Estudantes de Engenharia de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Distrito Federal representam nove das 37 equipes participantes da 10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, nas categorias Combustão (31) e Elétrico (6), que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), de 1º a 3 de novembro, em Piracicaba, São Paulo.
São cinco as equipes mineiras participantes na competição de engenharia, quatro na categoria Combustão - Fórmula UFMG, da Universidade Federal de Minas Gerais; Fórmula Cefast, do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-MG); Cheetah Racing, da Universidade Federal de Itajubá - Campus Itajubá; e FSAE-UFSJ, da Universidade Federal de São João Del Rei. Na categoria Elétrico, participa a equipe eCefast, também do Cefet-MG.
Três equipes representam o Rio de Janeiro: a Ícarus UFRJ, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; a Buffalo, da Universidade Federal Fluminense e a Ufformula, da Universidade Federal Fluminense - Campus Volta Redonda, todas na categoria Combustão. Pelo Distrito Federal compete a equipe Apuama Racing, da Universidade de Brasília.
Equipes e seus carros - Quarta colocada em 2012, a Ícarus UFRJ entrará com um veículo completamente novo. “Nossos principais objetivos são aumentar a estabilidade do carro, reduzir o peso, além de incrementar a potência e o torque. Por isso, utilizamos tubos de aço, que oferecem resistência aliada a um preço competitivo, e fibra de vidro, que facilita a laminação”, explica Rodrigo Sudá Visintin, estudante do 9º período de Engenharia Mecânica.
A Apuama Racing (DF) optou por um projeto economicamente viável e de fácil construção. “Reprojetamos a transmissão e o sistema de propulsão do veículo e escolhemos aços especiais e alumínio naval por terem propriedades mecânicas compatíveis com o projeto”, conta Ziraldo dos Santos Júnior, capitão da equipe e estudante do 6º semestre de Engenharia Mecânica.
Em Minas Gerais, a equipe Fórmula Cefast (MG) adotou sistema inovador de troca de marchas, que aponta entre as vantagens do veículo. “A aceleração é um dos pontos fortes de nosso carro, com o sistema eletropneumático de troca de marchas que é a maior inovação, pois permite a troca sem o uso da embreagem”, afirma Frederico Rabelo Brandão, capitão da equipe e estudante do 5º período de Engenharia Elétrica.
Outros competidores - Do total de equipes participantes da competição, 31 concorrem na categoria Combustão e seis na categoria Elétrico. Além das equipes de Minas (5), Rio de Janeiro (3) e Distrito Federal (1), a prova terá na Categoria Combustão representantes de outros sete Estados brasileiros – Paraná (1 equipe), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), São Paulo (11), Bahia (2), Paraíba (1) e Sergipe (1, estreante) – mais Distrito Federal (1) e Exterior – Venezuela (2) e Equador (1). Da Categoria Fórmula Elétrico participam as equipes de Santa Catarina (1 equipe), Minas Gerais (1) e São Paulo (4). Cada equipe pode participar com até dois carros, produzidos dentro das universidades.
Os Fórmula SAE - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico.
EUA - Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2014, nos Estados Unidos: 14 a 17 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 18 a 21 de junho de 2014 na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na categoria Elétrica). A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
História - Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor. A categoria de elétricos faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.
“No Projeto Fórmula SAE BRASIL os estudantes são desafiados a construir um protótipo complexo em curto prazo e orçamento limitado. É um atestado de competência e simula a realidade do mercado que os futuros engenheiros vão encontrar”, ressalta o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.
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