Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/08/2013
Competição SAE BRASIL Demoiselle estreará com 11 equipes inscritas

Competição desafiou estudante de ensino médio a projetar, construir e fazer voar, uma aeronave movida pela torção de um elástico, dia 1º de setembro, em SJdosCampos

A mais nova competição SAE BRASIL Demoiselle estreia dia 1º de setembro com 11 equipes inscritas, todas formadas por estudantes de ensino médio de escolas públicas e privadas de São José dos Campos, Jacareí e Botucatu. Algumas equipes já testam as pequenas aeronaves para a competição, que será realizada no Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer, em São José dos Campos, SP.

Para participar, as equipes, que somam cerca de 100 estudantes, foram desafiadas a projetar, construir e fazer voar uma aeronave de pequeno porte, propulsionada à hélice e movida pela torção de um elástico, seguindo regras estabelecidas pela SAE BRASIL, disponível no site www.saebrasil.org.br.

Com esta competição, a SAE BRASIL tem por objetivo disseminar o interesse e conhecimento da engenharia e de técnicas de projeto aeronáutico, em particular a partir do fascínio e atração que a aviação exerce sobre o homem.

São José dos Campos – a cidade será representada por 8 equipes, uma delas a Ayr Picanço, formada por nove estudantes da Escola Estadual Ayr Picanço, e que levará um monoplano feito em madeira balsa e papel filme. “Também pretendemos utilizar materiais reciclados de sucatas na construção”, adianta Chang Yu Ming, capitão da equipe e primeiranista do ensino médio. A lista das demais equipes segue anexa.

Botucatu – Botucatu será representado por duas equipes: a Dom Lúcio, da Escola Estadual Dom Lúcio Antunes de Souza; e a equipe Ipanema, do Colégio Embraer – Casimiro Montenegro Filho.

Composta por 10 alunos do 1º ano, a equipe Ipanema também já faz testes de vôo na aeronave, construída com madeira balsa, cola bastão e papel filme. Os estudantes levarão duas hélices, uma de plástico e outra em madeira balsa, que pode ser moldável. “Nossa equipe está se esforçando bastante para vencer”, diz Nathália dos Santos Barbosa, capitã da equipe.

Jacareí – Única representante de Jacareí, a equipe Águias de Papel, formada por 10 estudantes do Colégio Resende, optou pela fibra de carbono na construção do protótipo, por ser um material leve e resistente. Animada, a equipe se prepara para os testes da aeronave. “Todos da equipe se interessam pela física e pretendem seguir engenharia, por isso estamos muito empolgados para a competição que é uma grande novidade para a escola”, comenta a capitã Danielle da Silva Reis, estudante do 1º ano.

Projetos - Construídas em madeira, papel ou outro material, as pequenas aeronaves devem pesar no mínimo 7 gramas, terem no máximo 40 cm de envergadura (distância entre uma ponta de asa a outra) projetada, hélices de 23 cm de diâmetro máximo e estrutura capaz de suportar a força que o elástico faz sobre ela ao ser torcido por várias centenas de voltas até o lançamento, feito a mão. O desafio é fazer a aeronave, não controlada, voar maior tempo possível numa área delimitada. A equipe que obtiver o maior tempo de voo durante a competição sagrar-se-á vencedora. Além de troféu, os integrantes da equipe vencedora poderão acompanhar, na área vip, a 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, agendada para 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. As segunda e terceira colocadas receberão medalhas.

Demoiselle – Os aviões monoplanos (uma hélice) deverão ser construídos e testados antes da competição. Para a construção será permitido o uso de madeira, papel, filme plástico, cola, fibra de carbono e fibra de vidro, linha, arame, tubo plástico, elásticos, além de qualquer material denso para o lastro (se necessário para balanceamento). O elástico utilizado nos voos oficiais será fornecido pela organização. Cada equipe terá um intervalo de 55 minutos para realizar, no mínimo, três voos.

O termo “Demoiselle” é uma homenagem da SAE BRASIL ao segundo avião projetado e construído por Alberto Santos Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas cuja concepção estrutural é considerada excepcional, vindo a influenciar, no começo do século 20, toda a então indústria da aviação, especialmente a europeia.

Demais competições – A SAE BRASIL realiza mais três competições estudantis, estas voltadas para estudantes de graduação em engenharia: a Baja SAE, em que estudantes projetam e constroem veículos off-road; SAE AeroDesign, que estimula o projeto e construção de aeronaves em escala reduzida; e Fórmula SAE, voltada ao desenvolvimento e construção de carros tipo Fórmula a combustão ou elétricos. As três competições seguem os padrões da SAE International e as equipes vencedoras têm conquistado brilhante espaço para o Brasil nos Estados Unidos, onde são realizadas.

Para Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, o objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. “É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiam os estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma.

Quando – 1º de setembro de 2013, às 8h
Onde – Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer
Endereço – Av. Brigadeiro Faria Lima, 2170 (ao lado da Embraer) – Jd. Aeroporto - São José dos Campos/SP



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Ellen Mützemberg – ellen@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308