Universitários da região Sul construíram seis carros, tipo Fórmula SAE, para a 10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS. A competição, que será realizada no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (ECPA), em Piracicaba, interior de São Paulo, entre os dias 1º e 3 de novembro, reunirá ao todo 37 carros, também projetados por estudantes de engenharia.
Do total de carros, denominados Fórmula SAE, 31 possuem motor a combustão e seis são elétricos. Além das seis equipes do Sul - três de Santa Catarina (uma na categoria Elétrica), duas do Rio Grande do Sul e uma do Paraná -, participam universitários do Sudeste, Nordeste, Distrito Federal, Venezuela e Equador. Cada equipe possui até dois carros – um em cada categoria e todos produzidos dentro das instituições de ensino.
Segunda colocada em 2012, a equipe Fórmula UFSM, da Universidade Federal de Santa Maria, levará um veículo totalmente novo, com baixo peso e alta resistência. “Inserimos um chassi tubular, motor de 4 cilindros e 600cc, montados em rodas aro 13. Também conseguimos uma redução de massa de 12% em comparação ao anterior”, explica Rodrigo Simoneti, membro da equipe e estudante do 4º semestre de Engenharia Mecânica.
A equipe Imperador UTFPR, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, é estreante, apesar de a instituição já ter histórico de participação na competição. O carro utiliza sistema de transmissão automática. “Com o tipo de câmbio, o piloto pode se concentrar na pista e explorar ao máximo o desempenho do carro”, comenta Guilherme Suguinoshita, estudante do 4º período de Engenharia Mecânica e capitão da equipe, de 20 integrantes.
Único carro elétrico - Única representante do Sul na categoria de carros elétricos, a equipe Fórmula UFSC, da Universidade de Santa Catarina, está animada. O carro conta com sistema de baterias desenvolvido pela própria equipe, como alternativa aos dispositivos de custo elevado no mercado. Além disso, conta com motor de indução WEG. Como a universidade tem equipe na categoria Combustão, o chassis do elétrico foi adaptado do projeto de 2012, em razão da robustez e confiabilidade. “O Projeto Fórmula SAE representa para nossa equipe a mais ambiciosa de nossa graduação. Nenhuma outra atividade foi tão complexa, trabalhosa e envolvente quanto o Fórmula SAE, aprendemos muito”, afirma Guido Moraes, recém-graduado em Engenharia Elétrica e integrante da equipe.
Categorias - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km com potência para atingir velocidade
superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico.
EUA - Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2014, nos Estados Unidos: 14 a 17 de maio, na Formula SAE Michigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 18 a 21 de junho de 2014 na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na categoria Elétrica).
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
História - Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.
A categoria de elétricos faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.
“No Projeto Fórmula SAE BRASIL os estudantes são desafiados a construir um protótipo complexo em curto prazo e orçamento limitado. É um atestado de competência e simula a realidade do mercado que os futuros engenheiros vão encontrar”, ressalta o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.
PROGRAMAÇÃO
10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS– de 1º a 3 de novembro de 2013
ECPA - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP
Dia 1º(sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise) - das 9h às 16h;
Dia 2 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross - 9h às 16h
Dia 3 (domingo) – enduro de resistência - das 9h às 12h
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