Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Jornalista
Credencie-se para o Congresso SAE BRASIL na recepção do evento

 Release
08/10/2013
Congresso SAE BRASIL homenageia 15 jovens talentos da engenharia

Os engenheiros com menos de 35 anos de idade foram indicados por empresas pela qualidade técnica e inovação de seus trabalhos

São Paulo – Fábio Gaiotto Dias, da Continental, é o destaque da quarta edição do Prêmio Jovem Engenheiro, durante solenidade no 22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade , neste dia 7 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo. Ao todo 15 engenheiros, com menos de 35 anos de idade e graduados há até 10 anos, foram homenageados pela SAE BRASIL.

Graduado em Engenharia de Controle de Automação pela Unip (Universidade Paulista) e mestre em Engenharia da Computação pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), Fábio Gaiotto Dias elaborou técnica utilizando a simulação computacional para configurar um material de atrito de pastilhas de freios para utilização em simulação de NVH (ruído e vibração).

Essa metodologia reduziu o tempo de configuração do material, que anteriormente era feito fisicamente e demorava sete dias, e agora permite a realização do projeto em apenas uma hora, além de obter mais precisão nos resultados. Com a inovação, a Continental economizou aproximadamente US$ 80 mil em equipamentos e contratação de pessoal.

Inovação - Os 15 engenheiros foram indicados por empresas da área da mobilidade, onde trabalham, por terem se destacado em projetos com alto conteúdo de inovação, que contribuíram para o aprimoramento da qualidade e redução de custos na companhia.

O grupo foi avaliado pelo Comitê de Reconhecimento da SAE BRASIL, que tem como presidente o engenheiro Ozires Silva. Todos receberam placas alusivas ao 4º Prêmio Jovem Engenheiro. Os ganhadores são:

Alexandre Casaril, da FRAS-LE;
André Cameiro Couto Alvarez, da Iveco;
André Gustavo Porfírio, da BorgWarner;
Caio de Carvalho Scozzafave, da Mercedes-Benz;
Eduardo de Melo Rezende e Sampaio Xavier, da Fiat;
Fábio Gaiotto Dias, da Continental;
Guilherme Augusto Fernandes Monteiro, da Sabó;
Gustavo dos Santos Gioria, da Schaeffler;
Lázaro Benedito de Oliveira Melo, da Bosch;
Matheus Pereira da Silva, da MAN;
Rodrigo Fontes Souto, da Embraer;
Rodrigo Franco, da Delphi;
Rodrigo Koji Nishigasako, da GM;
Romulo Souza Rodrigues da Visteon;
Thiago Wilhelmsen Loureiro, da Volkswagen.

Com objetivo de integrar e incentivar o engenheiro-médio a participar da entidade, o 4º Prêmio Jovem Engenheiro é uma das muitas atividades realizadas durante os três dias de Congresso SAE BRASIL 2013 , que se encerra amanhã (9). Uma delas será a Mostra Tecnológica, onde 90 empresas apresentam as últimas novidades da engenharia da mobilidade.

O Congresso - O Congresso SAE apresenta ainda 22 painéis sobre tecnologia nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Competitividade, Compras, Duas Rodas, Transporte Ferroviário, Internacional, Manufatura, Qualidade e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves.
Como é tradição, o Congresso SAE BRASIL 2013 também apresenta dezenas de trabalhos técnicos (papers), desenvolvidos por engenheiros que atuam dentro das empresas e universidades, do Brasil e Exterior. No ano passado, o Congresso SAE BRASIL apresentou 148 trabalhos técnicos do total recorde de 314 recebidos.

Realizado anualmente por voluntários, engenheiros associados à entidade, que ocupam posições executivas em montadoras, autopeças, e consultorias e/ou professores de cursos de engenharia, o Congresso SAE BRASIL é o maior fórum do gênero no Hemisfério Sul e o segundo do mundo depois do SAE Congress, promovido pela SAE INTERNATIONAL, em Detroit (EUA).

Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
7 a 9 de outubro de 2013 - das 8h30 às 20h
Expo Center Norte – Pavilhão Azul – Rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo, SP.




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Bárbara Juneck – barbara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308