Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
26/08/2013
SAE BRASIL discute evolução dos motores Diesel em Curitiba

Comunidade da engenharia se reunirá para avaliar a situação atual e perspectivas futuras do setor de Diesel no Brasil

Com o objetivo de discutir o quanto o motor Diesel é eficiente, limpo e confiável e apresentar todo o desenvolvimento tecnológico desse propulsor será realizado em Curitiba o 10º Fórum SAE BRASIL de Tecnologia e Motores Diesel. O encontro acontecerá nos dias 28 e 29 de agosto, na Expo Unimed Curitiba (rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido).

Promovido pela Seção Regional Paraná e Santa Catarina da SAE BRASIL, o fórum, que está na 10ª edição, vai mostrar que o motor Diesel pode ser um importante aliado no combate à poluição ambiental, apresentar o atual estágio de desenvolvimento tecnológico e discutir as perspectivas para o futuro.

De acordo com Renato Mastrobuono, chairman do fórum e diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL, esse propulsor ainda é foco de muito preconceito, pois em geral as pessoas não têm pleno conhecimento do quanto o motor Diesel pode ser limpo e eficaz. “Queremos derrubar todas as inverdades que existem sobre ele. Vamos contar aos participantes a historia da evolução tecnológica que o motor Diesel sofreu ao longo de varia décadas e a importância dele como ferramenta de crescimento da economia”, explica o engenheiro.

Futuro – Segundo Mastrobuono, o uso do motor Diesel precisa ter ainda mais abertura no Brasil principalmente em tempos de Inovar-Auto que inevitavelmente deverá trazer à tona a discussão de sua adoção em veículos de passeio, ainda proibido no País. “Já que esse programa tem como princípio fundamental a eficiência energética, não há como ignorar que esse motor pode alcançar os níveis que passaram a ser exigidos”, complementa.

Mastrobuono destaca, ainda, que economias em desenvolvimento, como a brasileira, não podem ter preconceito quando se trata de adoção de tecnologias. “Se países desenvolvidos não deixaram de ter esse modelo de propulsão, por que nós, que precisamos urgentemente melhorar a nossa eficiência energética e competitividade, deixaríamos, principalmente quando ela é economicamente viável e amigável ao meio ambiente?”, questiona.

Programação – A grade de palestras que compõe a 10ª edição do fórum está disponível no site – www.saebrasil.org.br – e foi planejada com o objetivo de apresentar ao público todas as escalas de desenvolvimento pelas quais o motor Diesel passou desde sua criação.

Os painéis terão os temas “Economia e Mercado”, “Combustíveis e Emissões”, “Carro Diesel – venda esta solução” e “Eficiência Energética”, em que especialistas do setor apresentarão sugestões, perspectivas e o atual patamar de desenvolvimento do motor Diesel.

Exposição – Haverá, ainda, exposição tecnológica que promoverá a ampliação do network com expoentes do mercado Diesel e apresentação de tendências na área.

Programação
28 DE AGOSTO
9h30 - Cerimônia de abertura

PAINEL: ECONOMIA E MERCADO
10h - "Resumo econômico brasileiro e mundial", com Felipe França, economista do Banco Bradesco
11h - Abertura e visita à exposição

PAINEL: COMBUSTÍVEIS E EMISSÕES
13h - Perspectivas após PROCONVE P7, L6 e MAR I: com Gabriel M. Branco
13h30 - Desenvolvimento de motores diesel dual fuel, estágio atual e futuro: com Gilberto Leal, gerente sênior de desenvolvimento de motores do Grupo Daimler.
14h - Qualidade dos Biocombustíveis: o desconhecimento que impede um maior crescimento e a sustentabilidade deste mercado no Brasil e no Mundo: com prof. Miguel Dabdoub, da USP.
14h30 - Desafios para o programa Brasileiro de renovação da frota de caminhões: com Bruno Batista, diretor executivo da Confederação Nacional do Transporte (CNT).
15h - Debate

PAINEL: "CARRO DIESEL - VENDA ESTA SOLUÇÃO"
16h - A matriz brasileira de combustíveis, com Ernani Filgueiras, analista do Instituto Brasileiro do Petróleo (IBP)
16h30 - Clean-Diesel: tecnologia para a eficiência: com Mario Massagardi, diretor de engenharia da Bosch
17h - Impactos socioeconômicos da liberação do carro a Diesel: com Roland Berger.
17h30 - Uma Aliança pró motorização Diesel: com Luso Ventura, diretor da SAE BRASIL e Vicente Pimenta, gerente de projetos especiais da Delphi.
18h - Talk-Show com os palestrantes

29 DE AGOSTO
PAINEL EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Moderador: Renato Mastrobuono, charmain do Fórum Diesel e diretor de Seções Regionais da SAE BRASIL
9h - Diretrizes para a eficiência energética em motores Diesel: com Paulo Bedran, diretor do Departamento de Indústria e Equipamentos de Transporte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
9h30 - Novos desenvolvimentos em motores Diesel: com Rudolf Maier, da Bosch
10h30 - Alta eficiência em sistemas de pós-tratamento: com Kevin Hallstrom, da BASF
11h - Soluções de transporte Volvo para o futuro: Tecnologia Diesel-GNL: com Alberto Neumann, gerente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Volvo.
11h30 - Debate

PAINEL MOTORES DIESEL & CANA-DE-AÇÚCAR
14h - Veículos pesados Diesel-etanol: desenvolvimentos e aplicações futuras
14h30 - Cenário para o Diesel de cana: desenvolvimento, mercado e aplicações, com Guilherme Gaspar coordenador comercial da Amyris.
15h - debate
15h30 - Cerimônia de encerramento



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308