Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
09/08/2013
SAE BRASIL debate inovações em motores e transmissões em Sorocaba (SP), na próxima semana

Encontro promovido pela Seção Campinas quer reunir todo o setor de powertrain para discutir as perspectivas do mercado com a chegada do programa Inovar-Auto

Com o objetivo de mostrar e discutir os avanços tecnológicos que poderão surgir na área de powertrain nos próximos anos será realizado o 11º Simpósio SAE BRASIL de Powertrain. O encontro acontecerá nos dias 12 e 13 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba (avenida Itavuvu, 11.777) e terá dois blocos, um voltado a motores Ciclo Otto e outro sobre sistemas de transmissões.

Segundo Mauro Moraes de Souza, chairman do simpósio, o Inovar-Auto trouxe muitas dúvidas a alguns setores, como o de transmissões. “Sabemos que esse componente pode ajudar a melhorar a eficiência energética dos veículos, mas como ele ainda faz parte da fatia do mercado que não recebeu os incentivos do programa, ainda não sabemos ao certo o que vai acontecer”, comenta.

Programação - Para dar continuidade ao programa de cursos iniciado na edição de 2012, a programação para o bloco de transmissões no dia 12 conta com um curso que abordará temas de relevância para os profissionais da área. “Este primeiro bloco técnico terá como foco não somente conceitos importantes sobre os diferentes sistemas de transmissões, mas os últimos desenvolvimentos, avanços e destaques que os mesmos apresentam em sua evolução”, acrescenta o executivo.

O segundo dia da programação contará com palestras técnicas em três blocos: Eficiência Energética em Transmissões, Design em Transmissões e Transmissões em Sistemas Híbridos e Elétricos. “Todos os temas serão proferidos por expoentes em powertrain”, explica Souza.

Motores – O simpósio discutirá temas ligados à eficiência energética, novas tecnologias dos motores de Ciclo Otto e seus componentes. No primeiro dia os participantes contarão com palestras técnicas e no segundo painéis de discussões.

“Pessoas que atuam em indústrias de grande referência em motores ciclo Otto farão parte desses painéis, e por meio delas saberemos o que as empresas pensam e quais as possíveis tecnologias quer iremos receber em nosso mercado nos próximos anos”, diz o chairman.

A expectativa é que cerca de 300 pessoas participem dos dois dias de evento que tem como publico alvo engenheiros atuantes no setor automotivo, pesquisadores, empresários e acadêmicos, que poderão usufruir da oportunidade de atualização de conhecimentos.

Exposição – Haverá, ainda, exposição tecnológica que promoverá a ampliação do network com representantes de empresas do setor e de instituições de ensino e pesquisa “Acreditamos que os objetivos finais do desenvolvimento científico e tecnológico são pautados e delimitados pelas realidades econômica, social e política. Daí os simpósios da SAE BRASIL oferecerem oportunidades para debates técnicos conectados com as demandas da sociedade”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Programação:

Bloco Motores Otto
Dia 12
9h – Palestra: SOLUTIONS FOR FUTURE BRAZILIAN ENGINES, Gehard Holy da AVL/GRZ.
9h40 – Palestra: MIXTURE FORMATION OF GASOLINE ENGINES WITH ETHANOL FUELS , com Oliver Rütten , da FEV/BEA.
10h50 - Fuel saving potential through demand controlled fuel supply, com Eduardo Richter, gerente de produto da Bosch
11h20 – Palestra: INOVAÇÃO E PATENTES NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA, QUAL O PAPEL DO BRASIL?, com Ricardo A. Remer, diretor da Remer Villaça e Nogueira.
12h – Palestra: TECHNOLOGIES FOR THE NEXT GENERATION OF DOWNSIZED GASOLINE ENGINES, com Marcos Clemente, gerente de pesquisa e desenvolvimento da MAHLE Powertrain Brazil.
14h - Painel: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA - IMPACTO DO INOVAR-AUTO NOS MOTORES OTTO BRASILEIROS, moderado por Ralph Thoma, diretor da FEV. Palestrantes: Carina Leão, consultora da Inventta; Sandro Soares, supervisor de engenharia de aplicação da Fiat; e Roger Guilherme, gerente de engenharia de powertrain da Volkswagen.

