Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
Jornalista
Credencie-se para o Congresso SAE BRASIL na recepçãp do evento

 Release
08/10/2013
HOJE no Congresso SAE especialistas internacionais discutem prevenção de fatalidades no trânsito no Painel Segurança Veicular

Hoje, 8 de outubro, das 13h30 às 15h30, no auditório Jaçanã 3 do Expo Center Norte,

São Paulo – O prof. Dr. Mark Stevenson, diretor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade de Monash (Austrália), é um dos convidados do painel de Segurança Veicular do Congresso SAE BRASIL 2013, que será realizado hoje, 8 de outubro, no Expo Center Norte.

O tema geral do painel Segurança Veicular este ano é Inovações em Segurança Veicular estimuladas pela Demanda de Campo: Exemplos e Oportunidades para o Brasil.

Stevenson apresentará a estruturação de uma base de dados de acidentes e também exemplos de informações importantes na prevenção das fatalidades do trânsito, ferramenta imprescindível para a redução de ocorrências.

Outros convidados do painel Segurança Veicular - Robert Lange, vice-presidente da Exponent, consultoria em engenharia e ciências aplicadas e ex-diretor executivo do Time de Integração de Estruturas e Segurança Veicular da General Motors Corporation (EUA). Lange falará sobre a criação de pesquisas, regulamentações e tecnologias baseadas nas observações de acidentes de trânsito;

Prof. Dr. Robert Zöbel, supervisor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Volkswagen AG, responsável por criar os times de pesquisa de acidentes na Alemanha e outras regiões do mundo com presença do grupo Volkswagen, que compartilhará essa experiência e mostrará exemplos de iniciativas das montadoras para entender as causas de acidentes.

22º Congresso e Exposição Internacionais SAE BRASIL de Tecnologia da Mobilidade - 7 a 9 de outubro de 2013 - das 8h30 às 20h30
Painel Segurança Veicular - dia 8, 13h30, Auditório Santana 1
Local: Expo Center Norte/Pavilhão Azul - Rua José Bernardo Pinto, 333 - Vila Guilherme, São Paulo

Programa de fóruns e painéis
SUJEITO A ALTERAÇÃO

Dia 7 de outubro

CERIMÔNIA DE ABERTURA – Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz; Astor Schmitt, vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2013 e conselheiro das Empresas Randon; Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL e presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul; Luiz Moan Yabiku Jr., presidente da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores); e Paulo Butori, presidente do Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores)
Auditório Jaçanã 1 e 2 (9h30).

PAINEL AEROESPACIAL – DESAFIOS NA QUALIFICAÇÃO DA ENGENHARIA AERONÁUTICA BRASILEIRA - Marco Túlio Grassi, diretor de Engenharia Integridade do Produto da Embraer; Ariosto Bretanha Jorge, professor adjunto da Universidade Federal de Itajubá; e Jurandir Yanagihara, professor titular da Universidade de São Paulo
Auditório Jaçanã 3 (13h).

PAINEL EDUCAÇÃO DE ENGENHARIA – O INOVAR-AUTO E AS OPORTUNIDADES PARA PESQUISA E DESENVOLVIMENTO NO BRASIL - Prof. dr. Rainer Nordmann, professor e consultor técnico para Durabilidade Estrutural e Confiabilidade de Sistema do Instituto Fraunhofer (Alemanha); prof. Oswaldo Massambani, diretor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza; e Valter Pieracciani, sócio-diretor da Pier Vanguarda em Gestão e da Prittchet Rummler Brache do Brasil – Auditório Santana 1 (13h).

PAINEL VEÍCULOS LEVES – COMO AS MONTADORAS E SISTEMISTAS QUALIFICAM A ENGENHARIA BRASILEIRA PARA OPERAR NO CENÁRIO GLOBAL E GERAR INOVAÇÕES - Antonio Carnielli, gerente executivo de Desenvolvimento da Volkswagen; Alexandre Guimarães, diretor de Engenharia Elétrica, Software e Infotainment da GM; Claudio Castro, gerente de Desenvolvimento da Schaeffler; e Jochen Walther, gerente de Desenvolvimento de Sistemas da Bosch Alemanha. Mediação: Pedro Manuchakian, consultor de Engenharia Automotiva – Auditório Jaçanã 1 e 2 (13h).

