Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
24/06/2013
SAE BRASIL promove simpósio para avaliar a inovação na indústria nacional

Engenheiros se reunirão para debater o processo de inovação tecnológica nas empresas no Simpósio SAE BRASIL de Inovação, em Minas Gerais

Mostrar como anda o atual estágio de desenvolvimento tecnológico e quais as tendências nos próximos anos no mercado da mobilidade, são os objetivos do Simpósio SAE BRASIL de Inovação. O encontro, promovido pela Seção Minas Gerais será realizado no dia 27 de junho, na Casa Fiat da Cultura, em Nova Lima, Minas Gerais (rua Jornalista Djalma Andrade, 1.250, Belvedere).

O encontro, que está em sua segunda edição, quer discutir como ficará a indústria nacional com a entrada do Inovar-Auto. Segundo o chairman do evento, Fabio Nicora, é preciso mostrar para o mercado as descobertas tecnológicas e apresentar o que há de mais inovador para os profissionais da mobilidade. “Com estes novos conceitos as empresas poderão se atualizar e também trocar informações e experiências visando sempre o avanço tecnológico”, explica.

Segundo Nicora, a discussão sobre em que nível está o desenvolvimento de tecnologias para melhorar a eficiência energética em veículos de passeio e comerciais terá grande ênfase durante o encontro. “Vamos mostrar o que as empresas têm desenvolvido de inovador para atingir as metas propostas pelo Inovar-Auto. A programação do simpósio permitirá aos participantes saber o que as corporações estão planejando”,

Serão apresentados “cases” de empresas que implantaram inovações tecnológicas com sucesso e também uma palestra que mostrará todas as oportunidades que o Inovar-Auto irá gerar ao mercado. Nessa apresentação, Valter Pieracciani, diretor da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas, mostrará como que as indústrias podem tirar proveito do novo marco legal.

Além desse tema, durante o encontro também serão apresentadas as palestras: “Tendências tecnológicas para o setor automotivo”, “O caminhão do futuro, eficiência energética e liveability a serviço do transporte de carga”, “Soluções tecnológicas para melhoria de eficiência energética de carros de passeio e veículos comercias”, “Redução de pontos de solda nas partes móveis do veículo por meio da utilização de adesivos estruturais de cura a temperatura ambiente”, “Inovação tecnológica em transmissões automatizadas para veículos de passeio e de carga”, “Os impactos das novas tecnologias nos lubrificantes”, “Projeto Sofia - Sistema Inovador de fabricação de Carrocerias” e “Redução de NOx para motores Diesel por meio de SCR com dosagem de amônia gasosa”.

Universidades – O simpósio visa também atrair os estudantes de engenharia. Segundo Rodrigo Duarte, co-chairman do evento, na universidade se concentram grandes projetos de inovação e é preciso formar mais parcerias com essas instituições. “Além de motivarmos o estudante de engenharia no desenvolvimento de ideias, queremos nos aproximar desse público e trazer suas ideias inovadoras para a indústria”, diz Duarte.

“Os simpósios da SAE BRASIL promovem o debate sobre áreas específicas da mobilidade com foco na ciência, na tecnologia e na inovação, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico e social brasileiro”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL.

Veja abaixo a programação completa do simpósio:

8h30 - Palestra de abertura com Norberto Klein, diretor Seção Minas Gerais.
8h45 - Palestra: TENDÊNCIAS TECNOLÓGICAS PARA O SETOR AUTOMOTIVO, com Vitor Klisas, diretor do IHS .
9h30 - Palestra: O PROGRAMA INOVAR AUTO NA PRÁTICA: COMO TIRAR PROVEITO DO NOVO MARCO LEGAL, com Valter Pieracciani, diretor da Pieracciani Consultoria.
10h30 - Palestra: O CAMINHÃO DO FUTURO, EFICIÊNCIA ENERGÉTICA E LIVEABILITY AO SERVIÇO DE TRANSPORTE DE CARGA, com Fabio Nicora, diretor de inovação da Iveco Latin America.
11h - Palestra: SOLUÇÕES TECNOLÓGICAS PARA A MELHORIA DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE CARROS DE PASSEIO E VEÍCULOS COMERCIAS, com Mario Massagardi, diretor de Engenharia e Vendas da Divisão Diesel da BOSCH
11h45 - Palestra: REDUÇÃO DE PONTOS DE SOLDA NAS PARTES MOVEIS DO VEICULO POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE ADESIVOS ESTRUTURAIS DE CURA A TEMPERATURA AMBIENTE, com Bruno Fragoso, gerente automotivo da LORD América do Sul.
13h45 - Palestra: INOVAÇÃO TECNOLÓGICA EM TRANSMISSÕES AUTOMATIZADAS PARA VEÍCULOS DE PASSEIO E DE CARGA, com Thomas Moura da MAGNETI MARELLI.
14h30 - Palestra: OS IMPACTOS DAS NOVAS TECNOLOGIAS NOS LUBRIFICANTES, com Marcelo Capanema, da PETRONAS.
15h40 - Palestra: PROJETO SOFIA - SISTEMA INOVADOR DE FABRICAÇÃO DE CARROCERIAS, com Renan Holzmann, gerente da Divisão de Engenharia.
16h25 - Palestra: REDUÇÃO DE NOX PARA MOTORES DIESEL POR MEIO DE SCR COM DOSAGEM DE AMÔNIA GASOSA, com André Luiz Martelli, engenheiro de desenvolvimento de produto da TENNECO.
17h30 - Palestra de encerramento com Norberto Klein, diretor Seção Minas Gerais


A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 / 7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308