Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA FAÇA SEU CREDENCIAMENTO

Mande seus dados para michelle@companhiadeimprensa.com.br
ou ligue para (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Release
30/10/2013
SAE BRASIL debate amanhã (31), em Minas Gerais, o futuro do mercado automotivo nacional

Encontro de executivos e gestores terá foco na necessidade da indústria brasileira em crescimento contínuo

Após algumas crises que abalaram a economia brasileira, o mercado conseguiu se estabilizar e manter uma taxa de crescimento estável. Porém isso gerou dúvidas na indústria, que agora questiona como fomentar o crescimento num mercado já consolidado. Para responder esses e outras dúvidas será realizado em Minas Gerais o 10º Simpósio SAE BRASIL de Tendências. O encontro será dia 31 de outubro na Casa Fiat de Cultura, em Nova Lima, MG (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, bairro Belvedere).

Promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, o simpósio quer esclarecer como as empresas podem se preparar para se manter competitivas. “Iremos discutir as ações que as indústrias e o governo tomarão para fomentar crescimento em um mercado que está sólido e estável, mas que cresce moderadamente”, comenta Alessandro Bagni, chairman do encontro.

Segundo Bagni, durante o encontro os participantes terão acesso a projeções macroeconômicas, a visão de entidades como Sindipeças e Anfavea, a opinião de quem comanda indústrias de autopeças e montadoras, além de debates sobre como reduzir custos, otimizar gastos e alavancar a infraestrutura para tornar as operações automotivas mais eficientes. “É muito importante discutirmos esses aspectos para que fique claro ao mercado o que esperar do futuro, já que no próximo ano teremos Copa do Mundo e eleições para presidente”, acrescenta Bagni.

Programação – Um dos palestrantes é Caio Megale, economista do banco Itaú, que apresentará o cenário macroeconômico e as projeções para 2014. O conselheiro do Sindipeças e diretor geral da Automotiva Usiminas, Flávio Del Soltado, discutirá a posição das autopeças diante do Inovar-Auto e da estabilidade de crescimento do mercado, enquanto o vice-presidente da Anfavea e diretor de relações governamentais e institucionais da MAN Latin América, Marco Saltini, irá propor a discussão sobre os motivos que o mercado brasileiro atrai montadoras e investimentos.

Estão previstas, ainda, palestras de Ivan Witt, sócio presidente da Steer Recursos Humanos; Sérgio Leite, diretor vice-presidente Comercial da Usiminas; e Olavo Machado Junior, presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG). Vilmar Fistarol, presidente para a América Latina da Fiat Industrial, fará um apanhado do que foi discutido no encerramento do encontro.

“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

PROGRAMAÇÃO

8h30 - Abertura com Norberto Blumenfeld Klein, diretor da Seção Minas Gerais.

9h - Palestra “BRASIL, MERCADO INTERNO E POSIÇÃO GLOBAL” - (*).

9h40 - Palestra “CENÁRIO MACROECONÔMICO E PROJEÇÕES PARA 2014”, com Caio Megale, membro da equipe econômica do Banco Itaú.

10h50 - Palestra “COMO SE COLOCAM AS AUTOPEÇAS DIANTE DO INOVAR-AUTO E DA ESTABILIDADE DE CRESCIMENTO DO MERCADO”, com Flávio Del Soltado, conselheiro do Sindipeças, diretor geral Automotiva da Usiminas.

11h30 - Palestra “POR QUE O MERCADO BRASILEIRO CONTINUA ATRAINDO MONTADORAS E INVESTIMENTOS?”, Marco Saltini, vice-presidente da Anfavea e diretor de Relações Governamentais e Institucionais da MAN Latin América.

13h40 - Palestra “O QUE SIGNIFICA MÃO DE OBRA GLOBALIZADA”, com Ivan Witt, sócio presidente Steer Recursos Humanos.

14h20 - Palestra “A ATUAÇÃO DA USINA DIANTE DE OPORTUNIDADES COM O INOVAR-AUTO”, com Sérgio Leite, diretor vice-presidente comercial da Usiminas.

15h50 - Palestra “A INDÚSTRIA MINEIRA DENTRO DO CENÁRIO NACIONAL”, com Olavo Machado Junior, presidente Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

16h30 - Painel “ESTRATÉGIA PARA MANTER O CRESCIMENTO”, com representantes das empresas Fiat, Aethra e Magneti Marelli.

17h30 - Palestra de fechamento com Vilmar Fistarol, presidente para a América Latina da Fiat Industrial.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308