PAINEL MOTORSPORT – O FUTURO DO AUTOMOBILISMO BRASILEIRO ESTÁ AMEAÇADO? - Ingo Hoffmann, empresário, instrutor da Mitsubishi, piloto 12 vezes campeão da Stock Car Brasileira; Rubens Gatti, presidente da Federação Paranaense de Automobilismo; Claudio Fontoura, promotor da Fórmula 1.6RS e representante da Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA); Sérgio Jimenez, presidente da SKB (Super Kart Brasil); Dito Gianetti, proprietário do ECPA (Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo); e Alexandre Nascimento, presidente da APPM (Associação Paulista de Pilotos de Marcas) – Auditório Santana 1 (15h30).

PAINEL ENGENHEIROS-CHEFE – O IMPACTO DO INOVAR-AUTO NA ENGENHARIA AUTOMOTIVA - Gilmar Laignier, gerente de Engenharia Experimental da Fiat; Pierre-Jean Montanié, diretor de Engenharia da Renault; e Anderson Citron, diretor de Engenharia da Continental. Mediação: Reinaldo Muratori, diretor de Engenharia da Mitsubishi – Auditório Jaçanã 1 e 2 (15h30).

Dia 8 de outubro

PAINEL VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS – QUESTÕES DE SEGURANÇA RELACIONADAS A VEÍCULOS ELÉTRICOS E HÍBRIDOS - Robson Macedo, engenheiro sênior de Segurança Veicular da GM; Luiz F. Oliveira, da Renault. Mediação: Ricardo Takahira, New Business Manager - Electric Vehicles - Innovation – Partnershipda, da Magneti Marelli – Auditório Jaçanã 1 e 2 (8h30).

PAINEL MANUFATURA – INTERAÇÃO ENTRE MANUFATURA E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO COMO FONTE DE COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO - Alexandre Nogueira, gerente sênior de Planejamento da Produção de Caminhões da Mercedes Benz; Marcos Paiva, diretor geral Planejamento e Gerenciamento de Programas América do Sul da GM; e Daniel Bio, gerente de Desenvolvimento de Negócios da SAP Brasil. Mediação: prof. dr. Paulo Carlos Kaminski, prof. titular e coordenador de pós-graduação em Engenharia Automotiva da POLI/ USP – Auditório Jaçanã 3 (8h30).

PAINEL FERROVIÁRIO – INTERMODALIDADE E INTEROPERABILIDADE, FERRAMENTAS PARA EFICIÊNCIA LOGÍSTICA DE CARGAS E PASSAGEIROS - Sergio Guedelha Coutinho, sócio-diretor da Guedelha e Associados. Debatedor: Pedro Armante Machado da Associação dos Engenheiros e Arquitetos do Metrô (AEAMESP). Mediação: Jean Pejo, consultor da JC Pejo Consultores. TECNOLOGIA E QUALIFICAÇÃO TÉCNICA DOS PROFISSIONAIS PARA O SISTEMA METRO-FERROVIÁRIO - Ricardo Figueiredo Terra, diretor técnico do Senai; Liedi Bernucci, chefe de departamento da Poli-USP. Mediação: Vicente Abate, presidente da ABIFER (Associação Brasileira da Indústria Ferroviária). Auditório Santana 1 (8h30).

PAINEL CAMINHÕES E ÔNIBUS – A TECNOLOGIA NA MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS ADICIONADOS AO TRANSPORTE PELA NOVA CARGA HORÁRIA DE TRABALHO DOS MOTORISTAS - Antonio Lauro Valdivia, assessor técnico da NTC Logística; Wagner da Costa Fonseca, diretor da NETZ; Ricardo Lattanzi, gerente geral de Operações da Estrada Transportes. Mediação: Rogério Pires, gerente da Voith – Auditório Jaçanã 1 e 2 (11h). OS AVANÇOS DO DESENVOLVIMENTO DE SOLUÇÕES LOCAIS INOVADORAS - Daniel Muller Spinelli, gerente sênior de Suporte ao Desenvolvimento do Produto, Mercedes-Benz; Christiano Garrido, gerente de Engenharia da IVECO; Francisco Cabral, supervisor de Desenvolvimento da MAN; Eduardo Akashi, gerente de Engenharia da Eletra; José Carlos Freitas, diretor da FNDE (Fundo Nacional de desenvolvimento da Educação). Mediação: Décio Del Débbio da Mercedes-Benz – Auditório Jaçanã 1 e 2 (13h30).

