São Paulo, 13 de outubro de 2013 – A equipe UDESC Velociraptor, da Universidade do Estado de Santa Catarina, venceu a Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, neste domingo (13) no Parque Industrial da Dana, em Gravataí, RS. A equipe alcançou a melhor posição na classificação geral das provas estáticas e dinâmicas. Em segundo lugar ficou a equipe Baja Cataratas, da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), seguida pela equipe UFPR Baja SAE, da Universidade Federal do Paraná.
A Competição Baja SAE BRASIL – Etapa Sul, que teve início sexta-feira (11), com 20 equipes inscritas, registrou o comparecimento de 15, num total de 206 participantes, do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Além das três primeiras colocações, a competição de carros, projetos e construídos por estudantes de engenharia, destacou a melhor equipe nas nove provas estáticas e dinâmicas, aplicadas por juízes, engenheiros da indústria automotiva:
• Apresentação de Projeto - equipe Imperador UTFPR.
• Conforto - equipe Udesc Velociraptor.
• Tração - equipe Força Baja, da Faculdade Assis Gurgacz (PR).
• Manobrabilidade - equipe Udesc Velociraptor.
• Suspension & Traction - equipe Udesc Velociraptor.
• Enduro - equipe Udesc Velociraptor.
• FMEA (Análise do Tipo e Efeito de Falha) - equipe Baja de Galpão, da Universidade de Santa Cruz do Sul (RS).
• Aceleração - equipe Baja Cataratas.
• Velocidade - equipe Bombaja, da Univ. Federal de Santa Maria (RS).
NACIONAL - A Etapa Sul constitui uma oportunidade para as equipes trocarem conhecimentos e aperfeiçoarem os veículos fora de estrada que irão disputar a Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada anualmente no início do ano, em Piracicaba, São Paulo, com cerca de 70 equipes de todas as regiões do Brasil.
Além da Etapa Sul, a SAE BRASIL realiza mais duas competições regionais durante o ano: a Etapa Sudeste, realizada em julho último e a Etapa Nordeste, prevista para os dias 4 a 6 de novembro próximo.
CARROS - Os veículos, denominados Baja SAE, são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora-de-estrada, com quatro ou mais rodas e devem ser capazes de transportar pessoas com até 1,90m de altura, pesando até 113,4 kg e motor padrão de 10 HP. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelas equipes, que têm, ainda, a tarefa de buscar patrocínio para viabilizar o projeto.
“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.
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