Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA

FALTAM 4 DIAS PARA Congresso SAE BRASIL

CREDENCIE-SE

ACESSE

http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/77/auth

 Release
03/10/2013
Congresso SAE BRASIL abre nesta segunda-feira, dia 7

Maior fórum de engenharia e tecnologia da mobilidade da América Latina reúne mostra tecnológica,
22 painéis e 148 apresentações técnicas, de 7 a 9 de outubro no Expo Center Norte (SP)

São Paulo – Será nesta segunda-feira, 7 de outubro, às 9h30, no Pavilhão Azul do Expo Center Norte (rua José Bernardo Pinto, 333, Vila Guilherme) em São Paulo, a cerimônia oficial de abertura do Congresso SAE BRASIL 2013, maior fórum de engenharia e tecnologia da mobilidade da América Latina. Na 22ª edição, o Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade discutirá “A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras”.

A solenidade contará com Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL e presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul; Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013 e diretor de Logística e Infraestrutura da Mercedes-Benz; Astor Schmitt, vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2013 e conselheiro das Empresas Randon; Luiz Moan Yabiku Jr., presidente da Anfavea, e Paulo Butori, presidente do Sindipeças.

Entre os convidados confirmados estão Willer Larry Furtado, superintendente Regional São Paulo da Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária), Helênio Romualdo Almeida, superintendente da 6ª Superintendência Regional São Paulo do DPRF (Departamento de Polícia Rodoviária Federal), Ricardo Rossi Madalena, superintendente Regional São Paulo do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Daphne Savoy, gestor de trânsito da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), Nilton Nunes Toledo, coordenador de cursos da FDTE (Fundação para o Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia), Alencar Burti, presidente do Conselho Deliberativo do (Sebrae – SP), Vicente Abate, presidente da Abifer (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária), além de outras personalidades da Indústria e da Academia.

Para Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, o evento é resultado do apoio da entidade ao desenvolvimento técnico-científico da mobilidade. “A pesquisa científica não se dá apenas na universidade, é preciso proporcionar aos profissionais do setor e estudantes o ambiente propício à inovação, que promova interação e estimule a realização de pesquisas competitivas”, aponta Bastian, que espera atrair mais de 10 mil visitantes.

Painéis - O Congresso SAE BRASIL 2013 vem com 22 painéis com participação especialistas nacionais e estrangeiros nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Duas Rodas, Educação de Engenharia, Ferroviária, Internacional, Manufatura, Qualidade, Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Motorsport, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Telemática & Infotainment, TI, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves. Serão realizados ainda painéis especiais – Presidentes, Engenheiros-chefe, em que os executivos de montadoras de veículos e sistemistas debaterão os principais temas da mobilidade.

Sessões Técnicas - O Congresso superou este ano o volume de trabalhos técnicos (papers), com 356 inscrições ante as 314 em 2012. Do total, 70% foram aprovados e 148 serão apresentados nas sessões técnicas, durante os três dias. O tema motores aparece no topo da lista dos aprovados, com 24 trabalhos, seguido pela área de testes, com 16. Do total de ‘papers’ aprovados 95% são de autores nacionais, 70% vindos de empresas e 30% de universidades, nas áreas de motores, chassis, materiais, ensaios, veículos, aeroespacial, transmissões, combustíveis e lubrificantes, eletroeletrônica, projetos, emissões, manufatura, suspensão, segurança e ergonomia, gestão, ruídos e vibrações, meio-ambiente, qualidade e produtividade e tecnologia da informação (confira horários na programação).

Mostra Tecnológica – Com 90 empresas (26 inéditas), a Mostra Tecnológica do Congresso SAE BRASIL 2013 ocupará cerca de 11 mil m2 do pavilhão. São montadoras, sistemistas e outras empresas do setor, que mostrarão suas novas tecnologias e serviços no estado da arte.

