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 Release
23/07/2013
O futuro do setor de transmissões automotivas

Por Mauro Moraes de Souza (*)

Um dos maiores desafios da indústria da mobilidade atual é oferecer veículos integrados às necessidades de preservação do meio ambiente e dos recursos finitos de propulsão. Nunca se falou tanto, como nesta última década, em eficiência energética e na consequente necessidade de soluções leves e eficientes dos veículos. O Brasil busca responder a esses imperativos, aliando-os às necessidades internas de crescimento econômico, ao lançar programas, como o Inovar-Auto, para promover mudança radical no panorama da mobilidade.

Os sistemas de powertrain têm contribuído, significativamente, para atingir os objetivos e as metas globais para a redução de emissão de poluentes. Particularmente com o grande impulso dado pelo desenvolvimento de motores mais leves, menores e mais eficientes. Semelhante desafio se impõe também aos sistemas de transmissão.

Atualmente, é comum nos depararmos com perguntas contraditórias, mas nem sempre há ainda resposta certa. Qual o melhor caminho? Aumentar o número de relações de transmissão para propiciar ganhos fazendo com que os motores trabalhem em faixas mais eficientes ou reduzir o número destas relações para propiciar o downsizing das caixas de câmbio? Há necessidade ou não de caixas de câmbio para veículos 100% elétricos? Qual o papel das transmissões no contexto de veículos híbridos? Como os novos materiais e processos para a fabricação dos componentes de uma transmissão podem contribuir para o aumento de eficiência energética de um veículo?

O mercado ainda busca fórmulas para responder perguntas assim. Não é tarefa fácil mesmo para as empresas envolvidas saberem ao certo qual será o futuro das transmissões no Brasil. Há um espaço considerável para o mercado absorver a chegada de novas tecnologias, porém a barreira que precisamos vencer é a do incentivo. Sem isso, fica muito difícil as empresas investirem em novos produtos.

Assim como as montadoras tiveram o Inovar-Auto, que as obrigam a investir em inovação, as autopeças esperam algo semelhante. Algo que permita a esse grupo desenvolver tecnologias para acompanhar as montadoras, até porque o mercado é uma cadeia e ele deve ser contemplado por inteiro.

Espaço para crescimento nós temos. Demanda também. Falta-nos identificar o quanto o consumidor está disposto a pagar por inovações tecnológicas. Será que as adaptações que faremos serão de qualidade ou de custo? Ainda não conseguimos responder a esta pergunta também.

O que fica bem claro nesse cenário é que o Inovar-Auto irá, sim, movimentar toda a cadeia. Mas para que as inovações sejam desenvolvidas no Brasil, é preciso que essa regulamentação também seja estendida para todo o mercado automotivo. Do contrário, será muito difícil investir.

Estes e outros questionamentos sobre o mundo das transmissões automotivas estão na pauta no 11° Simpósio SAE BRASIL de Powertrain, que será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, no Parque Tecnológico de Sorocaba, São Paulo.

(*) Mauro Moraes de Souza é chairman do Simpósio SAE BRASIL de Powertrain.

(engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



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A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

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