Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
28/08/2013
SAE BRASIL avalia perspectivas e tendências tecnológicas para o setor de máquinas agrícolas

Encontro internacional promoverá debate entre lideranças da indústria de
máquinas agrícolas e seus usuários no dia 29 de agosto

Para discutir as expectativas do mercado de máquinas agrícolas e analisar quais os aspectos tecnológicos que poderão impactar o setor, será realizado o 5º Simpósio SAE BRASIL de Máquinas Agrícolas, em Porto Alegre, RS. O encontro acontece no dia 29 de agosto, no Centro de Convenções da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre (av. Assis Brasil, 8787).

Promovido pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL o simpósio quer aprofundar as discussões sobre a ascensão do setor, estudar e compreender as perspectivas agroeconômicas e trazer a visão dos principais fabricantes de máquinas agrícolas para o mercado nos próximos anos.

Para isso, dentro da programação do encontro estão previstos dois painéis intitulados “Perspectivas de mercado: visão do fabricante” e “O futuro da mecanização agrícola e suas tendências” em que profissionais de renome no Brasil e no mundo irão debater e propor importantes discussões aos participantes.

Mercado - O consultor agroeconômico, Carlos Cogo irá expor as questões econômicas que impactam diretamente o mercado agrícola e gera novas demandas e o posicionamento dos fabricantes. “Estamos vivendo um período em que alguns fatores, como o dólar, por exemplo, irão causar certas mudanças de postura do mercado”, afirma.

Segundo Cogo, que participa do painel “Perspectivas de mercado: visão do fabricante”, as discussões serão sobre: safra recorde que ocorrerá nos EUA e a queda de preços das commodities agrícolas; o impacto da valorização do dólar; os desafios logísticos e de armazenagem para o agronegócio brasileiro; as mudanças climáticas na oferta mundial de commodities agrícolas; e a disponibilidade de crédito para máquinas agrícolas para próximo semestre.

“Para cada tema iremos apresentar a situação atual e escutar o que os fabricantes têm a falar e a propor para se adequarem às problemáticas do mercado”, explica Cogo.

Tecnologia – O diretor de Desenvolvimento e Engenharia Produto Agrícola da CNH, Sérgio Soares, focará sua palestra na sustentabilidade da agricultura e o impacto que isso irá gerar no futuro das máquinas agrícolas.

Segundo Soares, que participará do painel “O futuro da mecanização agrícola e suas tendências”, seu objetivo é mostrar como que as tendências em relação a sustentabilidade poderão afetar a atividade agrícola. “Iremos entender de que forma os fabricantes de maquinas deverão se preparar para se adaptarem a este movimento que será muito relevante para o mercado”, enfatiza.
Para o diretor da Seção Regional Porto Alegre, Daniel Zacher, esse simpósio é um palco muito rico de discussões para o setor que tem grande representação na economia. “A produção agrícola é a grande responsável pelo superávit da balança comercial brasileira. Portanto, quanto mais inovações tivermos na área, mais fomentaremos o crescimento e desenvolvimento do País”, diz.

“Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Exposição - Durante o encontro várias empresas, como Braslux, Dana, ESI, GNK Land System, HBM, National Instruments, Produttare, Siemens, Tyco Electronics Brasil, Timken e Tuzzi apresentarão suas principais tecnologias voltadas para o mercado de máquinas agrícolas.

O simpósio é patrocinado pela AGCO do Brasil, AGCO Power, Agrale, BorgWarner, CASE IH, Dana, GKN Land Systems, Jacto, John Deere, New Holand Agriculture, Novelis, Schaeffler, Siemens, Tyco Electronics Brasil, Tuzzi e ZF.

Programação:

8h30 – Abertura
8h50– Palestra: O MUNDO EM 2050 E OS DESAFIOS PARA O AGRONEGÓCIO BRASILEIRO, com Antônio da Luz, economista da FARSUL
09h25 – Palestra: PERSPECTIVAS AGROECONÔMICAS, com Carlos Cogo, consultor

11h05 – Painel: PERSPECTIVAS DE MERCADO: A VISÃO DO FABRICANTE
Mediador: Irineu Guarnier Filho, jornalista.
Palestrantes: Carlos Cogo, consultor; Bernhard Leisler Kiep, vice-presidente de Marketing, Pós-Venda, Gestão de Produtos e desenvolvimento de Concessionárias para América do Sul da AGCO do Brasil; Celso Schwengber, diretor Comercial da John Deere para a América Latina; Luiz Feijó, diretor Comercial Brasil da New Holland Agrícola; César Di Luca, diretor Comercial Brasil da Case IH; Flávio Crosa, diretor de Vendas da Agrale.

13h40– Palestra internacional: PERSPECTIVAS PARA 2030 NA TECNOLOGIA DE MÁQUINAS E IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS, com dr. Markus Demmel, do Institut für Landtechnik und Tierhaltung da Alemanha.

14h45 - Painel internacional de tecnologia: O FUTURO DA MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA E SUAS TENDÊNCIAS
Mediador: Gábor Deák, diretor da SAE BRASIL.
Palestrantes: Dr. Ravi Godbole, gerente global de Pesquisa e Engenharia Avançada da AGCO Corporation, EUA; Terence Pickett, gerente de Engenharia Avançada da John Deere; Sérgio Soares, diretor de Desenvolvimento de Engenharia Produto Agrícola da CNH.
17h05 - Sessão de Perguntas

17h55 – Encerramento



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000/ (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308