Na lista de expositores estão AETHRA, AMERICAN AXLE & MANUFACTURING, APPLUS IDIADA, AVL, BASF, CARSIM, CBMM, CORNETA, DALTRIX, DASSAULT SYSTÈMES, DELPHI, DENSO DO BRASIL LTDA, EASTMAN, EDAG DO BRASIL LTDA, EISENMANN, ELETRA - TECNOLOGIA DE TRAÇÃO ELÉTRICA, ELRING KLINGER, EMBRAER, EMICOL, FEV, FIAT, FORD, FREUDENBERG NOK, FROHN BRASIL, GENERAL MOTORS, GKN, GRUPO CONTINENTAL, GRUPO SETORIAL DA METALURGIA DO PÓ, GVS DO BRASIL, HARMAN, HELLA, HENGST, HOGANAS, IVECO, KLUBER; KUKA ROBOTER, KURARAY, LORD, MAGNA INTERNATIONAL, MAGNETI MARELLI, MAN LATIN AMERICA, MARSILLI, MENTOR GRAPHICS, MERCEDES-BENZ, NALCO, NATIONAL INSTRUMENTS, NEUMAYER TEKFOR, NORMA, NOVELIS, OLSA, PRO MODEL, R DESIGN, ROBERT BOSCH, ROBTEC, RTT, SABIC, SABÓ, SAINT GOBAIN – SEKURIT, SCANIA, SCHAEFFLER, SKF, SODECIA, SOS SUL, STANLEY ENGINEERED FASTENING – SPIRALOCK, TCA HORIBA, TE CONNECTIVITY, TOYOTA, TRUMPF MÁQUINAS, TRY TESTS, TRW, USIMINAS, VECTOR, VICTREX POLYMER SOLUTIONS, VIRTUAL CAE, VISTEON SISTEMAS AUTOMOTIVOS, VOITH, VOLKSWAGEN, VOSS, ZEN S/A e ZF.



22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade
Data: 7 a 9 de outubro de 2013 - das 8h30 às 20h30
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Azul - rua José Bernardo Pinto, 333, vila Guilherme, São Paulo

Programa de fóruns e painéis
Dia 7 de outubro

CERIMÔNIA DE ABERTURA – com Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz; Astor Schmitt, vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2013 e conselheiro das Empresas Randon; Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL e presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul; Luiz Moan Yabiku Jr., presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores); e Paulo Butori, presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores) – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (9h30).

Aeroespacial – DESAFIOS NA QUALIFICAÇÃO DA ENGENHARIA AERONÁUTICA BRASILEIRA
Com Marco Túlio Grassi, diretor de Engenharia Integridade do Produto da Embraer; Ariosto Bretanha Jorge, professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá; e Jurandir Yanagihara, professor titular da Universidade de São Paulo – Auditório Jaçanã 3 (13h).

Educação de Engenharia – O INOVAR-AUTO E AS OPORTUNIDADES PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL
Com prof. dr. Rainer Nordmann, studied Mechanical Engineering at TH Darmstadt and then undertook PhD research in Rotor Dynamics at the Machine Dynamics chair of THD; prof. Oswaldo Massambani, diretor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; e Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pier Vanguarda em Gestão e da Prittchet Rummler Brache do Brasil – Auditório Santana 1 (13h).

Veículos Leves – COMO AS MONTADORAS E SISTEMISTAS QUALIFICAM A ENGENHARIA BRASILEIRA PARA OPERAR NO CENÁRIO GLOBAL E GERAR INOVAÇÕES
Montadoras e sistemistas têm desenvolvido e implementado organizações de engenharia no Brasil ao longo dos anos, tendo muitas dessas empresas atingido grau de maturidade que lhes permitiram operar como parte das respectivas organizações globais. Algumas lideram do Brasil projetos de veículos globais. Com as necessidades tecnológicas cada vez mais complexas e Inovar-Auto fomentando o desenvolvimento local, como essas empresas atuam para qualificar engenheiros e técnicos? Com Antonio Carnielli, gerente executivo de Desenvolvimento da Volkswagen; Alexandre Guimarães, diretor de Engenharia Elétrica, Software e Infotainment da GM; Claudio Castro, gerente de Desenvolvimento da Schaeffler; e Jochen Walther, gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Bosch Alemanha. Mediação: Pedro Manuchakian, consultor de Engenharia Automotiva – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (13h).

Motorsport – O FUTURO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO ESTÁ AMEAÇADO?
Estamos às vésperas da Copa do Mundo no Brasil. Depois de dois anos, seremos palco das Olimpíadas. Estes eventos de porte internacional representam investimentos milionários e no aumento da visibilidade de todos os esportes olímpicos. Como ficará o automobilismo brasileiro? Profissionais de renome discutirão como este esporte se renova e continua sendo impulsionado pela paixão de seus aficcionados e que conquista novos públicos. Com Ingo Hoffmann, empresário, instrutor da Mitsubishi, piloto 12 vezes campeão da Stock Car Brasileira; Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo; Claudio Fontoura, promotor da Fórmula 1.6RS e representante da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA); Sérgio Jimenez, presidente da SKB (Super Kart Brasil); Dito Gianetti, diretor do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo); e Alexandre Nascimento, presidente da APPM (Associação Paulista de Pilotos de Marcas) – Auditório Santana 1 (15h30).

