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29/10/2013
Minas, Rio de Janeiro e DF disputam no fim de semana a 10ª Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS

Competição de engenharia será no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo- ECPA (rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba), em São Paulo

Estudantes de Engenharia de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal representam nove das 37 equipes participantes da 10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, nas categorias Combustão (31) e Elétrico (6), que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), de 1º a 3 de novembro, em Piracicaba, São Paulo.

São cinco as equipes mineiras participantes na competição de engenharia, quatro na categoria Combustão - Fórmula UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais; Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG); Cheetah Racing, da Universidade Federal de Itajubá - Campus Itajubá; e FSAE-UFSJ, da Universidade Federal de São João Del Rei. Na categoria Elétrico, participa a equipe eCefast, também do Cefet-MG.

Três equipes representam o Rio de Janeiro: a Ícarus UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; a Buffalo, da Universidade Federal Fluminense e a Ufformula, da Universidade Federal Fluminense - Campus Volta Redonda, todas na categoria Combustão. Pelo Distrito Federal compete a equipe Apuama Racing, da Universidade de Brasília.

Equipes e seus carros - Quarta colocada em 2012, a Ícarus UFRJ entrará com um veículo completamente novo. “Nossos principais objetivos são aumentar a estabilidade do carro, reduzir o peso, além de incrementar a potência e o torque. Por isso, utilizamos tubos de aço, que oferecem resistência aliada a um preço competitivo, e fibra de vidro, que facilita a laminação”, explica Rodrigo Sudá Visintin, estudante do 9º período de Engenharia Mecânica.

A Apuama Racing (DF) optou por um projeto economicamente viável e de fácil construção. “Reprojetamos a transmissão e o sistema de propulsão do veículo e escolhemos aços especiais e alumínio naval por terem propriedades mecânicas compatíveis com o projeto”, conta Ziraldo dos Santos Júnior, capitão da equipe e estudante do 6º semestre de Engenharia Mecânica.

Em Minas Gerais, a equipe Fórmula Cefast (MG) adotou sistema inovador de troca de marchas, que aponta entre as vantagens do veículo. “A aceleração é um dos pontos fortes de nosso carro, com o sistema eletropneumático de troca de marchas que é a maior inovação, pois permite a troca sem o uso da embreagem”, afirma Frederico Rabelo Brandão, capitão da equipe e estudante do 5º período de Engenharia Elétrica.

Outros competidores - Do total de equipes participantes da competição, 31 concorrem na categoria Combustão e seis na categoria Elétrico. Além das equipes de Minas (5), Rio de Janeiro (3) e Distrito Federal (1), a prova terá na Categoria Combustão representantes de outros sete Estados brasileiros – Paraná (1 equipe), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), São Paulo (11), Bahia (2), Paraíba (1) e Sergipe (1, estreante) – mais Distrito Federal (1) e Exterior – Venezuela (2) e Equador (1). Da Categoria Fórmula Elétrico participam as equipes de Santa Catarina (1 equipe), Minas Gerais (1) e São Paulo (4). Cada equipe pode participar com até dois carros, produzidos dentro das universidades.

Os Fórmula SAE - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico.

EUA - Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2014, nos Estados Unidos: 14 a 17 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 18 a 21 de junho de 2014 na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na categoria Elétrica). A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

História - Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. A categoria de elétricos faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

“No Projeto Fórmula SAE BRASIL os estudantes são desafiados a construir um protótipo complexo em curto prazo e orçamento limitado. É um atestado de competência e simula a realidade do mercado que os futuros engenheiros vão encontrar”, ressalta o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.

10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS – de 1º a 3 de novembro de 2013

ECPA - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP
Dia 1º (sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise) - das 9h às 16h;
Dia 2 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross - 9h às 16h
Dia 3 (domingo) – enduro de resistência - das 9h às 12h



Mais informações à imprensa:
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Ellen Mützemberg – ellen@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11 4435-0000 – (11) 97204-1921

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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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