Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
17/02/2014
Oito Estados do Nordeste participam da 20ª Baja SAE BRASIL – PETROBRAS

De 13 a 16 de março, a competição de engenharia, que completa 20 anos em 2014, reunirá 66 universidades de todo o País em Piracicaba (SP)

Ausente desde 2012, Piauí retorna à competição Baja SAE BRASIL- PETROBRAS ao lado dos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Sergipe, e Maranhão. Juntas as 14 equipes representantes de 13 universidades nordestinas levarão seus projetos para a competição, que será realizada Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo, em Piracicaba, cerca de 180 km da capital do Estado de São Paulo.

Este ano a competição conta dom 72 equipes inscritas de 18 estados mais o Distrito Federal, representando 66 instituições de ensino do País. A região Nordeste é a segunda em número de equipes inscritas.

As equipes nordestinas têm apresentado crescente nível técnico e organização, itens essenciais ao Projeto Baja SAE. Exemplos são as equipes da UFRN, bicampeã brasileira e campeã mundial, e a UFPE, vice-campeã brasileira e sempre entre as 10 primeiras equipes colocadas nos últimos anos.

Carros – O Baja SAE é um veículo projetado e construído pelos próprios estudantes de engenharia, sob orientação de um professor. As equipes são também responsáveis pela organização e viabilidade do carro que inclui alocação e administração de recursos financeiros do projeto.

Tecnicamente, são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

Equipes e universidades- Bahia (2 equipes) - Carpoeira BAJA, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Baajatinga, da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf);

Ceará (1 equipe) - Siará Baja, da Universidade Federal do Ceará (UFC);

Paraíba (3 equipes) – Parahybaja, da Universidade Federal de Campina Grande; UFPBaja Inelutável, da Universidade Federal da Paraíba; e Bajampa, do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB);

Pernambuco (3 equipes) - Mangue Baja 1 e Mangue Baja 2, ambas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); e Corisco Coyote, da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (Poli PE);

Rio Grande do Norte (2 equipes) - Cactus Baja, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido; e Car-Kará, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte;

Sergipe (1 equipe) - Serbaja Nardelli, da Universidade Federal de Sergipe;

Maranhão (1 equipe) - Bumba Meu Baja, da Universidade Federal do Maranhão;

Piauí (1 equipe) - Apolo Baja, da Universidade Federal do Piauí.

“A introdução de novas tecnologias e sua aplicação sistêmica em benefício da sociedade é a filosofia que norteia as competições de engenharia da SAE BRASIL, com as quais visamos estimular os estudantes para a inovação e ajudá-los na qualificação exigida pela indústria”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.


20ª Competição Baja SAE BRASIL–PETROBRAS
De 13 a 16 de março de 2014
Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo - Rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP

PROGRAMAÇÃO
Dia 13 (quinta-feira) – Das 14h às 17h50 - avaliações de segurança e inspeção técnica.
Dia 14 (sexta) – Das 9h às 17h50 - avaliações de segurança, inspeção técnica e apresentações de conforto e projeto.
Dia 15 (sábado) – Das 9h às 10h30, repescagem de segurança. Das 11h às 16h, provas dinâmicas (dirigibilidade, conforto, tração, velocidade e subida de rampa). Das 17h às 19h, finais de apresentação de projeto.
Dia 16 (domingo) - Às 9h15 formação do grid de largada. Das 10h às 14h, enduro de resistência. Às 15h, cerimônia de encerramento.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder - michelle@companhiadeimprensa.com.br
Michele Alves – michele.alves@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308