Painel ENGENHEIROS-CHEFE – INOVAR-AUTO - DECRETO 7819
O Inovar-Auto tem como objetivo apoiar o desenvolvimento tecnológico, a inovação, a segurança, a proteção ao meio ambiente, a eficiência energética e a qualidade dos veículos e das autopeças. Qual o atual estágio e o futuro para atendimento ao programa? Profissionais da área da mobilidade discutirão o tema procurando posicionar a engenharia automotiva brasileira no contexto do decreto. Com Gilmar Laignier, gerente de Engenharia Experimental da Fiat; Pierre-Jean Montanié, diretor de Engenharia da Renault; e Anderson Citron, diretor de Engenharia da Continental. Mediação: Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (15h30).

PRÊMIO JOVEM ENGENHEIRO - Na 4ª edição, o Prêmio SAE BRASIL Jovem Engenheiro é uma iniciativa que tem como principais metas o reconhecimento do profissional em início ou média carreira e sua integração com a entidade e com a comunidade da engenharia. Concorrem ao prêmio Alexandre Casaril, da FRAS-LE; André Cameiro Couto Alvarez, da Iveco; André Gustavo Porfírio, da BorgWarner; Caio de Carvalho Scozzafave, da Mercedes-Benz; Eduardo de Melo Rezende e Sampaio Xavier, da Fiat; Fábio Gaiotto Dias, da Continental; Guilherme Augusto Fernandes Monteiro, da Sabó; Gustavo dos Santos Gioria, da Schaeffler; Lázaro Benedito de Oliveira Melo, da Bosch; Matheus Pereira da Silva, da MAN; Rodrigo Fontes Souto, da Embraer; Rodrigo Franco, da Delphi; Rodrigo Koji Nishigasako, da GM; Romulo Souza Rodrigues da Visteon; e Thiago Wilhelmsen Loureiro, da Volkswagen. Auditório Jaçanã 3 (17h30).

Dia 8 de outubro
Veículos Elétricos e Híbridos – QUESTÕES DE SEGURANÇA RELACIONADAS A VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS
Veículos elétricos e híbridos já são realidade no mundo e no Brasil, ainda que incipiente. Fatores como foco em diferentes nichos de mercado, aplicações e configurações veiculares e ainda variadas estratégias tecnológicas dos fabricantes tornam consideravelmente diferentes as tecnologias implementadas no mercado. Há grande preocupação com os aspectos de segurança sendo debatidos entre especialistas, autoridades e o público consumidor. Com Robson Macedo, engenheiro sênior de Segurança Veicular da GM; e Luiz Fernando Oliveira, chefe de Projetos da Renault. Mediação: Ricardo Takahira, New Business Manager - Electric Vehicles - Innovation – Partnershipda, da Magneti Marelli – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (8h30).

Manufatura – INTERAÇÃO ENTRE MANUFATURA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COMO FONTE DE COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO
A importância da interação entre a manufatura e o desenvolvimento de produto para a melhoria do processo produtivo e da produção de veículos é o assunto do painel, em que profissionais da indústria apresentarão estratégias inovadoras para garantir a competitividade no mercado. Com Alexandre Nogueira, gerente sênior de Planejamento da Produção de Caminhões da Mercedes Benz; Marcos Paiva, diretor geral Planejamento e Gerenciamento de Programas América do Sul da GM; e Daniel Bio, gerente de Desenvolvimento de Negócios da SAP Brasil. Mediação: prof. dr. Paulo Carlos Kaminski, prof. titular e coordenador de pós-graduação em Engenharia Automotiva da POLI/ USP – Auditório Jaçanã 3 (8h30).

