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 Release
28/10/2013
Equipes de MG, RJ e SP vencem a Competição SAE BRASIL AeroDesign 2013

Competição de engenharia encerrada neste domingo (27), em São José dos Campos/SP, reuniu 97 equipes do Brasil, México, Peru e Venezuela

São José dos Campos – A equipe Uirá, da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), de Minas Gerais, sagrou-se campeã da Classe Regular na 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, concluída neste domingo, 27 de outubro, na Pista de Táxi do Aeroporto do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. O avião, projetado e construído pela equipe, obteve 506,56 pontos na classificação geral. Na Classe Advanced, pela segunda vez consecutiva a equipe AeroRio, da Pontifícia Universidade Católica (PUC), do Rio de Janeiro, sagrou-se campeã, ao obter 225,27 pontos. Na Classe Micro, a vencedora foi a equipe EESC USP Mike, da Escola de Engenharia de São Carlos, da Universidade de São Paulo (EESC USP), com 385,00 pontos.

A competição apontou como segunda colocada, pela Classe Regular, a equipe Urubus, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com 449,76 pontos. Na Classe Advanced, a segunda colocada foi a equipe Leviatã, do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), com 176,40 pontos. A equipe Taperá Baby, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP), foi a segunda colocada na Classe Micro, com 334,56 pontos.

As equipes classificadas em primeiro e segundo lugares da Classe Regular – Uirá e Urubus -, e as equipes classificadas em primeiro lugar nas Classes Micro e Advanced – EESC USP Mike e AeroRio Advanced - ganharam o direito de representar o Brasil na SAE Aero Design East. A competição internacional, que reúne equipes da América do Norte e Europa, será realizada pela SAE INTERNATIONAL, de 11 a 13 de abril de 2014, em Marietta, Georgia, EUA, onde as equipes brasileiras acumulam histórico expressivo de participações: sete primeiros lugares na Classe Regular, quatro primeiros lugares na Classe Advanced e um primeiro lugar na Classe Micro.

A 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign teve início quinta-feira, dia 24, com a presença de 97 equipes, entre 105 inscritas, que representaram 15 Estados brasileiros e mais o Distrito Federal, além de uma equipe do México, duas da Venezuela e uma do Peru. As 97 equipes representaram 71 instituições de ensino.

MENÇÕES HONROSAS - O Comitê Técnico da SAE AeroDesign 2013 conferiu Menção Honrosa às equipes que se destacaram em 11 quesitos:

Aeronave com Menor Tempo de Retirada de Carga - Classe Regular: 3,20 segundos – equipe Harpia Pampers, da Universidade Federal do ABC. Classe Micro: 2,2 segundos – equipe Acauazim, da Universidade Federal de Viçosa, campus Florestal.

Configuração mais Inovadora – equipe FEB Micro, da Unesp, campus Bauru.

Maior 'Acuracidade' (previsão de carga a ser transportada) – equipe Keep Flying (Classe Regular), da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo.

Maior Peso Carregado – equipe Urubus (Classe Regular), da Unicamp, com 11.375 kg. Classe Advanced – equipe AeroRio Advanced, da PUC Rio, com 9,655 kg.

Maior Eficiência Estrutural (carga transportada dividida pelo peso vazio da aeronave) – Classe Regular: equipe Uirá, da Unifei. Classe Micro: equipe EESC USP Mike, da Escola de Engenharia de São Carlos, da USP.

Melhor Equipe Internacional – equipe Kukulcán, do Instituto Politécnico Nacional, México.

Melhor Projeto do Sistema de Aquisição de Dados – equipe AeroRio Advanced, da PUC Rio.

Primeiro Voo com Imprensa a Bordo – equipe Sol do Equador (Classe Regular), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí.

Melhor Apresentação Oral – Classe Regular: equipe EESC USP Alpha, da EESC USP. Classe Advanced: equipe Leviatã, do ITA. Classe Micro: equipe EESC USP Mike, da EESC USP.

Melhor Projeto - Classe Regular: equipe EESC USP Alpha, da EESC USP. Classe Advanced: equipe Leviatã, do ITA. Classe Micro: equipe FEB Micro, da Unesp Bauru.

A SAE BRASIL AeroDesign teve início com a etapa denominada Competição de Projeto, na qual as equipes tiveram seus projetos avaliados por juízes engenheiros da indústria aeronáutica, todos voluntários. De sexta-feira a domingo teve lugar a etapa Competição de Voo, em que os aviões passaram por até sete baterias e demonstraram ser capazes de decolar e transportar cargas úteis sempre crescentes, até as condições limite de cada projeto.

TRÊS CATEGORIAS –– A competição reuniu projetos em três categorias: Classe Regular, Classe Advanced e Classe Micro. Pelo regulamento, os aviões monomotores da Classe Regular tiveram de carregar, como peso, madeira do tipo MDF ou HDF. Na Classe Advanced, a carga transportada foi água, depositada em tanques montados na fuselagem. As aeronaves da categoria puderam usar mais de um motor. As aeronaves da Classe Micro transportaram bolas de tênis dentro de um compartimento fechado, e não tinham restrições geométricas nem quanto ao número de motores, todos elétricos.

Segundo a Comissão Técnica, as equipes demonstraram forte avanço no uso das ferramentas de simulação, a exemplo da indústria, e larga utilização de túnel do vento, técnica que mede a eficiência aerodinâmica em condições reais de voo. Na Classe Regular, foram notáveis as melhorias em eficiência estrutural dos projetos, como resposta à redução em 80 cm na limitação dimensional das aeronaves. Menores e mais leves, os pequenos aviões da categoria apresentaram um show de caudas duplas e triplas. Predominaram ainda rodas projetadas pelos próprios estudantes especialmente para as aeronaves.

O Projeto AeroDesign é um programa de fins educacionais, organizado pela Seção São José dos Campos. O objetivo é propiciar a difusão e o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia aeronáutica entre estudantes de graduação e pós-graduação em Engenharia, Física e Ciências Aeronáuticas e futuros profissionais do importante segmento da mobilidade, por meio de aplicações práticas e da competição entre equipes.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de praticar as teorias aprendidas na universidade e assim desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

PATROCÍNIO – A competição teve o patrocínio da Boeing, EADS, Embraer, Dassault Aviation, SAAB, GE, Sebrae, Honeywell, Parker, Hamilton Sundstrand, Rolls-Royce, Pratt & Whitney e Vale Soluções em Energia. Além disso, recebeu o apoio do DCTA, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Prefeitura de São José dos Campos, ADC Embraer, e as redes de hotéis Accor e Nacional Inn.


Fotos – Sérgio Fujiki







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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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