Dia 13
9h – Painel ATRITO E LUBRIFICAÇÃO.
Moderação de Eduardo Tomanik, da MAHLE Metal Leve.
Palestra: Reducing Mech Losses for Fuel Targets on the Inovar-auto, com Eduardo Nocera, gerente de produto da MAHLE Metal Leve.
Palestra: Uso de lubrificantes "low friction", com Fernando Lastres, da Petrobras.
Palestra: Issues about "Influence of the mixture formation with ethanol fuels on the lube oil dilution of gasoline DI-engines", com Carsten Küpper, da FEV.

11h – Painel: P&D NO BRASIL
Moderação de Clayton Zabeu, professor do Instituto Mauá de Tecnologia.
Palestra: Utilização de mistura com alto teor de etanol em um motor injeção direta, com Franck Turkovics da PSA.
Palestra: Futuro Motor Otto, com Mario Martins, da Universidade Federal de Santa Maria.
Palestra: P&D no Brasil com Universidades, com Sergio Braga, professor da PUC RJ.

14h- Painel: TURBOCHARGING AND OTHER TECHNOLOGIES TO INCREASE ENERGETIC EFFICIENCY
Moderação de Celso Samea, gerente de produto para a América Latina da PSA.
Palestra: Discussion fuel consumption solutions for Future Brazilian Engines, com Gehard Holy, da AVL.
Palestra: A paradigm shift in bypass design for gasoline turbochargers, Paolo Di Martino gerente de desempenho e sistemas da Honeywell Turbo Technologies.
Palestra: Turbocharger development for ethanol fueled engines, com Lauro Takabatake, engenheiro da BorgWarner.

16h – Painel: EMISSÕES EM MOTORES OTTO
Moderação de Stephan H. Blumrich, vice-presidente e gerente- geral da Umicore Brasil.
Palestra: Start Stop - Focus in Powertrain, com Rafael Borelli, gerente de produto, Vendas e Marketing da Bosch.
Palestra: Particulado em SI, com Manfred Linke, da AVL.
Palestra: Eficiência Energética: o impacto de diferentes tecnologias de Catalisadores Automotivos, com Miguel Zoca, gerente de desenvolvimento da Umicore Brasil.

Bolo Sistemas de Transmissões
Dia 12 – Curso
Moderação de Marco Antonio Zanussi Barreto, da GM
9h - Transmissões Mecânicas, com Leandro Perestrelo, da ZF do Brasil.
9h45 - Transmissões automatizadas, com Vinícius Rabello , da ZF do Brasil.
10h45 - Transmissões automáticas - conceitos básicos, com Adilson Papa, da ZF do Brasil.
14h - Validação de transmissões, com Daniel Gama GMB.
15h30 – Diferenciais automotivos, com Marco Antonio Zanussi Barreto, da GM.

Dia 13
8h40 – Painel: EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Palestra: Tendências no aumento do numero de marchas.
Palestra: Adaptações do powertrain para atendimento da demanda brasileira.

10h40- Painel: DESIGN E MANUFATURA DE TRANSMISSÕES
Moderação de João Pavan, da Eaton.
Palestra: Fenômenos torsionais em trem de potência, com Milton Dias Junior, professor da UNICAMP.
Palestra: Processos chave na manufatura de componentes de transmissões - Tecnologias, tendências e inovações, com Durval Baroca, da ZF do Brasil.
Palestra: Mecanismos de desgaste em engrenagens, com Carlos Henrique da Silva, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR)

13h50 – Painel: TECNOLOGIAS ELÉTRICO HÍBRIDO NO CONTEXTO DAS TRANSMISSÕES
Moderação de Wanderlei Marinho, da USP.
Palestra: Tecnologias elétrico híbrido no contexto das transmissões, com Wanderlei Marinho, da USP.
Palestra: Hybrid transit bus technology assessment - a feasibility approach, com Fábio Coelho Barbosa, da FCB Consulting.
Apresentação do case da Volvo, com Thales Encarnação,
Apresentação do case GM VOLT, com Rafael Fornari
Apresentação do case da Ford Fusion, com Celso Duarte
Apresentação do case iMEV - Mitsubishi






Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefone (11) 4435-0000 / 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308