Em evento programado para ocorrer no próximo dia 1º de setembro a SAE BRASIL lança sua quarta competição estudantil, desta vez voltada para estudantes do ensino médio. Com inscrições abertas até 28 de junho, a SAE BRASIL Demoiselle será realizada no Ginásio Poliesportivo da ADC Embraer, em São José dos Campos, São Paulo.
Com sete equipes já inscritas – limite 20 -, a competição foi criada com o objetivo de disseminar o interesse e conhecimento da engenharia e de técnicas de projeto aeronáutico em particular a partir do fascínio e atração que a aviação exerce sobre o homem. O regulamento, disponível no site www.saebrasil.org.br/eventos/programas_estudantis/demoiselle2013/ - desafia equipes de até 10 estudantes a projetarem, construírem e fazerem voar uma aeronave de pequeno porte propulsionada à hélice e movida pela torção de um elástico.
A proposta é que durante a elaboração do projeto e construção da aeronave, os estudantes conheçam e experimentem os princípios básicos do projeto aeronáutico, bem como aprendam a trabalhar em equipe, a pesquisar, planejar e desenvolver um produto que, colocado à prova diante de similares, demonstre-se competitivo e vencedor.
O projeto - construída em madeira, papel ou outro material, a pequena aeronave deve pesar no mínimo 7 gramas, ter no máximo 40 cm de envergadura (distância entre uma ponta de asa a outra) projetada, hélice de 23 cm de diâmetro máximo e estrutura capaz de suportar a força que o elástico faz sobre ela ao ser torcido por várias centenas de voltas até o lançamento, feito a mão.
Os estudantes deverão fazer a pequena aeronave, não controlada, voar maior tempo possível numa área delimitada. A equipe que obtiver o maior tempo de voo durante a competição sagrar-se-á vencedora.
Além de troféu a que farão jus, os integrantes da equipe vencedora poderão acompanhar, na área vip, a 15ª Competição SAE BRASIL AeroDesign, agendada para 24 a 27 de outubro, no Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA), em São José dos Campos, SP. As segunda e terceira colocadas receberão medalhas.
Podem participar da competição estudantes das três séries do ensino médio, matriculados em escolas de ensino médio das redes pública e privada de São José dos Campos e região, Gavião Peixoto e Botucatu. Equipes deverão incluir necessariamente um professor orientador e não poderão inscrever mais que dois aviões por equipe.
Demoiselle – Os aviões monoplanos (uma hélice) deverão ser construídos e testados antes da competição. Para a construção será permitido o uso de madeira, papel, filme plástico, cola, fibra de carbono e fibra de vidro, linha, arame, tubo plástico, elásticos, além de qualquer material denso para o lastro (se necessário para balanceamento). O elástico utilizado nos voos oficiais será fornecido pela organização. Cada equipe terá um intervalo de 55 minutos para realizar, no mínimo, três voos.
O termo “Demoiselle” constitui uma homenagem da SAE BRASIL ao segundo avião de projetado e construído por Alberto Santos Dumont, menos conhecido que o 14 Bis, mas cuja concepção estrutural é considerada excepcional, vindo a influenciar, no começo do século 20, toda a então indústria da aviação, especialmente a europeia.
Demais competições – A SAE BRASIL realiza mais três modalidades de competições estudantis, estas voltadas para estudantes de graduação em engenharia. São elas: Baja SAE, em que estudantes projetam e constroem veículos off-road; SAE AeroDesign, que estimula o projeto e construção de aeronaves em escala reduzida; e Fórmula SAE, voltada ao desenvolvimento e construção de carros tipo Fórmula a combustão ou elétricos. As três competições seguem os padrões da SAE International e as equipes vencedoras têm conquistado brilhante espaço para o Brasil nos Estados Unidos, onde são realizadas.
Para Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL, o objetivo maior do conhecimento tecnológico está no processo de inovação e de introdução de novas tecnologias para sua utilização sistêmica, com fins econômicos e sociais. “É essa a filosofia que a SAE BRASIL adota em suas competições estudantis, que desafiam os estudantes de engenharia à ousadia e à criatividade aplicadas aos projetos desenvolvidos por eles”, afirma.
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