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29/10/2013
Carros tipo fórmula, de universitários, chegam nesta quinta em Piracicaba/SP

Entre as 37 equipes (10 a mais que em 2012), três são do Exterior; a competição de estudantes de engenharia terá 31 carros categoria combustão e seis elétricos

Caro(a) pauteiro(a),

Na próxima sexta e até domingo Piracicaba sediará a 10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, em que 37 carros elétricos e a combustão construídos por estudantes de engenharia competem em provas estáticas e dinâmicas, sob o olhar de juízes/engenheiros da indústria automotiva. As equipes vencedoras ganham o direito de representar o Brasil em competições da modalidade nos EUA, onde o Brasil tem despontado.

O objetivo é atrair talentos para o setor automotivo e assim alimentar o mercado brasileiro, carentíssimo de engenheiros no automobilismo de velocidade. Disputam a competição quase 400 estudantes, de importantes universidades do País e também do Exterior. Eles passaram as férias e longos finais de semana debruçados na construção dos carros funcionais, que constituem passaporte para o mercado de trabalho.



São Paulo – Agendada para 1º a 3 de novembro a 10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, novamente no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, São Paulo. A competição de carros tipo Fórmula, projetados e construídos por estudantes de engenharia, este ano bateu recorde com 37 equipes inscritas (27 no ano passado).

Entre as 37 equipes, três são do Equador e Venezuela, na categoria combustão. Ao todo, são 31 equipes inscritas na categoria combustão e seis na Elétrico, que estreou em 2012.

Na distribuição de equipes brasileiras por Estado, São Paulo conta 15 equipes inscritas, seguido por Minas Gerais com cinco e Rio e Janeiro com três. Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina serão representados por duas equipes cada, enquanto o Distrito Federal, Paraíba, Paraná, Paraíba e Sergipe têm uma equipe cada.

Durante 3 dias em Piracicaba, os carros serão avaliados por especialistas da indústria da mobilidade, desde a concepção técnica (projeto, relatórios de engenharia e inspeção técnica de segurança) e até viabilidade comercial (relatório de custos e apresentação do produto) e em provas dinâmicas. No domingo, haverá a prova mais disputada: o enduro de resistência de 22 km, numa pista travada e difícil para carros e pilotos.

Categorias - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico.

EUA - Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2014, nos Estados Unidos: 14 a 17 de maio, na Formula SAEMichigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 18 a 21 de junho de 2014 na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na Elétrico).

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

História - Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.

A categoria Elétrico faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS– de 1º a 3 de novembro de 2013
ECPA - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP
Dia 1º(sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilttable e ruído (noise) - das 9h às 16h;
Dia 2 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross - 9h às 16h
Dia 3 (domingo) – enduro de resistência - das 9h às 12h

LISTA DAS EQUIPES

10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
1 a 3 de novembro – ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – Piracicaba-SP

Total 37 equipes – sendo 31 Categoria Combustão e 6 Categoria Elétrico
(em 2012 foram 31 equipes - 27 Combustão e 4 Elétrico)
Total de instituições de ensino representadas: 28
9 Estados + DF + Equador e Venezuela

EQUIPES FÓRMULA COMBUSTÃO

REGIÃO SUL
Paraná – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador UTFPR

Rio Grande do Sul - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe RS Racing Team
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina - campus Joinville – equipe Fórmula Cem


REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais – (4 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Fórmula UFMG
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet MG) – equipe Fórmula Cefast
Universidade Federal de Itajubá - campus Itajubá – equipe Cheetah Racing
Universidade Federal de São João Del Rei – equipe FSAE-UFSJ

Rio de Janeiro - (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Icarus UFRJ
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Buffalo
Universidade Federal Fluminense (UFF campus Volta Redonda) – equipe Ufformula

São Paulo – (11 equipes / 11 instituições)
Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo) – equipe Fórmula FEI
Universidade Paulista (Capital) – equipe Fórmula UNIP
Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano do Sul) – equipe Mauá Racing
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) – equipe Poli Racing60
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe EESC-USP Fórmula SAE
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipe V8 Racing
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe FSAE-Unicamp
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Ilha Solteira – equipe Fênix Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Guaratinguetá – equipe Unesp Racing
Universidade Federal de São Carlos – equipe Fórmula Route UFSCar
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – equipe EEL Racing

REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília – equipe Apuama Racing

REGIÃO NORDESTE
Bahia - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia – equipe KRT UFBA
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – equipe Fast Track

Paraíba - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB

Sergipe - (1 equipe/ 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe UFSAE

EXTERIOR
Army Polytechnic School – equipe Fespe Team (Equador)
Universidad Católica Andrés Bello (Venezuela)
Universidad de Oriente (Venezuela)


EQUIPES FÓRMULA ELÉTRICO
REGIÃO SUL
Santa Catarina - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC Elétrico

REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais – (1 equipe / 1 instituição)
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet MG) – equipe Fórmula eCefast

São Paulo – (4 equipes / 4 instituições)
Universidade Estadual de Campinas – equipe Unicamp E-Racing
Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo) – equipe Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista (Capital) – equipe Fórmula UNIP Elétrico
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe EESC-Tupã



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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