Ferroviário - O DESAFIO DA INTERMODALIDADE E INTEROPERABILIDADE COMO FERRAMENTAS PARA AUMENTO DA EFICIÊNCIA DA LOGÍSTICA DE CARGAS E PASSAGEIROS NO BRASIL
Com Sergio Guedelha Coutinho, sócio-diretor da Guedelha e Associados. Debatedor: Pedro Armante Machado da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEAMESP). Mediação: Jean Pejo, consultor da JC Pejo Consultores.
A ESTRATÉGIA PARA ATINGIR O DOMÍNIO DA TECNOLOGIA E A QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS PROFISSIONAIS PARA O SISTEMA METRO-FERROVIÁRIO
Com Ricardo Figueiredo Terra, diretor técnico do Senai; Liedi Bernucci, chefe de Departamento da Poli-USP. Mediação: Vicente Abate, presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária). Auditório Santana 1 (8h30).

Caminhões e Ônibus – A TECNOLOGIA NA MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS ADICIONADOS AO TRANSPORTE PELA NOVA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DOS MOTORISTAS
A exemplo dos países desenvolvidos, o Brasil adotou restrições à jornada de trabalho do motorista profissional, medida que trouxe impactos sobre as atividades de logística de transportes especialmente em volume e custos. As soluções tecnológicas da indústria para a minimização dos impactos e os resultados práticos nas estradas a partir das inovações serão o foco do painel. Com Antonio Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC Logística; Wagner da Costa Fonseca, diretor da NETZ; e Ricardo Lattanzi, gerente geral de Operações da Estrada Transportes. Mediação: Rogério Pires, gerente da Voith – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (11h).

Caminhões e Ônibus – OS AVANÇOS DO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES LOCAIS INOVADORAS
O ritmo saudável do desenvolvimento e da aplicação de projetos locais inovadores nos veículos de transporte aponta para o fato de que, além de melhorias tecnológicas significativas para a frota brasileira, a indústria conquistou confiança e respeito das matrizes. O painel apresenta os projetos criados por grandes multinacionais no Brasil para a área de transporte e o depoimento das empresas usuárias. Com Daniel Muller Spinelli, gerente sênior de Suporte ao Desenvolvimento do Produto da Mercedes-Benz; Christiano Garrido, gerente de Engenharia da IVECO; Francisco Cabral, supervisor de Desenvolvimento da MAN; Eduardo Akashi, gerente de Engenharia da Eletra; e José Carlos Freitas, diretor da FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação). Mediação: Décio Del Débbio, engenheiro da Mercedes-Benz – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (13h30).

Painel - QUALIDADE PREVENTIVA: COMO ALCANÇAR SISTEMA ROBUSTO E COMPETITIVO
Veículo bom é o que não apresenta defeitos. A qualidade é atributo que começa antes mesmo da produção. O projeto e o processo produtivo devem ser suficientemente robustos e capazes para que os defeitos sejam evitados. Qual o custo e o esforço da manufatura para que isso se torne realidade? Com Alessandro Napolitano, gerente de Qualidade da Nissan Resende (RJ); e Willian Nunes de Aquino, gerente de Qualidade da Mitsubishi Catalão (GO) Mediação: prof. Mauro Andreassa, gerente de Programas da Ford e professor do Instituto Mauá de Tecnologia (SP) – Auditório Jaçanã 3 (11h).

Sustentabilidade – A ENGENHARIA BRASILEIRA E A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL
A mobilidade sustentável enfrenta grandes desafios com as metas de eficiência energética para motores veiculares, desenvolvimento de materiais mais leves, recicláveis, não poluentes e de fontes renováveis, e que, ao mesmo tempo, atendam à crescente demanda de resistência e durabilidade, com processos cada vez mais ecoeficientes em termos de energia, água e na geração de resíduos. Com Ozires Silva, reitor do Unimonte (Centro Universitário Monte Serrat); e Marco Antonio Dias, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Mediação: Marcos Munhoz, VP da GM do Brasil – Auditório Santana 1 (11h).

Logística – LOGÍSTICA: ALTERNATIVAS PARA AUMENTO DA COMPETITIVIDADE
O papel da logística na eficiência das operações na ótica funcional e financeira é o foco do painel. A abertura dos mais polos industriais em diversos Estados brasileiros requer discussões sobre as dificuldades e soluções para a competitividade no segmento, com a utilização de parcerias colaborativas. Com Ralph Sarömba, CoC International Supply Daimler Trucks da Daimler AG, Stuttgart; Antonio Wrobleski, presidente da Support Cargo; e José Rodolfo Bacci, diretor executivo da Tech Trends.Mediação: Edson Carillo, diretor da Connexxion e professor MBA da FGV – Auditório Jaçanã 3 (às 13h30).

