Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
04/09/2013
Competitividade na manufatura será debatida em Caxias do Sul, RS

Simpósio SAE BRASIL de Manufatura discutirá o papel da manufatura na atuação e sucesso das empresas

Com a constante mudança e modernização do mercado mundial, manter-se competitiva é o grande desafio que a indústria de transformação precisa vencer. Para discutir o assunto será realizado no dia 10 de setembro, em Caxias do Sul (RS) o 5º Simpósio SAE BRASIL de Manufatura.

O encontro promovido pela Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL tem como tema “Foco na Produtividade” e quer discutir com profundidade as estratégias de manufatura que visam aumentar e melhorar a produtividade. “Sua busca, com base nas definições estratégicas empresariais, torna mandatória a revisão e discussão de temas relacionados à inovação, tecnologia, sustentabilidade, qualidade, logística e gestão do conhecimento”, afirma Gilnei Lafuente, chairman do simpósio.

Além de palestras, painéis e minicursos, o simpósio terá exposição de produtos e de serviços, e visitas a empresas. “Iremos abordar temas atuais e a competitividade é um aspecto muito importante no mercado em que vivemos”, comenta o executivo.

Segundo Lafuente, a competitividade não é medida apenas pela capacidade da inovação, mas pela estratégia que a empresa adota para pensar seus processos produtivos. “Se uma organização não tem clareza do processo estratégico de manufatura, ela nunca saberá como se tornar competitiva. Não adianta seguir modismos, aplicar diversas ferramentas sem antes, ter seu processo bem definido e conhecer muito bem seu mercado de atuação”, acrescenta.

Visitas técnicas e minicursos – Neste ano o encontro promoverá, além da tradicional visita técnica a empresas da região, alguns minicursos que trarão um ganho educacional técnico ao público.

Segundo Lafuente, a Seção Caxias do Sul da SAE BRASIL está realmente focada na busca de propostas voltadas à competitividade. “Procuramos trazer para o evento, não somente a experiência de profissionais do setor com a apresentação de cases de sucesso de empresas renomadas, mas também, possibilitar um aprimoramento desse conhecimento. Para isso, nada melhor do que vivenciar estas práticas diretamente na fábrica”.

Os cursos foram ofertados em parceria com empresas e entidades de educação. “As empresas querem dividir o conhecimento sobre os seus produtos e a sua experiência. As entidades voltadas a educação, por outro lado, demonstram que estão prontas para auxiliar os vários setores que estão na busca pela competitividade”, complementa o chairman.

Agrale, Eaton, Keko, Randon e Suspensys serão as empresas visitadas pelos participantes do Simpósio de Manufatura. “Queremos que o encontro tenha algo a mais do que as apresentações, nosso objetivo é proporcionar um conhecimento prático, por isso promoveremos as visitas às fábricas para conhecerem novos conceitos”, explica Lafuente.

“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Exposição - Os participantes do simpósio terão a oportunidade de visitar uma exposição com 20 estandes de empresas que irão mostrar suas tecnologias e processos de produção. “Essa é uma grande oportunidade para o participante do simpósio ampliar seu network e trocar conhecimentos e experiências”, diz Lafuente.

As empresas que participarão da exposição são: Atlas Copco, Automatus, Braslux, Continental Ferramentas, ControlTech, Eisenmann, FTEC, Fuchs do Brasil, General Coat, Irapuru, J.Zingano, Mazak, Nordeste Tintas, Produttare, Siemens, SKA, Seco Lesi, Selltis e SUMIG.

O Simpósio SAE BRASIL de Manufatura será realizado no Hotel Intercity Premium (av. Therezinha Pauletti Sanvitto, n° 333), e tem o patrocínio da Continental Ferramentas, Eisenmann do Brasil, Lesi /Seco, Marcopolo, Produttare, SKA, Siemens e SUMIG.

Programação:

8h40 - Abertura
9h - PAINEL - ESTRATÉGIAS DE MANUFATURA
Mediador: Paulo F. P. Barcellos, Ph.D., professor do programa de pós-graduação em Administração da Universidade de Caxias do Sul
Palestrantes: Paulo F. P. Barcellos, Ph.D. e professor da Universidade de Caxias do Sul; Jorge Marquesini, vice-presidente da Volvo Group Trucks Operations Cabines & Veículos América do Sul; e Paulo Ghinato, diretor-geral da Lean Way Consulting.

11h10 - PAINEL - ESTRATÉGIAS DE MANUFATURA
Mediador: Junico Antunes, diretor da Produttare
Palestrantes: Enderson Scolari, gerente da Engenharia de Manufatura da Embraco; e Edson Duwe, diretor técnico da Bosch Rexroth.

14h - Palestra: A TRANSFORMAÇÃO DA FABRICA DE JUIZ DE FORA EM FABRICA DE CAMINHÕES MERCEDES-Benz, com Roberto Bastian, diretor de Logística Central, CKD e Infraestrutura da Mercedes-Benz do Brasil.

14h25 - Palestra: MANUFATURA - UMA NOVA VISÃO, com Roberto Barretti, sócio-diretor da Finder Assessoria Empresarial

14h50 - Sessão de Perguntas mediada por Ingomar Goltz, diretor de Manufatura da AGCO do Brasil.

15h50 - PAINEL: CASES DE MANUFATURA DIGITAL
* Case John Deere de manufatura, com Alexandre Rodrigues, supervisor de Engenharia de Manufatura da John Deere
* Case Volkswagen do Brasil, com Sandra Cristina Zimmermann, analista de processos da Volkswagen do Brasil
16h30 - Sessão de Perguntas mediada por Carlos A. Costa, Ph.D. professor do CCET Universidade de Caxias do Sul

17h05 - Encerramento.

***********************************************************************************************************************
A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.





Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308