Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
23/09/2013
SAE BRASIL promove simpósio para avaliar mercado off-road na América Latina

Engenheiros se reunirão em Minas Gerais para avaliar a real situação e as necessidades do setor no Fórum SAE BRASIL Off-Road

Com o objetivo de discutir como funciona o setor de mineração nos principais mercados da América Latina, será realizado em Minas Gerais o Fórum SAE BRASIL Off-Road. O encontro será no dia 26 de setembro na PUC MG - Auditório Museu de Ciências Naturais (av. Dom José Gaspar, 500 - campus Coração Eucarístico).

Promovido pela Seção Minas Gerais da SAE BRASIL, o encontro com o tema “Sinergias e Convergências das operações Off-Road na América Latina”, avaliará a real situação de desenvolvimento do setor de máquinas de mineração e construção pesada no Chile e Peru. De acordo com Marcello Motta, chairman do encontro, além do Brasil, esses dois países são os principais desenvolvedores de tecnologias para esse setor na América Latina, além de possuírem grandes operações de mineração.

O objetivo, segundo Motta, é entender quais são as diferenças e sinergias existentes entre esses países com o Brasil e as necessidades que apresentam neste momento. “Tanto o Brasil, quando o Chile e o Peru, possuem operações bem representativas de mineração em seus mercados. São os principais da América Latina. Por isso, é importante desenvolver bom relacionamento e uma troca de experiências. Todos podem ganhar com essa aproximação”, esclarece.

Programação - Durante o evento especialistas dos três mercados irão contar como as operações funcionam em seus países, o que extraem e quais suas necessidades. “Com essas discussões iremos avaliar se possuem sinergias ou convergências e quais as peculiaridades de cada um. Somente ao final do encontro teremos como responder a esse questionamento”, conta Motta.

O encontro terá, ainda, palestras que abordarão a conjuntura econômica do setor off-road e a visão das montadoras e fornecedoras de peças sobre o setor e suas tecnologias. “É um evento muito importante para a Seção Minas Gerais da SAE BRASIL. Os participantes poderão enriquecer muito seu conhecimento sobre os assuntos a serem tratados no evento”, afirma.

Universidades – Outro objetivo do fórum é aproximar a universidade da indústria. De acordo com Motta, é importante mostrar aos estudantes toda a tecnologia que o setor de mineração possui. “Esse setor é fascinante, mas como é restrito, nem todo mundo tem a plena noção de tudo que ele desenvolve”.

Mostrar as soluções de automatização de processos de produção é outro objetivo do encontro. “Criamos um evento em que teremos um pouco de tudo. Abordaremos o mercado como um todo, dando visão geral da cadeia”, comenta Motta, ao afirmar que Minas Gerais é o principal polo do setor no país.

Para demonstrar como a tecnologia off-road pode ser aplicada em diversos mercados haverá uma palestra em que a Iveco irá mostrar suas tecnologias em veículos de defesa. “Esse momento será bem interessante, pois vamos mostrar como o Mundo Off-Road é amplo, tecnológico e importante.”, finaliza Motta.

PROGRAMAÇÃO:

8h50 – Abertura - Norberto Blumenfeld Klein, diretor da Seção Minas Gerais, e Marcello Motta, chairman do Fórum OFF-ROAD.
9h10 – Palestra - MERCADO LATAM OFF-ROAD - MINERAÇÃO & CONSTRUÇÃO CIVIL PESADA, com Fabiana D´Atri, economista do Bradesco.
9h40 – Palestra - OPERAÇÕES DE MINERAÇÃO NO CHILE, com Christian Soto Valdebenito, gerente de Operações da Martinic e Ingenieria Y Servicio Ltda.
10h50 - Palestra - OPERAÇÕES DE MINERAÇÃO NO PERU, com Juan Francisco Mori Arellano, executivo da Obrainsa – Peru.
11h20 - Palestra - OPERAÇÕES DE MINERAÇÃO NO BRASIL, com Ricardo Melo, engenheiro de Minas e Bruno Moreira, analista de processos da Usiminas.
11h50 – Palestra - AVANÇOS TECNOLÓGICOS PARA MAIOR PRODUTIVIDADE DE UNIDADES DE CARREGAMENTO, com Boris Sanchez, gerente da Volvo.
14h - Palestra SOLUÇÕES EATON PARA APLICAÇÕES SEVERAS, com Amaury Cesar Rossi, engº da Eaton
14h30 - Palestra CNH Evolution of Controls, com Gary Kassen - Diretor do Hydraulic Compentency Center da CNH USA.
15h – Palestra - VEÍCULOS FORA-DE-ESTRADA: A VOZ DO CLIENTE - SOLUÇÕES MERITOR NO SISTEMA DE MOBILIDADE, com Arnaldo Camarão, gerente de Engenharia da Meritor.
15h30 –Debate: LATAM SINERGIAS & CONVERGÊNCIAS OFF-ROAD, mediação jornalista Marco Piquini.
16h30 – Palestra - TECNOLOGIA IVECO EM VEÍCULOS DE DEFESA, com Giovanni D'Ambrosi, diretor da LATAM PD&E DEFENSE.
17h00 – Encerramento.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308