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 Release
26/02/2014
Oito Estados do Nordeste participam da 20ª Baja SAE BRASIL–PETROBRAS

De 13 a 16 de março, a competição de engenharia que completa 20 anos em 2014 reunirá 66 universidades de todo o País em Piracicaba (SP)

Universitários de engenharia do Nordeste investem em tecnologias para a construção de 14 carros off-road para participarem da 20ª Competição Baja SAE BRASIL – PETROBRAS. Marcada entre os dias 13 e 16 de março, a competição será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de SP.

Os carros foram construídos por 14 equipes de 13 instituições de ensino da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, Maranhão e Piauí. Ao todo, a competição reunirá 72 equipes, que somam cerca de mil estudantes de engenharia de 18 Estados brasileiros e do Distrito Federal. A região Nordeste é a segunda em número de equipes inscritas.

As equipes nordestinas têm apresentado crescente nível técnico e organização, itens essenciais ao Projeto Baja SAE. Exemplos são as equipes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), bicampeã brasileira e campeã mundial, e da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), vice-campeã brasileira e sempre entre as 10 primeiras equipes colocadas nos últimos anos.

Pernambuco – Representado por três equipes experientes, o Estado obteve ótimos resultados nas três últimas edições da competição. Em 2013 a equipe Mangue Baja 1 da UFPE, que também tem como representante a equipe Mangue Baja 2, ficou na quarta colocação e em 2012 foi vice-campeã conquistando vaga na Baja SAE Wisconsin,EUA.

Para este ano a equipe Mangue Baja 1, com 22 integrantes, trouxe inovações na parte eletrônica do carro que possui um sistema híbrido para dar suporte à bateria composto por painel eletrônico e gerador termoelétrico com fontes de energia limpas. “Além disso, na parte estética do carro trabalhamos com o uso de materiais, como fibra de carbono e alumínio que transmitem a sensação de leveza e robustez”, acrescenta Aílson Matoso, capitão da equipe.

A outra representante pernambucana é da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. A equipe Corisco, composta por 15 integrantes e veterana, investiu no uso e equipamentos de telemetria para facilitar a aferição da aceleração e velocidade por meio de sensores óticos que serão posicionados em pontos estratégicos da pista. “Outro ponto que vale destacar é o uso de fibras de carbono na cobertura do sistema de transmissão que foi fabricada em alumínio”, conta o capitão João Guilherme Bezerra Alves, aluno do 7º período do curso de Engenharia Mecânica Industrial.

Paraíba – Composta por 11 estudantes, a equipe Bajampa, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), levará para a competição veículo que tem como diferencial o uso de aceleração sem cabo de aço. “No pedal há um sensor que indica a posição do carro e no motor o governador é manipulado por um servo-motor. Também usamos estrutura geométrica reduzida o que permitiu o uso de menos tubos e consequentemente a redução do peso do carro”, explica João Antônio da Silva Neto, aluno do 5º período de Automação Industrial.

A região Nordeste também será representada pelas equipes Parahybaja, da Universidade Federal de Campina Grande; UFPBaja Inelutável, da Universidade Federal da Paraíba; Carpoeira BAJA, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf); Siará Baja, da Universidade Federal do Ceará (UFC); Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; e Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; Serbaja Nardelli, da Universidade Federal de Sergipe; Bumba Meu Baja, da Universidade Federal do Maranhão; e Apolo Baja, da Universidade Federal do Piauí.

“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia as competições de engenharia da SAE BRASIL, com as quais visamos estimular os estudantes para a inovação e ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

20ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
De 13 a 16 de março de 2014
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

PROGRAMAÇÃO
Dia 13 (quinta-feira) – Das 14h às 17h50 - avaliações de segurança e inspeção técnica.
Dia 14 (sexta) – Das 9h às 17h50 - avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.
Dia 15 (sábado) – Das 9h às 10h30, repescagem de segurança. Das 11h às 16h, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). Das 17h às 19h, finais de apresentação de projeto.
Dia 16 (domingo) - Às 9h15 formação do grid de largada. Das 10h às 14h, enduro de resistência. Às 15h, cerimônia de encerramento.


Relação nacional das equipes

CENTRO-OESTE – (3 estados – 3 equipes - 3 instituições)
Distrito Federal (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília (UnB) – equipe Piratas do Cerrado (carro 23)

Mato Grosso (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Mato Grosso – equipe UFMT Baja SAE (carro 34)

Mato Grosso do Sul (1 equipe / 1 instituição)
Centro Universitário Anhanguera de Campo Grande- equipe Pantanal Baja MS (carro 71)

NORDESTE – (8 Estados – 14 equipes – 13 instituições)
Bahia (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia (UFBA) – equipe Carpoeira BAJA (carro 32)
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) – equipe Baajatinga (carro 38)

Ceará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Ceará (UFC) – equipe Siará Baja (carro 53)

Paraíba (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal de Campina Grande – equipe Parahybaja (carro 40)
Universidade Federal da Paraíba– equipes UFPBaja Inelutável (carro 12)
Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) – equipe Bajampa (carro 56)

Pernambuco (3 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – equipes Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2 (carros 5 e 6)
Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE) – equipe Corisco Coyote (carro 30)

Rio Grande do Norte (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal Rural do Semi-Árido – equipe Cactus Baja (carro 22)
Universidade Federal do Rio Grande do Norte – equipe Car-Kará (carro 16)

Sergipe (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe Serbaja Nardelli (carro 67)