PAINEL QUALIDADE - QUALIDADE PREVENTIVA: COMO ALCANÇAR UM SISTEMA ROBUSTO E COMPETITIVO - Alessandro Napolitano, gerente de Qualidade da Nissan Resende (RJ); Willian Nunes de Aquino, gerente de Qualidade da Mitsubishi Catalão (GO) Mediação: prof. Mauro Andreassa, gerente de Programas da Ford e professor do Instituto Mauá de Tecnologia (SP) – Auditório Jaçanã 3 (11h).

PAINEL SUSTENTABILIDADE – A ENGENHARIA BRASILEIRA E A MOBILIDADE SUSTENTÁVEL - Ozires Silva, reitor do UNIMONTE (Centro Universitário Monte Serrat); e Marco Antonio Dias, professor do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza. Mediação: Marcos Munhoz, VP da GM do Brasil – Auditório Santana 1 (11h).

PAINEL LOGÍSTICA – LOGÍSTICA: ALTERNATIVAS PARA AUMENTO DA COMPETITIVIDADE - Ralph Sarömba, gerente senior CoC International Supply, Daimler Trucks Daimler AG; Antonio Wrobleski, presidente da Support Cargo; José Rodolfo Bacci, diretor executivo da Tech Trends. Mediação: Edson Carillo, diretor da Connexxion e professor MBA da FGV – Auditório: Jaçanã 3 (às 13h30).

PAINEL SEGURANÇA VEICULAR – INOVAÇÕES EM SEGURANÇA VEICULAR ESTIMULADAS PELA DEMANDA DE CAMPO: EXEMPLOS E OPORTUNIDADES PARA O BRASIL - Robert Lange, vice-presidente da Exponent, Consultoria em Engenharia e Ciências Aplicadas (EUA); dr. Robert Zöbel, supervisor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Volkswagen AG (Alemanha); prof. dr. Mark Stevenson, diretor do Centro de Pesquisas de Acidentes da Universidade de Monash (Austrália). Mediação: João Pedro Correa, Consultor Especialista em Segurança do Trânsito – Auditório: Santana 1 (13h30).

PAINEL INTERNACIONAL – SITUAÇÃO E PERSPECTIVAS DA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA GLOBAL DEVIDO AOS ÚLTIMOS DESAFIOS DA ECONOMIA, ENERGIA E EMISSÕES - Donald Hillebrand, presidente da SAE International e diretor da Divisão de Sistemas de Energia da norte-americana Argonne National Laboratory, dedicada à pesquisa científica presente em mais de 60 países; Wolfgang Warnecke, cientista-chefe da Shell Group Technologies para Mobilidade; Joerg Ohlsen, CEO e porta-voz do Conselho Executivo da EDAG GmbH & Co KGaA, (Alemanha); Todd Summe, diretor de Tecnologia Global para o Mercado Automotivo da Novelis (EUA); Klaus-Dieter Holloh, diretor de Engenharia Avançada da Daimler Trucks alemã; e - Ricardo Abreu, vice-presidente de Sistemas de Motor e Desenvolvimento de Produto e diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Mahle Brasil. Mediação: Horst Bergmann, ex-diretor da Mercedes-Benz Trucks and Vans e Daimler AG, e consultor de para Veículos Comerciais da FEV GmbH; moderador: Yoshio Kawakami, diretor da SAE INTERNATIONAL. Auditório Jaçanã 1 e 2 (das 16h às 18h30).

