Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
18/11/2013
Amanhã (19) em Nova Lima, MG, SAE BRASIL debate inovações no mercado de robótica

Encontro terá foco na capacidade da indústria em se adaptar às
novas demandas do mercado e às oportunidades de crescimento

A ampla possibilidade do uso da robótica tem gerado muitas discussões sobre sua aplicação nos diversos segmentos da indústria. Por conta disso, será realizado o Simpósio SAE BRASIL de Robótica, no dia 19 de novembro na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima, MG (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere).

Promovida pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, a primeira edição do encontro espera atrair mais de 100 participantes, que farão uma viagem pelo universo dos robôs, sua evolução e principais aplicações na indústria.

Por meio de demonstrações de situações práticas, sem abrir mão de explorar o futuro e as possibilidades de evolução da tecnologia e sua função como parte dos processos industriais, o simpósio abordará aspectos de utilização, segurança, econômicos e pesquisa sobre a robótica no Brasil.

Minas Gerais possui um parque industrial muito expressivo, é o terceiro maior do país e o segundo maior do setor automotivo sendo responsável por 25% da produção nacional. São cinco montadoras e 84 autopeças instaladas. “Resolvemos realizar esse fórum para permitir que as empresas e as universidades da região possam discutir e mostrar suas tecnologias e pesquisas ao mercado, ávido por desenvolvimento tecnológico”, enfatiza.

Segundo Madeira, por conta do crescimento do parque industrial, para suprir a necessidade da mão de obra, as instituições de ensino mineiras já investem em cursos na área. “Os professores são verdadeiros lutadores, pois incentivam os estudantes a ingressarem nesse segmento que ainda precisa ter mais investimentos aqui no Brasil”, afirma.

Mercado – Madeira afirma que nosso mercado de robótica está em ampla fase de crescimento e já passamos da fase inicial, o que desmistifica que investimento em robotização é caro. “Por ser algo que irá permitir altos ganhos de produção, não é um custo inacessível, é mais barato do que pensamos, por isso precisamos investir mais nessas ferramentas”, afirma.

Segundo o chairman, uma fábrica de autos pode ter até 80% de sua linha de produção robotizada. “Essas ferramentas podem e são muito bem empregadas em setores de alto risco e áreas insalubres”, explica.

Ao contrário do que se pensa os robôs na indústria não tiram o emprego da mão de obra humana. “Sempre iremos precisar do homem para operar a máquina, projetá-la e também para fazer sua manutenção”, diz.

O executivo comenta ainda que nas indústrias existem muitos robôs parados por falta de mão de obra especializada em manutenção. “Isso é um grande exemplo do quanto o homem é importante e não perderá seu espaço para essas máquinas”, argumenta.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL

Programação:
8h30 - Palestra de abertura com Norberto Klein, diretor da Seção Minas Gerais.

9h - Palestra "CÉLULA AUTOMÁTICA PARA GRAVAÇÃO DE NÚMERO DE CHASSIS VEICULAR UTILIZANDO ROBÔ COMAU", com Gustavo Dangelis, analista de projetos da Comau.

9h45 - Palestra "COMPUTAÇÃO NAS APLICAÇÕES AUTOMÁTICAS E ROBOTIZADAS", com Carlos Augusto Paiva Martins, coordenador de pós-graduação em Engenharia Elétrica da PUC – MG.

10h55 - Palestra "SISTEMA DE PRODUÇÃO INTER-PRENSAS AUTOMATIZADA COM USO DE ROBÔS DE ÚLTIMA GERAÇÃO", com Oswaldo Reis, engenheiro de Processos da Linha de Prensa Fiat.

11h40 - Palestra "ROBÓTICA, SOLDAGEM E SIMULAÇÃO - DA TEORIA A PRÁTICA", com Alexandre Queiroz Bracarense, PhD responsável pelo laboratório de robótica, soldagem e simulação do Departamento de Engenharia Mecânica da UFMG.

14h - Palestra "SIMULAÇÃO VIRTUAL DE PROCESSOS DE MANUFATURA - O CAMINHO PARA COMPETITIVIDADE INDUSTRIAL", com Djim de Andrade Martins, supervisor de Engenharia de Aplicações da Aethra Sistemas Automotivos.

14h45 - Palestra "TRANSFORMAÇÃO SOCIAL, EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO COMO ROBÓTICA ESTÁ SENDO DIFUNDIDA NO BRASIL", com Henrique Foresti, engenheiro de sistemas e professor de Mecatrônica no Senai e idealizador da Plataforma Robótica Livre Robô Livre.Org.

15h55 - Palestra "CONCEITOS E APLICAÇÕES DA NR12 - SEGURANÇA DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS", Carla Cristina Haddad, gerente de Marketing e Produto da Safety Omron do Brasil.

16h40 - Palestra "SOLUÇÕES ROBOTIZADAS MOTOMAN", com Fernando Viriato de Freitas, gerente regional de Vendas da Motoman.

17h - Palestra de encerramento com Norberto Klein, diretor da Seção Minas Gerais.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308