Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/11/2013
Equipes da Unicamp e FEI vencem a 10ª Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Competição com universitários de engenharia reuniu 32 equipes neste final de semana, 1º a 3 de novembro, em Piracicaba, SP

São Paulo - A equipe Unicamp E-Racing, categoria elétrica e composta por estudantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas); e a equipe Fórmula FEI, categoria combustão e do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo; e se sagraram novamente campeãs da Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS. Na 10ª edição, a competição de engenharia encerrou neste domingo, 3 de novembro, em Piracicaba, SP, onde compareceram 32 equipes (27 na categoria Fórmula Combustão e 5 na Elétrico), de um total de 37 inscritas.

Bicampeã na Categoria Elétrico, a equipe Unicamp E-Racing obteve 648,88 pontos na classificação geral. A segunda colocada na categoria foi a equipe Fórmula FEI Elétrico, com 181,38 pontos, seguida da equipe Fórmula UNIP Elétrico, da Universidade Paulista (UNIP), com 95,27 pontos.

Já a equipe Fórmula FEI ganhou pela sétima vez ao somar 917,72 pontos na classificação das provas estáticas e dinâmicas. A segunda colocada na categoria combustão foi a equipe FSAE, da Unicamp, que conquistou 717,49 pontos, seguida pela equipe Mauá Racing, do Instituto Mauá de Tecnologia, com 641,97 pontos.

MICHIGAN E LINCOLN - Com o resultado, as equipes da Unicamp, FEI e Mauá ganharam o direito de representar o Brasil em 2014 nas competições da SAE INTERNATIONAL, realizadas nos Estados Unidos.

O Comitê Técnico da competição também homenageou as equipes em vários quesitos. Na categoria Elétrico a equipe Unicamp E-Racing foi considerada a melhor nas seis provas: Projeto, Custo e Manufatura, Apresentação, Skid-Pad (teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo), Aceleração (o carro fez 75 metros em 3,72 segundos) e Autocross (o carro percorreu 1 km em apenas 69,80 segundos).

Na Categoria Combustão, foram 7 menções honrosas, que ficaram assim distribuídas:

Projeto, Skid-Pad (teste de estabilidade e aceleração lateral do veículo), Autocross e Enduro – equipe Fórmula FEI.
Custo e Manufatura – equipe V8 Racing, da Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens).
Apresentação e Aceleração (75 metros em 4,04 segundos)– equipe FSAE Unicamp.
Eficiência Energética – equipe Poli Racing, da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

TECNOLOGIAS - Na parte de inovação as equipes apresentaram diversas evoluções. Na Categoria Elétrico um dos carros ganhou um sistema de montagem de baterias que permite agilizar o processo feito em semanas para apenas quatro horas. Quem não pode adquirir baterias importadas, explorou ao máximo as nacionais e também a parte mecânica dos carros, como o uso de tirantes na estrutura para otimizar a rigidez no pacote aerodinâmico traseiro.

Na Categoria Combustão, a fibra de carbono avançou para as partes estruturais dos carros, como braços e links da suspensão. Observou-se também o uso de sistema de cubo de roda, que permite retirar toda homocinética sem tirar a suspensão do carro. Outros avanços foram o emprego do sistema Poka Yoke na parte elétrica, para evitar erros na montagem, a colocação do motor na parte lateral do carro e um projeto de manga da suspensão junto com a pinça de freio, recurso que facilita a manutenção e reduz peso. A utilização da transmissão CVT em carros tipo fórmula foi outra novidade, assim como o pacote aerodinâmico completo, incluindo o assoalho. Três carros Fórmula SAE trouxeram o recurso de asas para garantir melhor aderência no chão.

“No Projeto Fórmula SAE BRASIL os estudantes são desafiados a construir um protótipo complexo em prazo e orçamento reduzidos. É um teste de competências que simula a realidade do mercado que os futuros engenheiros vão encontrar”, ressalta o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.

FOTOS: Marco Antonio Sinigaglia

CARROS – Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA, e, desde então, são projetados por equipes de estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.

As competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas também na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho. Na categoria, o Brasil ingressou no Top Tem três vezes.

Já a categoria Elétrica faz parte das competições na Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, em 2013, dos Estados Unidos. O alvo é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as gerações de engenheiros responsáveis pelas novas tendências da engenharia. O Brasil foi campeão na categoria em 2013, na Formula SAE Lincoln.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Telefones – 11 4435-0000 – 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308