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 Release
29/10/2013
Universitários do Nordeste embarcam para Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, em São Paulo

Nas categorias Combustão e Elétrico, a competição nacional será no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo (rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba)

São Paulo, outubro de 2013 – Sergipe estreia este ano na 10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, com a equipe UFSAE, da Universidade Federal de Sergipe, ao lado de outras três equipes da região Nordeste - duas da Bahia (KRT UFBA, da Universidade Federal da Bahia, e Fast Track, da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec) e uma da Paraíba (Fórmula UFPB, da Universidade Federal da Paraíba), que estarão em Piracicaba, SP, de 1º a 3 de novembro para a disputa nacional de engenharia com carros na categoria Combustão.

Soma 37 o total de equipes participantes da competição, 31 na categoria Combustão e seis na categoria Elétrico. Além das quatro equipes nordestinas a prova terá na Categoria Combustão representantes de outros seis Estados brasileiros – Paraná (1 equipe), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Minas Gerais (4), Rio de Janeiro (3) e São Paulo (11) – mais Distrito Federal (1) e Exterior – Venezuela (2) e Equador (1). Da categoria Fórmula Elétrico participam equipes de Santa Catarina (1 equipe), Minas Gerais (1) e São Paulo (4).

Carros e equipes – Estreante na competição Formula SAE BRASIL, a equipe UFSAE, da Universidade Federal de Sergipe, apresenta um projeto de baixo custo e facilidade na fabricação e manutenção. “Queremos atingir os requisitos mínimos para participar das provas estáticas e dinâmicas. Para isso utilizamos transmissão sequencial por corrente, suspensão dianteira e traseira independentes, motor CB500R IN, além de chassi em aço carbono 1020, de baixo custo e fácil soldagem”, explica Pedro Campos Neto, estudante de Engenharia Mecânica.

Bahia - Oportunidade de desenvolvimento técnico, profissional e pessoal são pontos fortes da competição Formula SAE BRASIL para Gabriel Vieira, capitão da equipe FastTrack, da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec (BA),que compete desde 2008 na categoria Combustão. “Utilizamos peças feitas em alumínio para diminuir o peso do veículo e também fabricamos braços de suspensão tubulares e coletor de admissão de plástico, além de reduzir o tamanho do escapamento em aço inox”, conta Gabriel, estudante do 6º semestre de Sistemas Automotivos.

Paraíba - Pela quarta vez na competição, a equipe Fórmula UFPB, da Universidade Federal da Paraíba, quer comprovar a funcionalidade completa do projeto de 2013. “O ponto forte deste ano é um carro robusto e bastante seguro, para isso foram utilizados softwares ,como o Solidworks e o AutoCad no projeto. A nossa principal modificação foi no sistema de transmissão”, explica Marcelo Morsch von Montfort, estudante do 10º período de Engenharia Mecânica e capitão da equipe.

Categorias - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico.

EUA - Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2014, nos Estados Unidos: 14 a 17 de maio, na Formula SAEMichigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 18 a 21 de junho de 2014 na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na categoria Elétrica).

A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula SAE, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.

História - Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.

A categoria de elétricos faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.

“No Projeto Fórmula SAE BRASIL os estudantes são desafiados a construir um protótipo complexo em curto prazo e orçamento limitado. É um atestado de competência e simula a realidade do mercado que os futuros engenheiros vão encontrar”, ressalta o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO:
10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS – de 1º a 3 de novembro de 2013
ECPA - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP
Dia 1º(sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise) - das 9h às 16h;
Dia 2 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross - 9h às 16h
Dia 3 (domingo) – enduro de resistência - das 9h às 12h

10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS
1 a 3 de novembro – ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo) – Piracicaba-SP

Total de equipes inscritas: 37 – sendo 31 Categoria Combustão e 6 Categoria Elétrico
(em 2012 foram 31 equipes - 27 Combustão e 4 Elétrico)
Total de instituições de ensino representadas: 28
9 Estados + DF + Equador e Venezuela


EQUIPES FÓRMULA COMBUSTÃO


REGIÃO SUL

Paraná – (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Tecnológica Federal do Paraná – equipe Imperador UTFPR

Rio Grande do Sul - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal do Rio Grande do Sul – equipe RS Racing Team
Universidade Federal de Santa Maria – equipe Fórmula UFSM

Santa Catarina - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC
Universidade Federal de Santa Catarina - campus Joinville – equipe Fórmula Cem



REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais – (4 equipes / 4 instituições)
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) – equipe Fórmula UFMG
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet MG) – equipe Fórmula Cefast
Universidade Federal de Itajubá - campus Itajubá – equipe Cheetah Racing
Universidade Federal de São João Del Rei – equipe FSAE-UFSJ

Rio de Janeiro - (3 equipes / 3 instituições)
Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) – equipe Icarus UFRJ
Universidade Federal Fluminense (UFF) – equipe Buffalo
Universidade Federal Fluminense (UFF campus Volta Redonda) – equipe Ufformula

São Paulo – (11 equipes / 11 instituições)
Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo) – equipe Fórmula FEI
Universidade Paulista (Capital) – equipe Fórmula UNIP
Instituto Mauá de Tecnologia (São Caetano do Sul) – equipe Mauá Racing
Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (Poli USP) – equipe Poli Racing60
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe EESC-USP Fórmula SAE
Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens) – equipe V8 Racing
Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) – equipe FSAE-Unicamp
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Ilha Solteira – equipe Fênix Racing
Universidade Estadual Paulista (Unesp) - campus Guaratinguetá – equipe Unesp Racing
Universidade Federal de São Carlos – equipe Fórmula Route UFSCar
Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo – equipe EEL Racing

REGIÃO CENTRO-OESTE

Distrito Federal - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade de Brasília – equipe Apuama Racing

REGIÃO NORDESTE

Bahia - (2 equipes / 2 instituições)
Universidade Federal da Bahia – equipe KRT UFBA
Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec – equipe Fast Track

Paraíba - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal da Paraíba – equipe Fórmula UFPB

Sergipe - (1 equipe/ 1 instituição)
Universidade Federal de Sergipe – equipe UFSAE


EXTERIOR

Army Polytechnic School – equipe Fespe Team (Equador)
Universidad Católica Andrés Bello (Venezuela)
Universidad de Oriente (Venezuela)





EQUIPES FÓRMULA ELÉTRICO


REGIÃO SUL

Santa Catarina - (1 equipe / 1 instituição)
Universidade Federal de Santa Catarina – equipe Fórmula UFSC Elétrico



REGIÃO SUDESTE

Minas Gerais – (1 equipe / 1 instituição)
Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet MG) – equipe Fórmula eCefast

São Paulo – (4 equipes / 4 instituições)
Universidade Estadual de Campinas – equipe Unicamp E-Racing
Centro Universitário da FEI (São Bernardo do Campo) – equipe Fórmula FEI Elétrico
Universidade Paulista (Capital) – equipe Fórmula UNIP Elétrico
Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo – equipe EESC-Tupã



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 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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