Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
03/07/2013
Ingo Pelikan é o novo presidente do IQA

Ampliação da atuação, fortalecimento de parceiros internacionais e criação de laboratório estão entre as metas para a nova gestão

Ingo Pelikan, executivo da Mercedes-Benz, é o novo presidente da Diretoria Executiva do IQA - Instituto da Qualidade Automotiva, organismo de certificação acreditado pelo Inmetro, criado e dirigido pela Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Pelikan troca de posição com Marcio Migues, presidente do Instituto até então.

Como metas para a gestão (2013 a 2015), Pelikan pretende ampliar a atuação do IQA no mercado nacional, assim como fortalecer as parcerias com organismos internacionais, para aumentar a representatividade da indústria brasileira automotiva no exterior. "Somos o quarto maior mercado e sexto maior produtor global de veículos, por isso a nossa indústria precisa andar lado a lado aos demais líderes quando o assunto é qualidade", afirma.

Ingo Pelikan afirma que levará adiante o planejamento estratégico montado para os próximos três anos do IQA, que estuda a criação de um laboratório para o setor automotivo, com objetivo de desenvolvimento e inovação tecnológica. Foco também será na questão da certificação Inmetro de produtos compulsórios, além da ampliação das atividades focadas na área de serviços e capacitação de mão de obra para o setor. “Precisamos estar alinhados com as novas necessidades do mercado quanto à qualidade do produto, processos e sistemas que envolvem todos os segmentos do setor automotivo”, ressalta Ingo Pelinkan.

Carreira - Ingo Pelikan tem vasta experiência em qualidade no setor automotivo. Atualmente, ocupa o cargo de gerente sênior do Departamento de Gerenciamento de Fornecedores Motor, Eixo e Câmbio, da Mercedes-Benz, empresa onde atua há 26 anos.

É vice-presidente da Comissão para Assuntos da Qualidade da Anfavea, onde atua desde 1997. Representante e coordenador do grupo de trabalho VDA no IQA, Pelikan é representante da Anfavea e coordenador do CQA (Comitê de Qualidade Automotiva), formado pela Anfavea, Sindipeças, Abroc e Inmetro. É também suplente da Anfavea no Conac (Conselho Nacional da Acreditação).


NOVA DIRETORIA
Para auxiliar Pelikan na gestão do IQA, foram eleitos novos membros na Diretoria Executiva, Conselho Diretor e Conselho Fiscal. São 31 dirigentes, todos representantes de entidades responsáveis pela fundação do IQA, ligadas à cadeia automotiva, associações de classes dos setores de plástico e vidro, órgãos do governo e indústrias, que estarão à frente do Instituto no período.

Diretoria Executiva

Ingo Pelikan (presidente da Diretoria Executiva) - ANFAVEA / Mercedes-Benz
Márcio Fontoura Migues - ANFAVEA/ Renault
Feres Macul Neto - SINDIPEÇAS / TMD
Stephan Heinz Blumrich - SINDIPEÇAS / Umicore
José Nogueira dos Santos - SINDIREPA / Dikar

Conselho Diretor

Cristiane Paixão - ANFAVEA / Fiat
Fábio Assumpção Ribeiro - ANFAVEA / Volkswagen Caminhões e Ônibus - MAN
Guilherme Heinz - ANFAVEA / Mercedes-Benz do Brasil
Mário Luz - ANFAVEA
Ricardo Schneider Talhiari - ANFAVEA / Scania
Adilson Luís Sigarini - SINDIPEÇAS / Thyssen Krupp
Alexandre Meirelles Nagle - SINDIPEÇAS / ZF
Antônio Carlos Bento de Souza (presidente do Conselho Diretor) - SINDIPEÇAS / Corneta
Fernando Herrera Neto - SINDIPEÇAS / OLSA
Wilson Rocha Filho - SINDIPEÇAS / TRW
Ilcon Miranda Costa - ABCQ
Roberto André SandelKorall - ABIPLAST / Component
Edvaldo Cardozo de Araújo - ABIVIDRO / Pilkington
Nilton Monteiro - AEA
Vanderlei Borsari - CETESB
Morvam Cotrim Duarte - DENATRAN
Marcelo Ciardi Franciulli - FENABRAVE
Luiz Eduardo Lopes - IPT
José Antônio Silvério - SETEC/MCT
Antônio Carlos Fiola da Silva - SINDIREPA / Dimas

Conselho Fiscal

Titulares
Mário Bruno Morelli Jr. - SINDIPEÇAS
Fábio Braga - SAE BRASIL
Diogo Alarcon Clemente - DSA CONSULTORIA

Suplentes
Marco Antônio Saltini - ANFAVEA / MAN
Mário Milani - SINDIPEÇAS / FIAM
Francisco Emílio Baccaro Nigro - SDECT–(Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia) do Estado.

Sobre o IQA – O Instituto da Qualidade Automotiva - www.iqa.org.br - é um organismo de certificação sem fins lucrativos, criado por Anfavea, Sindipeças, Sindirepa e outras entidades do setor. Parceiro de organismos internacionais e acreditado pelo INMETRO, o IQA atua em Certificação de Serviços Automotivos, de Produtos, de Sistemas de Gestão, Publicações e Treinamentos.



Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo – msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Telefones 11.4435-0000 e 97204-1921
Alexandre Akashi – alexandre@companhiadeimprensa.com.br
Telefone - 11.97672-7107

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

O IQA – Instituto da Qualidade Automotiva é um organismo de certificação sem fins lucrativos especializado em mobilidade. Criado em 1995 por entidades do setor e do governo, o IQA oferece soluções que fomentam a qualidade e a produtividade nos canais de produção e pós-vendas, como certificação de produtos, serviços e sistemas de gestão; treinamentos; manuais e ensaios de laboratório. É parceiro de organismos internacionais e acreditado pela CGCRE (Coordenação Geral de Acreditação) do Inmetro.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308