Dia 9 de outubro

PAINEL COMPRAS – A COMPETITIVIDADE NA VISÃO DE COMPRAS
Christopher Naegeli, Compras Globais e Suprimentos da GM; João Pimentel, diretor de Compras América do Sul da Ford; Pedro Suplicy, da Renault; John Meckien, Volkswagen. Mediação: Ricardo Santos da Mercedes-Benz – Auditório Jaçanã 1 e 2 (9h).

PAINEL DUAS RODAS – TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA CONTROLE E REDUÇÃO DE EMISSÕES EM MOTOCICLETAS - Alfredo Guedes, supervisor de relações públicas da Honda; Renato Linke, gerente de Engenharia Automotiva e Certificação da Cetesb; Flávio Vaz, Flávio Vaz, físico, mestre em Engenharia Elétrica/ Telecomunicações e doutor em Engenharia de Transportes, pesquisador do CISLog (Centro de Inovação em Sistemas Logísticos da Escola Politécnica da USP). Mediação: Celso Miranda, jornalista. Auditório Jaçanã 3 (9h).

PAINEL COMPETITIVIDADE – CAMINHOS E OPORTUNIDADES PARA A CONSOLIDAÇÃO DA COMPETITIVIDADE - Paulo Bedran diretor do Departamento de Indústrias de Equipamentos de Transporte do MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio); Stephan Keese, sócio da Roland Berger; Luciano Almeida, presidente da Investe SP; Lourenço Oricchio, vice-presidente da Sabó; e Dan Ioschpe, presidente da Iochpe-Maxion. Mediação: Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL – Auditório Jaçanã 1 e 2 (11h).

PAINEL TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO – O BIG DATA NA INDÚSTRIA DA MOBILIDADE - Carlos Tack, especialista em Big Data da T-SYSTEMS; André Salvador, gerente ISI - Implementação e Soluções Integradas LATAM, John Deere, Valderes Pinheiro, diretor acadêmico da Impacta. Auditório Jaçanã 3 (11h).

PAINEL MÁQUINAS AGRÍCOLAS E DE CONSTRUÇÃO – O APAGÃO DE MÃO-DE-OBRA E AS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS QUE INDÚSTRIAS E EMPRESAS PRIVADAS ESTÃO BUSCANDO COMO SOLUÇÃO - Felipe Dantas, gerente marketing produto case IH da CNH; João Pontes, diretor de Planejamento Estratégico para América Latina da John Deere; Edivaldo Freitas, gerente de Treinamento da Odebrecht; Fábio Tonani Mazzieiro, revendedor Sotreq da Caterpillar. Mediação: Yoshio Kawakami, diretor SAE INTERNATIONAL. Auditório Jaçanã 1 e 2 (às 13h30).

PAINEL TELEMÁTICA E INFOTAINMENT – A FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE INOVAÇÃO E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO PARA O MERCADO AUTOMOTIVO - Jader Amorim, da Ford; Luciano Abrahão, professor da Fatec; Mats Laarson, gerente da Vektor (sistemas de automação) Alemanha; Helder Azevedo, diretor executivo da Nokia-Here (aplicativos de navegação). Auditório Jaçanã 3 (13h30).

PAINEL DOS PRESIDENTES – A QUALIFICAÇÃO DA ENGENHARIA BRASILEIRA NA BUSCA POR SOLUÇÕES INOVADORAS - Donald Hillebrand, presidente da SAE INTERNATIONAL; Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil; Cledorvino Belini, presidente da Fiat do Brasil; e Sandro Beneduce, presidente da Continental. Mediação: Mario Laffitte, diretor de Comunicação da Mercedes-Benz do Brasil – Auditório: Jaçanã 1 e 2 (das 16h às 18h30).

CERIMÔNIA DE ENCERRAMENTO – Roberto Bastian, presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz; Astor Schmitt, vice-presidente do Congresso SAE BRASIL 2013, executivo da Randon; Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, e presidente do Grupo Schaeffler para a América do Sul; Frank Sowade, vice-presidente da SAE BRASIL, diretor de Operações da Volkswagen Planta Anchieta; e Donald Hillebrand, presidente da SAE International – Auditório: Jaçanã 1 e 2 (das 18h30 às 19h).




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi - susete@companhiadeimprensa.com.br
Bárbara Juneck – barbara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 e 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308