São Paulo, outubro de 2013 – Sergipe estreia este ano na 10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS, com a equipe UFSAE, da Universidade Federal de Sergipe, ao lado de outras três equipes da região Nordeste - duas da Bahia (KRT UFBA, da Universidade Federal da Bahia, e Fast Track, da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec) e uma da Paraíba (Fórmula UFPB, da Universidade Federal da Paraíba), que estarão em Piracicaba, SP, de 1º a 3 de novembro para a disputa nacional de engenharia com carros na categoria Combustão.
Soma 37 o total de equipes participantes da competição, 31 na categoria Combustão e seis na categoria Elétrico. Além das quatro equipes nordestinas a prova terá na Categoria Combustão representantes de outros seis Estados brasileiros – Paraná (1 equipe), Rio Grande do Sul (2), Santa Catarina (2), Minas Gerais (4), Rio de Janeiro (3) e São Paulo (11) – mais Distrito Federal (1) e Exterior – Venezuela (2) e Equador (1). Da categoria Fórmula Elétrico participam equipes de Santa Catarina (1 equipe), Minas Gerais (1) e São Paulo (4).
Carros e equipes – Estreante na competição Formula SAE BRASIL, a equipe UFSAE, da Universidade Federal de Sergipe, apresenta um projeto de baixo custo e facilidade na fabricação e manutenção. “Queremos atingir os requisitos mínimos para participar das provas estáticas e dinâmicas. Para isso utilizamos transmissão sequencial por corrente, suspensão dianteira e traseira independentes, motor CB500R IN, além de chassi em aço carbono 1020, de baixo custo e fácil soldagem”, explica Pedro Campos Neto, estudante de Engenharia Mecânica.
Bahia - Oportunidade de desenvolvimento técnico, profissional e pessoal são pontos fortes da competição Formula SAE BRASIL para Gabriel Vieira, capitão da equipe FastTrack, da Faculdade de Tecnologia Senai Cimatec (BA),que compete desde 2008 na categoria Combustão. “Utilizamos peças feitas em alumínio para diminuir o peso do veículo e também fabricamos braços de suspensão tubulares e coletor de admissão de plástico, além de reduzir o tamanho do escapamento em aço inox”, conta Gabriel, estudante do 6º semestre de Sistemas Automotivos.
Paraíba - Pela quarta vez na competição, a equipe Fórmula UFPB, da Universidade Federal da Paraíba, quer comprovar a funcionalidade completa do projeto de 2013. “O ponto forte deste ano é um carro robusto e bastante seguro, para isso foram utilizados softwares ,como o Solidworks e o AutoCad no projeto. A nossa principal modificação foi no sistema de transmissão”, explica Marcelo Morsch von Montfort, estudante do 10º período de Engenharia Mecânica e capitão da equipe.
Categorias - Os carros Fórmula SAE a combustão têm motores de 4 tempos e cilindrada máxima de 610 cm³. Já os elétricos são tracionados com motores elétricos, alimentados a partir de baterias de até 600 volts, com autonomia de pelo menos 22 km com potência para atingir velocidade superior a 100 km/h. O recarregamento das baterias, realizado em carga lenta, será feito em área com alto nível de segurança, em tomada especial de 220 volts trifásico.
EUA - Ao final da competição, duas equipes da Categoria Combustão e uma da Elétrica que obtiverem as melhores pontuações na soma geral das provas poderão representar o Brasil nas competições da SAE INTERNATIONAL, em 2014, nos Estados Unidos: 14 a 17 de maio, na Formula SAEMichigan (primeira colocada na Categoria Combustão), e 18 a 21 de junho de 2014 na Formula SAE Lincoln, em Nebraska (segunda colocada na Categoria Combustão e primeira colocada na categoria Elétrica).
A construção dos veículos deve obedecer às normas do regulamento da competição, disponível no site da SAE BRASIL - www.saebrasil.org.br -, que exige das equipes (com até 20 integrantes) que se especializem nos variados sistemas que compõem um carro tipo Fórmula SAE, como powertrain, freios, direção, suspensão, sistemas elétricos, chassis e segurança.
História - Os carros Fórmula SAE surgiram em 1978, nos EUA. Além do Brasil e Estados Unidos, as competições de carros Fórmula SAE Combustão são realizadas na Inglaterra, Alemanha, Austrália, Áustria, Espanha, Hungria, Itália e Japão. O Brasil ingressou no circuito em 2004, com objetivo de fomentar nos estudantes de graduação e pós-graduação de engenharia a especialização técnica em veículos de alto desempenho, de acordo com regras definidas pela SAE INTERNATIONAL e sob a orientação de um professor.
A categoria de elétricos faz parte das competições dos EUA, Alemanha, Itália, Inglaterra, Austrália e, agora, do Brasil. O objetivo principal da categoria elétrica é aumentar o conhecimento técnico na área de motores 100% elétricos para as novas gerações de engenheiros, responsáveis pelas novas tendências da engenharia.
“No Projeto Fórmula SAE BRASIL os estudantes são desafiados a construir um protótipo complexo em curto prazo e orçamento limitado. É um atestado de competência e simula a realidade do mercado que os futuros engenheiros vão encontrar”, ressalta o engenheiro Robson Galvão, diretor de Simpósios e Programas Estudantis da SAE BRASIL.
PROGRAMAÇÃO:
10ª Competição Fórmula SAE BRASIL-PETROBRAS – de 1º a 3 de novembro de 2013
ECPA - rodovia SP 135, km 13,5, bairro Tupi, Piracicaba, SP
Dia 1º(sexta-feira) – Design, custo, inspeção técnica, freios, tilt table e ruído (noise) - das 9h às 16h;
Dia 2 (sábado) – Apresentações orais e provas de aceleração, manobrabilidade e auto cross - 9h às 16h
Dia 3 (domingo) – enduro de resistência - das 9h às 12h
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