Maranhão (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Maranhão – equipe Bumba Meu Baja (carro 68)

Piauí (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Piauí – equipe Apolo Baja (carro 60)

Pará (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal do Pará – equipe Amazon Baja (carro 61)

SUDESTE - 4 Estados - 43 equipes – 37 instituições
Grande São Paulo – (9 equipes / 6 instituições)
Escola Politécnica da Universidade de S.Paulo/USP – equipes Poli Phantom e Poli Audax (carros 8 e 9)
Centro Universitário da FEI – equipes FEI Baja 1 e FEI Baja 2 (carros 2 e 3)
Instituto Mauá de Tecnologia – equipes Mauá 1 e Mauá 2 (carros 27 e 28)
Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec SP) – equipe Fatecnólogos (carro 29)
Universidade Presbiteriana Mackenzie – equipe Mack Gear (carro 59)
Universidade Federal do ABC – equipe Baja UFABC (carro 43)

São Paulo / Interior – (12 equipes / 10 instituições)
Escola de Engenharia de São Carlos da USP – equipes EESC USP 1 e EESC USP 2 (carros 13 e 14)
Instituto Tecnológico de Aeronáutica – equipe Ita Dumont 140 (carro 46)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Ilha Solteira – equipe Tec-Ilha (carro 47)
Universidade Estadual Paulista/UNESP Bauru–equipes PAC Baja Pindura e PAC Baja Bigode (carros 51- 50)
Universidade Estadual Paulista / UNESP Guaratinguetá – equipe Piratas do Vale Bardahl (carro 7)
Uniararas - Centro Universitário Hermínio Ometto – equipe Bajarara Délson (carro 48)
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe Unicamp Baja SAE (carro 25)
Universidade Estadual de Campinas campus Limeira (Unicamp - Limeira) – equipe Mini Baja FCA Unicamp (carro 26)
Universidade Metodista de Piracicaba – equipe Baja Unimep (carro 36)
Universidade Federal de São Carlos – equipe Baja UFSCar (carro 55)

Minas Gerais – (11 equipes / 11 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Baja UFMG (carro 1)
Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG) – equipe Cefast (carro 17)
Universidade Fed. de SãoJoão Del Rei-equipes Komiketo Baja UFSJ (carro 15)
Universidade Federal de Viçosa – equipe UFV Baja - Pererecas (carro 37)
Universidade Federal de Uberlândia – equipe Cerrado de Baja SAE (carro 62)
Universidade Federal de Itajubá – equipe Saci (carro 35)
Universidade Federal de Itajubá Campus Itabira – equipe MountainBaja (carro 70)
Centro Universitário Newton Paiva – equipe NPracing (carro 64)
Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) – equipe Espinhaço UFVJM (carro 54)
Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) – equipe Zebu Baja UFTM (carro 39)
Universidade Federal de Ouro Preto – UFOP – equipe BAJA UFOP (carro 58)

Espírito Santo – (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Espírito Santo – equipe Vitória Baja (carro 11)
Faculdades Integradas Espírito Santenses (FAESA) – equipe FAESA BAJA (carro 66)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo – equipe Sama Baja Team (carro 57)

Rio de Janeiro (8 equipes /7 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro – equipes Minerva Baja UFRJ(carro 33)
Universidade Federal Fluminense – equipes Tuffão A e Tuffão B (carros 45 e 44)
Associação Educacional Dom Bosco – equipe AEDBAJA (carro 69)
Universidade Católica de Petrópolis – equipe UCPbajasae (carro 63)
Universidade Federal Fluminense – Campus Volta Redonda – equipe VR Baja (carro 42)
Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) – equipe SuperBaja (carro 41)
Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio de Janeiro (Cefet-RJ) – equipe Mud Runner (carro 49)

SUL - 3 Estados - 11 equipes – 10 instituições
Santa Catarina (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina–equipes UFSC Lince (carro 4)
Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC – equipe Udesc Velociraptor (carro 10)

Rio Grande do Sul (5 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal de Santa Maria – equipes Bombaja/UFSM 1 e Bombaja/UFSM 2 (carros 19 e 18)
Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – equipe Baja de Galpão (carro 20)
Universidade de Passo Fundo – Equipe Mas Baja Tchê (carro 21)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe Tchê (carro 65)

Paraná (4 equipes / 4 instituições)
Universidade Estadual do Oeste do Paraná – equipe Baja Cataratas (carro 52)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador UFTPR (carro 31)
Universidade Federal do Paraná – equipe UFPR Baja SAE (carro 24)
UTP – Universidade Tuiuti do Paraná – equipe Revolution

O projeto Baja SAE foi criado na Universidade da Carolina do Sul, Estados Unidos, sob a direção do Dr. John F. Stevens, sendo que a primeira competição ocorreu em 1976. O ano de 1991 marcou o início das atividades da SAE BRASIL, que, em 1994, lançava o Projeto Baja SAE BRASIL. No ano seguinte, em 1995, era realizada a primeira competição nacional, na pista Guido Caloi, bairro do Ibirapuera, cidade de São Paulo. No ano seguinte a competição foi transferida para o Autódromo de Interlagos, onde ficaria até o ano de 2002. A partir de 2003 a competição passou a ser realizada em Piracicaba, interior de São Paulo, no ECPA – Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo. Desde 1997 a SAE BRASIL também apoia a realização de eventos regionais do Baja SAE BRASIL, por meio de suas Seções Regionais. Desde então dezenas de eventos foram realizados em vários estados do país como Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais e Bahia



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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