Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
14/08/2013
SAE BRASIL discutirá combustíveis e regulamentação de emissões em Curitiba

A comunidade da engenharia da mobilidade se reunirá para avaliar as opções de combustíveis, seu nível de desenvolvimento e a legislação de emissões

O mercado de motores com a tecnologia Diesel está em um estágio de desenvolvimento muito avançado. Para avaliar e discutir o cenário será realizado em Curitiba o 10º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel. O encontro acontece nos dias 28 e 29 de agosto, na Expo Unimed Curitiba (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido).

Promovida pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, a 10ª edição do fórum conta com uma grade de painéis planejada para apresentar ao público especializado tudo o que cerca o mercado Diesel, desde o estágio de desenvolvimento desse motor, até os combustíveis disponíveis e emissões.

Expoentes do setor, como o gerente sênior de Desenvolvimento de Motores do Grupo Daimler, Gilberto Leal, mostrará o atual estágio de desenvolvimento dos motores dual fuel no âmbito das emissões. “Vou apresentar os motores movidos a diesel, biodiesel, diesel de cana e gás natural, esmiuçando seu funcionamento e eficiência energética”, adianta.

A evolução da tecnologia Diesel proporcionou o desenvolvimento de motores capazes de funcionar com mais de um tipo de combustível. Hoje os propulsores dual fuel já estão disponíveis no mercado com alto grau de tecnologia, eficiência e economia. “A indústria nacional está em fase adiantada nesse desenvolvimento e tem grande potencial de progresso”, comenta Leal.

Emissões – Segundo Leal, a nossa legislação de emissões para motores dual fuel precisa ser atualizada, pois o conhecimento adquirido recentemente indica potencial de melhor aproveitamento do gás natural
nos motores Diesel. “Os avanços que alcançamos nesta questão precisam ser incorporados à legislação de emissões”, explica.

Outra questão relacionada às emissões que será debatida no Fórum Diesel é a renovação da frota, assunto tratado há muito tempo no Brasil. O diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Bruno Batista, abordará o tema no âmbito dos desafios que o setor terá para promover essa renovação.

O químico e professor da Universidade de São Paulo (USP), Miguel Dabdoub, debaterá o desconhecimento da qualidade dos biocombustíveis, fato que impede o crescimento e a sustentabilidade do setor no Brasil e no mundo. O especialista apontará detalhes sobre esses combustíveis que podem ser boas saídas para a redução de CO2.

O consultor ambiental Gabriel Branco apresentará as perspectivas após a entrada do PROCONVE nas fases P7 (veículos pesados), L6 (leves) e MAR-I (máquinas agrícolas), que gerou mudanças no mercado nacional. Ele abordará a questão sob a ótica da expectativa do setor quanto às possiblidade de crescimento.

De acordo com o chairman do fórum e diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, Renato Mastrobuono, o Fórum Diesel quer mostrar e debater a real situação do mercado e o atual patamar de desenvolvimento desses propulsores. “Queremos derrubar todas as inverdades que envolvem a tecnologia Diesel. Vamos apontar a sua importância como ferramenta de crescimento da economia brasileira”, explica o engenheiro.

Programação – A grade do fórum terá painéis com os temas “Economia e Mercado”, “Combustíveis e Emissões”, “Carro Diesel – venda esta solução”, “Eficiência Energética” e “Motores Diesel e Cana-de-açúcar”, em que especialistas do setor apresentarão sugestões, perspectivas e o atual patamar de desenvolvimento do motor Diesel.

Exposição – Haverá, ainda, exposição tecnológica que promoverá a ampliação do networking com expoentes do mercado Diesel e apresentação de tendências na área.

Programação

28 DE AGOSTO
9h30 - Cerimônia de Abertura

PAINEL: ECONOMIA E MERCADO
10h - "Resumo econômico brasileiro e mundial", com Felipe França, economista do Banco Bradesco
11h - Abertura e visita à exposição

PAINEL: COMBUSTÍVEIS E EMISSÕES
13h - Perspectivas após PROCONVE P7, L6 e MAR I: com Gabriel M. Branco
13h30 - Desenvolvimento de motores diesel dual fuel, estágio atual e futuro: com Gilberto Leal, gerente sênior de desenvolvimento de motores do Grupo Daimler.
14h - Qualidade dos Biocombustíveis: o desconhecimento que impede um maior crescimento e a sustentabilidade deste mercado no Brasil e no Mundo: com prof. Miguel Dabdoub, da USP.
14h30 - Desafios para o programa Brasileiro de renovação da frota de caminhões: com Bruno Batista, diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
15h - Debate

PAINEL: "CARRO DIESEL - VENDA ESTA SOLUÇÃO"
16h - A matriz brasileira de combustíveis, com Ernani Filgueiras, analista do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP)
16h30 - Clean-Diesel: tecnologia para a eficiência: com Mario Massagardi, diretor de engenharia da Bosch
17h - Impactos socioeconômicos da liberação do carro a Diesel: com Roland Berger.
17h30 - Uma Aliança pró motorização Diesel: com Luso Ventura, diretor da SAE BRASIL e Vicente Pimenta, gerente de projetos especiais da Delphi.
18h - Talk-Show com os palestrantes

29 DE AGOSTO
PAINEL EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Moderador: Renato Mastrobuono, charmain do Fórum Diesel e diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL
9h - Diretrizes para a eficiência energética em motores Diesel: com Paulo Bedran, diretor do Departamento de Indústria e Equipamentos de Transporte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
9h30 - Novos desenvolvimentos em motores Diesel: com Rudolf Maier, da Bosch
10h30 - Alta eficiência em sistemas de pós-tratamento: com Kevin Hallstrom, da BASF
11h - Soluções de transporte Volvo para o futuro: Tecnologia Diesel-GNL: com Alberto Neumann, gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Volvo.
11h30 - Debate

PAINEL MOTORES DIESEL & CANA-DE-AÇÚCAR
14h - Veículos pesados Diesel-etanol: desenvolvimentos e aplicações futuras
14h30 - Cenário para o Diesel de cana: desenvolvimento, mercado e aplicações, com Guilherme Gaspar coordenador comercial da Amyris.
15h - debate
15h30 - Cerimônia de encerramento



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308