Segurança Veicular – INOVAÇÕES EM SEGURANÇA VEICULAR ESTIMULADAS PELA DEMANDA DE CAMPO: EXEMPLOS E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL
No Brasil, a carência de dados estatísticos de acidentes de trânsito é uma barreira para o aprimoramento da segurança veicular. O mapeamento dos dados é de conhecimento imprescindível para direcionar o desenvolvimento dos veículos. Somente o detalhamento das circunstâncias e dos agentes causadores dos acidentes possibilitará o emprego lógico de soluções preventivas nas áreas de infraestrutura, educação, fiscalização e tecnologias de segurança veicular. Com Robert Lange, vice-presidente da Exponent, Consultoria em Engenharia e Ciências Aplicadas (EUA); dr. Robert Zöbel, supervisor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Volkswagen AG (Alemanha); e prof. dr. Mark Stevenson, diretor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade de Monash (Austrália). Mediação: João Pedro Correa, consultor especialista em Segurança do Trânsito – Auditório Santana 1 (13h30).

Internacional – SITUAÇÂO E PRESPECTIVAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA GLOBAL DEVIDO AOS ÚLTIMOS DESAFIOS DA ECONOMIA, ENERGIA E EMISSÕES
Com dr. Donald Hillebrand, presidente da SAE INTERNATIONAL e director Argonne National Laboratory's Energy System Division; Wolfgang Warnecke, Chief Scientist for Mobility Shell Group Technologies; Joerg Ohlsen, CEO and Spokesman of the Executive Boards, EDAG GmbH + Co KGaA; Todd Summe, Global Technology director Automotive Novelis Inc., Klaus-Dieter Holloh, director Advanced Engineering Trucks Daimler AG; e Ricardo Abreu, director of Technology, Mahle Metal Leve S.A. Mediação: Horst Bergmann, retired director da Mercedes-Benz Trucks and Vans e Daimler AG Senior Consultant Commercial Vehicles FEV GmbH. Moderador: Yoshio Kawakami, Member of Board Directors SAE INTERNATIONAL. Auditórios Jaçanã 1 e 2 (16h).

Dia 9 de outubro

Compras – A COMPETITIVIDADE NA VISÃO DE COMPRAS
A complexidade das operações na cadeia automotiva conferem à área de compras papel cada vez mais estratégica na obtenção de parâmetros sustentáveis de competitividade. Aspectos como logística, custo total, segurança no fornecimento e gestão do produto interagem com as áreas de suprimentos em busca de objetivos comuns. A melhor compra é a de menor preço? Com Christopher Naegeli, vice-presidente de Compras da GM América do Sul; João Pimentel, diretor de Compras América do Sul da Ford; Pedro Suplicy, gerente geral de Compras da Renault; John Meckien, gerente executivo de Suprimentos Powertrain da Volkswagen. Mediação: Ricardo Santos da Mercedes-Benz – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (9h).

Duas Rodas – TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA CONTROLE E REDUÇÃO DE EMISSÕES EM MOTOCICLETAS
Avanços para a redução de emissões em motocicletas. O segmento de motocicletas está perto do início da fase quatro do Promot (Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares), que começa em 1º de janeiro de 2014 com limites mais restritos para 2016. O desafio de encontrar soluções tecnológicas para fazer frente às novas exigências do programa que colocará o Brasil no mesmo nível de tolerância de emissões adotado na Europa, Estados Unidos e Japão; os avanços brasileiros obtidos na redução de emissões em motocicletas e as últimas pesquisas sobre o tema estarão em debate. Com Alfredo Guedes, supervisor de relações públicas da Honda; Renato Linke, da Cetesb; e o prof. dr. eng. Flávio Vaz, do CISLOG (Centro de Inovação em Sistemas Logísticos) da Escola Politécnica da USP. Mediação: Celso Miranda, jornalista. Aud. Jaçanã 3 (9h).

