Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato
JORNALISTA,

CREDENCIE-SE PARA O CONGRESSO SAE BRASIL 2013.

ACESSE:

http://icongresso.sae.itarget.com.br/evento/770/auth

 Release
20/09/2013
Melhor trabalho estudantil no Congresso SAE BRASIL é sobre sistema anticolisão

Futuros engenheiros apresentarão trabalhos vencedores no dia 7 de outubro, durante o Painel Educação de Engenharia, no Expo Center Norte, em SP

São Paulo, setembro de 2013 – Um sistema inteligente anticolisão contra objetos estáticos para veículos automotores, comum apenas em carros de luxo, desenvolvido por estudantes da Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), rendeu o primeiro lugar no concurso de ‘papers’ estudantis do 22º Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL, agendado para 7 a 9 de outubro, no Expo Center Norte, em São Paulo.

O projeto, que concorreu com 33 trabalhos, utiliza recursos de inteligência artificial, que se assemelham ao raciocínio humano na notificação ou intervenção do veículo no caso de colisão iminente. “Percebemos que as tecnologias existentes não são tão eficientes até porque os usuários não conhecem direito o funcionamento”, diz Alessandro Cezar Pinto, um dos quatro autores do ‘paper’ e formandos de Engenharia da Computação com ênfase em Engenharia de Software, orientados pelo prof. Cleber Willian Gomes.

O trabalho “Sistema para Veículos Automotores de Prevenção de Colisões com Objetos Estáticos”, de autoria ainda de Daiane de Lima Dantas de Souza, Diogo Pereira da Silva e Geovanni Vezzaro Mattioli, será apresentado dia 7 de outubro, às 13h, no Congresso.

Também serão apresentados o segundo e o terceiro colocados. O segundo melhor ‘paper’ - Estudo e Implementação de um Radiador para Veículos Fórmula SAE - foi desenvolvido por Fernando Gaal Genículo, Julio Frias Dias, Igor Rocato Nogueira e Victor Figueiredo Órfão, alunos de Engenharia Mecânica, do Instituto Mauá de Tecnologia (IMT). O projeto buscou um radiador eficiente, de massa reduzida, com menor perda de carga possível, com tamanho otimizado para instalação no carro e implementação sem acarretar falhas no motor. A inovação tem como alvo o veículo Fórmula SAE, projetado pelos alunos, em São Caetano.

O terceiro trabalho vencedor foi “Filtro Eletrostático Para Motor Diesel”, de Renan Franzoi Baptista, André Santos de Melo, Fabio Rodrigues Thiago e Vitor Alonso Brito, também do IMT. O objetivo foi coletar material particulado atendendo a norma Euro 6 e depois analisar o desempenho do motor antes e após a aplicação do filtro. “Tivemos a ideia após uma pesquisa sobre os problemas causados ao meio ambiente pelo motor diesel. Atualmente, os filtros existentes não oferecem bons resultados”, acredita o estudante Renan Franzoi Baptista.

Bolsa de estudos no IMT, duas bolsas de 50% de desconto cada na mensalidade de um de alguns cursos de ensino a distância da Metodista e créditos em dinheiro em cursos da SAE BRASIL são os prêmios.

A apresentação dos três trabalhos será no painel Educação de Engenharia, um dos 22 que estão na grade no Congresso SAE BRASIL, sobre tecnologia da mobilidade nas áreas Aeroespacial, Caminhões e Ônibus, Competitividade, Compras, Duas Rodas, Transporte Ferroviário, Internacional, Manufatura, Qualidade e Logística, Máquinas Agrícolas e de Construção, Segurança Veicular, Sustentabilidade, Tecnologia da Informação, Telemática e Infotainment, Veículos Elétricos e Híbridos e Veículos Leves.

Presidido pelo engenheiro Roberto Bastian, diretor de Logística da Mercedes-Benz, o Congresso SAE BRASIL 2013 vem com o tema “A Qualificação da Engenharia Brasileira na Busca por Soluções Inovadoras”. Uma das atrações é a Mostra Tecnológica, com mais de 100 estandes, ocupados pelas principais empresas nacionais e estrangeiras, entre montadoras, sistemistas e outros representantes da cadeia, que mostrarão suas inovações em tecnologia.

Como é tradição, o Congresso SAE BRASIL 2013 também apresentará 148 trabalhos técnicos (papers), desenvolvidos por engenheiros que atuam dentro das empresas e universidades, do Brasil e Exterior.

Realizado anualmente por voluntários, engenheiros associados à entidade que ocupam posições executivas em montadoras, autopeças, e consultorias e/ou professores de cursos de engenharia, o Congresso SAE BRASIL é o maior fórum do gênero no Hemisfério Sul e o segundo do mundo depois do SAE Congress, promovido pela SAE INTERNATIONAL, em Detroit (EUA). Em 2012 o Congresso SAE BRASIL recebeu 12,7 mil visitantes. Este ano, a meta é repetir o número.

Congresso e Exposição Internacionais de Tecnologia da Mobilidade SAE BRASIL
Data: 7 a 9 de outubro de 2013 - das 8h30 às 20h
Painel Educação de Engenharia: dia 7 de outubro, a partir das 13h - Auditório Santana 1
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Azul – rua José Bernardo Pinto, 333 – Vila Guilherme, São Paulo, SP.
Inscrições: www.saebrasil.org.br



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Bárbara Juneck – barbara@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 e 9 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308