Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
08/08/2013
ARTIGO - Qualidade preventiva para uma produção robusta e competitiva

Por Leonardo Macarrão Jr.*

A excelência na qualidade dos veículos é um dos pilares do negócio da indústria automotiva. Antigamente, um veículo era considerado bom quando não apresentava defeitos em seu funcionamento. Hoje o mercado consumidor é muito mais exigente, e, além de um veículo sem problemas, espera também que seja bonito e apresente boa montagem e assentamento entre seus componentes, o que atribui qualidade e beleza adicionais tornando-o livre de ruídos e outras imperfeições.

Conseguir isso não é tarefa simples, considerando que um veículo chega a ter mais de 15 mil peças montadas, fixadas e assentadas entre si. Nesse contexto, para que a excelência da qualidade seja obtida, cada peça tem de ter individualmente essa tal excelente qualidade em todos os seus abrangentes aspectos, como homogeneidade do material, dimensões e acabamento, entre outros.

O início de tudo é o projeto. Sem um bom projeto, a qualidade esperada se tornará mais difícil e onerosa de ser obtida. Entretanto, mesmo com bom projeto é fundamental que se tenha um processo produtivo robusto e capaz de repetir a mesma qualidade em todas as peças produzidas.

Ou seja, cada fase do processo, do desenvolvimento do produto ao desenvolvimento do processo de fabricação e ainda da fabricação e montagem propriamente ditas, deve obedecer a rigorosos critérios de qualidade intermediários para que a qualidade final esteja dentro do padrão pré-determinado. Sem isso se perde a competitividade.

A indústria automotiva trabalha para obter o seu padrão excelente de qualidade na dinâmica das novas exigências do mercado. A preocupação não pode ser exclusivamente com o reparo dos defeitos, porque os defeitos devem ser simplesmente evitados.

Existe um esforço técnico enorme por parte de montadoras e sistemistas para que um conceito produtivo robusto e capaz seja realidade sempre presente. Esta é a condição ideal, a que chamamos qualidade preventiva. Cada fabricante tem seu método para alcançar esse objetivo, e, naturalmente, o custo inerente de todo o esforço não é pequeno.

O ponto de equilíbrio entre custo, esforço e qualidade pode ser determinante para o sucesso de um veículo no mercado. Processos robustos e competitivos para a prevenção de problemas é o tema do Painel de Qualidade do Congresso SAE BRASIL, dia 8 de outubro, em São Paulo.


Leonardo Macarrão Jr. dirige o Comitê de Manufatura, Qualidade e Logística do Congresso SAE BRASIL 2013




Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Susete Davi – susete@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308