Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/12/2013
IQA e IEL abrem caminho pelo setor automotivo na Bahia

Institutos unem forças para qualificar empresas e empresários locais que desejam se tornar fornecedores das novas fábricas de automóveis que estão sendo instaladas no Nordeste

São Paulo -Cerca de 50 empresários de diversos segmentos da economia participaram no dia 28 de novembro do Simpósio IQA - Qualidade Automotiva no Estado da Bahia: Cenário Atual e Oportunidades, realizado em Salvador em parceria com o IEL - Instituto Euvaldo Lodi, ligado a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB). Entre os setores presentes, destacaram-se representantes das áreas de autopeças (fabricantes, distribuidores e varejistas), oficinas de reparo automotivo, polos de serviços e petroquímico, hotéis, consultoria e gestão de projetos, e calibração de instrumentos.

"Esta heterogeneidade representa não só o interesse nas oportunidades que se abrem de novos negócios e expansão dos que já existem, mas, também, a importância de um diferencial competitivo, adotando a cultura e as ferramentas da qualidade, sejam empresas do setor automotivo ou não", afirma Ingo Pelikan, presidente da Diretoria Executiva do IQA.

O encontro organizado pelo IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor, teve como objetivo lançar as atividades do IQA na região e divulgar as capacidades do IEL para novos e potenciais usuários.

"Ambas as entidades têm os mesmos desejos: o fortalecimento e adensamento da cadeia de fornecedores automotivos do Estado da Bahia através da identificação de necessidades de capacitação automotiva, principalmente na área da qualidade, e a ampla conscientização da necessidade de requisitos específicos, assim como uma solução para estes itens", afirma Leandro Chrispim, da Gerência de Capacitação Empresarial do IEL.

Segundo Chrispim, o IEL pode suprir as empresas com diagnóstico, suporte de treinamento e implantação para que possam se capacitar e fazer parte da cadeia de excelência dos fornecedores do setor automotivo.

IQA - Durante o simpósio, os empresários tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido pelo IQA nas diversas áreas de atuação: certificação de produtos e sistemas, processos e serviços para montadoras, fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas e oficinas de reparo automotivo, treinamentos em ferramentas de gestão da qualidade, e publicação de manuais técnicos.

"Qualidade, eficiência e custo-benefício viraram palavras de ordem no cotidiano empresarial e se incorporaram ao linguajar do novo consumidor", afirma Ingo Pelikan, presidente da Diretoria Executiva do IQA, ao comentar as diversas formas que o Instituto pode auxiliar as empresas baianas a se tornarem aptas a participar da cadeia de suprimentos do setor automotivo, que tem se expandido para a região Nordeste.

Em tempo: com o anúncio da JAC Motors de se instalar em Camaçari (BA) e da Fiat, em Goiana (PE), a região Nordeste cresce em importância como polo automotivo, o que deve atrair muitas empresas de autopeças, fornecedoras das montadoras, além de abrir oportunidades para empresas locais.

"As empresas locais podem se beneficiar muito, mas para isso é preciso que entendam quais são as exigências das montadoras, principalmente em qualidade", afirma Pelikan.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br 11.4435-0000
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br 11.97672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA - Instituto da Qualidade Automotiva / www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado no setor automotivo, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua nas áreas de Certificação de Serviços Automotivos, Certificação e Homologação de Produtos, Certificação de Sistemas de Gestão, Publicações e Cursos. A Certificação de Serviços Automotivos é pioneira em todo o mundo e com benefícios diretos para empresas e o consumidor final, atendendo fabricantes de autopeças, distribuidores, varejistas, centros de reparação (oficinas e retíficas de motores). Nos centros de reparação, a certificação pode ser feita nas modalidades funilaria e pintura, suspensão, direção, escapamento e freios.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308