Painel COMPETITIVIDADE
A competitividade da indústria automotiva brasileira, ainda favorecida por medidas como Inovar-Auto, desoneração de folha e desvalorização da moeda, não tem sido suficiente para assegurar a manutenção das operações de manufatura e aumento de volumes para exportação. O painel visa reunir os principais atores desse processo para discutir caminhos e oportunidades para a consolidação da competitividade da indústria, tendo a engenharia como principal plataforma de atuação. A realidade das indústrias multinacionais brasileiras, no seu esforço de internacionalização, será revisada por representantes do governo e consultorias. Com Paulo Bedran diretor do Departamento de Indústria de Equipamentos de Transportes da MDIC; Stephan Keese, sócio da Roland Berger; Luciano Almeida, presidente da Investe SP; Lourenço Oricchio, vice-presidente da Sabó; e Dan Ioschpez, presidente da Iochpe-Maxion. Mediação: Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (11h).

Tecnologia da Informação – O BIG DATA NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE
O acesso à Internet para comunicações móveis digitais está em vigor há mais de 20 anos e, segundo previsão da IDC (International Data Corporation, subsidiária do norte-americano International Data Group), até 2020 o volume de dados digitalizados crescerá a ponto de suplantar a capacidade de processamento dos sistemas convencionais. A aplicação do Big Data, na indústria da mobilidade, tecnologia inovadora capaz de analisar, em tempo real, grandes volumes, variedade e velocidade de dados digitalizados, sua importância para a tomada de decisões, e a preparação de profissionais do setor para esse mercado são assuntos do painel. Com Carlos Tack, especialista em Big Data da T-Systems; André Salvador, gerente ISI - Implementação e Soluções Integradas LATAM, JOHN DEERE; e dr. Valderes Pinheiro, diretor acadêmico da Impacta. Auditório Jaçanã 3 (11h).

Máquinas Agrícolas e de Construção – O APAGÃO DE MÃO-DE-OBRA E AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE INDÚSTRIAS E EMPRESAS PRIVADAS BUSCAM
O Brasil será palco de importantes eventos internacionais e por isso realiza grandes obras de infraestrutura. A tecnologia aplicada às máquinas agrícolas e de construção avança, mas a indústria se depara com a carência de mão de obra capacitada. O Brasil tem pressa e os brasileiros precisam de trabalho em condições mais favoráveis para a realização de tarefas, tanto na construção civil quanto no campo. O painel discutirá as alternativas de fabricantes de equipamentos e seus usuários para enfrentar mais esse obstáculo ao crescimento.
Com Felipe Dantas, gerente marketing produto case IH da CNH; João Pontes, diretor de Planejamento Estratégico para América Latina da John Deere; Edivaldo Freitas, gerente de Treinamento da Odebrecht; e Fábio Tonani Mazzieiro, revendedor Sotreq da Caterpillar. Mediação: Yoshio Kawakami, consultor e Member of Board Directors SAE INTERNATIONAL. Auditórios Jaçanã 1 e 2 (13h30).

Telemática e Infotainment – A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE INOVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PARA O MERCADO AUTOMOTIVO
Motor para a produtividade, a inovação é foco no Brasil, onde o desafio é do tamanho dos custos de produção e do esforço para a competitividade em âmbito mundial. Esse esforço passa pela universidade, na afinação de conteúdos com a dinâmica e a necessidade da indústria, para a formação profissional. Jader Amorim, da Ford; Luciano Abrahão, professor da Fatec; Mats Laarson, gerente da Vektor Alemanha; e Helder Azevedo, diretor executivo da Nokia-Here. Auditório Jaçanã 3 (13h30).

Painel dos Presidentes – A QUALIFICAÇÃO DA ENGENHARIA BRASILEIRA NA BUSCA POR SOLUÇÕES INOVADORAS
Qualificação e inovação são essenciais para o cumprimento da missão da Engenharia. Acompanhar a velocidade das mudanças dos mercados é um desafio cada vez maior em vista da incorporação de modernas tecnologias e modelos organizacionais. Isso exige novos perfis profissionais e maior interação entre as empresas. Com Donald Hillebrand, presidente da SAE INTERNATIONAL; Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil; Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil; e Sandro Beneduce, presidente da Continental. Mediação: Mario Laffitte, diretor de Comunicação da Mercedes-Benz do Brasil – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (16h).

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – com Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz; Astor Schmitt, vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, executivo da Randon; Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, e presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul; Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, diretor de Operações da Volkswagen Planta Anchieta; e Donald Hillebrand, presidente da SAE INTERNATIONAL – Auditórios Jaçanã 1 e 2 (18h30).




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Bárbara Juneck – ciadeimprensa5@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9.9658-5828 e 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308