, individualmente ou em parceria. Voltados para a eficiência pela descoberta de novos métodos e processos de desenvolvimento em áreas diversas da engenharia, os ‘papers’ são projetos inovadores e aplicáveis à realidade atual. Em 2013 o Congresso SAE recebeu 356 inscrições de papers, 70% deles aprovados e 143 apresentados nas sessões técnicas do evento. Do total de aprovados em 2013, 95% foram de autores nacionais - 70% de empresas e 30% de universidades em dezenove áreas da mobilidade. |