Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/11/2013
SAE BRASIL debate tecnologia e sustentabilidade em fundição, em Joinville - SC

Simpósio de Tecnologia e Sustentabilidade em Fundição será realizado no dia 12 de novembro, na Associação Empresarial de Joinville

Disseminar a tecnologia aplicada à fundição de ferro fundido, de aço, alumínio e outros metais não ferrosos é o objetivo principal do Simpósio SAE BRASIL de Tecnologia e Sustentabilidade em Fundição. O encontro acontece no dia 12 de novembro, na Associação Empresarial de Joinville - Salão Nobre Schulz (ACIJ - av. Aluísio Pires Condeixa, 2.550 -Saguaçu - Joinville – SC).

Promovido pela Seção Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, o simpósio também visa mostrar quais as boas práticas que a indústria utiliza para aumentar sua produtividade e eficiência focadas no segmento de fundição.

Segundo Marcelo Gomez, chairman do simpósio, o encontro abordará a importância do uso de novas tecnologias nos processos de fundição que proporcionam aumento da eficiência e produtividade e ao mesmo tempo auxiliam na conservação do meio ambiente e a sustentabilidade na indústria. “O Brasil é o 4º mercado mundial de automóveis, porém nossa indústria tem uma participação inexpressiva no mercado internacional. Toda a cadeia produtiva, salientando o segmento de fundição, deve buscar a excelência nos seus processos e a responsabilidade ambiental”.

O evento tem como público alvo profissionais das montadoras, sistemistas, fundições e fornecedores, e também estudantes de engenharia. “O evento será uma oportunidade para que os participantes estabeleçam networking entre os profissionais da área. Queremos promover a troca das boas experiências e a integração dos profissionais e dos estudantes fortalecendo a atuação neste mercado”, explica Gomez.

O engenheiro salienta que o Estado de Santa Catarina passa por momento de forte desenvolvimento no setor automobilístico com a chegada de montadoras, sendo uma oportunidade para os profissionais da região terem contato com a SAE BRASIL e participarem de eventos como este, que permitirá a integração e fortalecimento da engenharia local, principal objetivo da entidade.

Programação - Durante o encontro serão apresentados novas tecnologias e estudos aplicados no mercado abordando o tema do simpósio. “Quem for ao simpósio terá contato com o que há de mais moderno em fundição e com certeza, poderá levar às suas empresas as boas práticas modernas e sustentáveis”, acrescenta o chairman.

“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.


Confira a programação:

PAINEL - TECNOLOGIA E SUSTENTABILIDADE APLICADA À FUNDIÇÃO
9h – Palestra: PROCESSO DE REUSO DE AREIA DESCARTADA DE FUNDIÇÃO (ADF) NA FABRICAÇÃO DE VIDRO, com Carlos A. K. Gouvea, professor da Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc).
9h30 – Palestra: APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO PARA GARANTIA DA QUALIDADE NOS PROCESSOS DE FUNDIÇÃO - DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE PARA GESTÃO DE VARIÁVEIS DE PROCESSO, com Amarildo Alvizi, diretor da Vestistamp.
10h - Debate

PAINEL - SIMULAÇÃO APLICADA À FUNDIÇÃO
11h – Palestra: INFLUÊNCIA DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO SOBRE A PERFORMANCE DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS E REDUÇÃO DOS TEMPOS DE DESENVOLVIMENTO, com Carlos Gomes de Oliveira, engenheiro da Magma e Luciana Stuewe, gerente de produto da Magma.
11h30 – Palestra: SIMULAÇÃO NUMÉRICA DO PROCESSO DE FUNDIÇÃO E TRATAMENTO TÉRMICO DE COMPONENTES AUTOMOTIVOS FABRICADOS EM FERRO FUNDIDO PARA PREVISÃO DE TRINCAS DURANTE A SOLIDIFICAÇÃO DO METAL, com dr. Olivier Ludwig, engenheiro de manufatura da ESI.
12h - Debate

PAINEL - PROJETO, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÕES EM FUNDIÇÃO

PAINEL - USINAGEM DE FERRO FUNDIDO, AÇO FUNDIDO E ALUMÍNIO
16h – Palestra: FERRAMENTAS DE CORTE PARA USINAGEM INTELIGENTE DE PEÇAS FUNDIDAS COM TECNOLOGIA, com Ricardo Freitas, gerente de Educação em Usinagem e Marketing da ISCAR
16h30 – Palestra: TECNOLOGIA DE USINAGEM DE ALTA PERFORMANCE, com Sergio Nagai, gerente de produto da Kennametal.
17h30 - Debate

18h30 - Palestra de encerramento



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308