Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
19/06/2013
AMANHÃ EM PORTO ALEGRE - SAE BRASIL debate planejamento urbano e logística

Especialistas se reunirão para mostrar e apresentar técnicas inteligentes que proporcionam a obtenção de operações competentes na área da mobilidade

As empresas buscam cada vez mais ferramentas para se manterem competitivas. Na logística, sistemas que melhoram e permitem controles precisos da cadeia de suprimentos são primordiais. O 1º Simpósio SAE BRASIL de Excelência em Manufatura e Logística, que será realizado amanhã (20), em Porto Alegre, RS, vai tratar do assunto. O encontro será no Centro de Eventos da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul) - avenida Assis Brasil, 8.787.

Organizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL, o simpósio falará com profundidade de toda a cadeia logística brasileira, quais os desafios que precisa vencer e os incentivos que o governo dará nos próximos anos.

Expoentes do setor, como Pedro José de Oliveira Lopes, vice-presidente da NTC & Logística e coordenador do capítulo Brasil na Câmara Interamericana de Transportes, irão expor os reais aspectos logísticos que impedem o crescimento do País.

Em sua palestra intitulada Infraestrutura Logística, Pedro José de Oliveira Lopes contará como a qualidade do transporte de carga influencia na mobilidade urbana. “É preciso repensar a distribuição de cargas nos grandes centros urbanos. Quando o governo avalia as condições para mudar as regras, ele deve levar em consideração fatores como segurança dos motoristas e não pode ser radical”, afirma.

Para o executivo, é preciso retirar de circulação o transporte rodoviário de carga sem causar danos à população e ao transportador. “Precisamos de políticas minimalistas e muito engajamento com o este setor”, adverte.

Lopes comenta que as cidades devem planejar a mobilidade quando pequenas para evitar conflitos. “Estamos vivenciando isso diariamente. As grandes cidades no Brasil não se prepararam para o fluxo de veículos e agora é bem mais difícil e custoso consertar o problema”, argumenta.

Suprimentos - Para Carlos Panitz, chairperson de Logística, a cadeia de suprimentos deve ser ágil e sincronizada, e requer muito investimento. “Vários fatores contribuem para dificultar esse modelo, como estradas ruins, grandes congestionamentos e alta carga tributária”, explica.

O caminho para o crescimento sólido e sustentável do Brasil será traçado se empresas e o governo desenvolverem políticas que alavanquem investimentos e a atividade econômica local, produtiva e de serviços.

Tecnologia - Um debate em torno do uso da tecnologia para alcançar a excelência operacional será um dos pontos altos do encontro. Segundo Panitz, a tecnologia pode ser um habilitador de melhores práticas. “Sem tecnologia é impossível gerenciar com eficiência ambientes cada vez mais complexos e dinâmicos em que as empresas estão inseridas", diz.

O encontro é a fusão do antigo Simpósio de Excelência em Manufatura e do Simpósio de Logística, ambos promovidos pela regional. O diretor da Seção, Daniel Zacher, acrescenta que esse simpósio será completo já que, abordará em um só espaço, dois temas que se complementam. “Não há como pensar em logística sem pensar em manufatura, e vice-versa”, diz.

Programação
9h10 – PAINEL TECNOLOGIA E FERRAMENTAS EM MANUFATURA
Participantes: Adriano Proença, professor de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Silvio Furtado, gerente de Vendas e Serviços da ZF do Brasil; Fernando Simão, gerente de Engenharia de Processos da ZF do Brasil; Hirton Browne Maia Filho, diretor industrial da Continental CIAG – Gravataí.

10h55 – Palestra: INTEGRAÇÃO MANUFATURA E LOGÍSTICA, com Marcelo Menezes, gerente de Logística da Renault do Brasil.

11h30 – Sessão de perguntas mediadas por José Roberto Silveira, diretor superintendente da DHB Componentes Automotivos.

12h15 - Entrega de Premiação Excelência em Manufatura 2013

13h50 – Palestra: INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA, com Pedro José de Oliveira Lopes, vice-presidente da NTC & Logística

14h15 - PAINEL TECNOLOGIA E FERRAMENTAS EM LOGÍSTICA
Participantes: Alexandre Tavares, gerente de Logística e Qualidade de Fornecedores da Navistar Mercosul; Henrique Machado, gerente de Logística para América Latina da AGCO.
Apresentação do “Case vencedor do Prêmio SAE BRASIL de Inovação em Logística”

15h20 – Sessão de perguntas mediada por Paulo Menzel, presidente da Intelog, presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura e vice-presidente e coordenador da divisão de infraestrutura e logística da Federasul.

16h30 - PAINEL INOVARAUTO E OUTROS PROGRAMAS DE INCENTIVO À CADEIA AUTOMOTIVA
Participantes: Bruno Jorge Soares, especialista da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Antônio Candido Calcagnotto, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA); Ivan de Pellegrin, diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI); Luiz Carlos Mandelli, diretor-presidente da DHB, Conselheiro de Administração (Abipeças), Conselheiro Suplente do Mercopartes (Sindipeças).

17h30 – Sessão de perguntas mediadas por Valter Pieracciani, sócio-diretor e Fundador da Pieracciani - PIER

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Companhia de Imprensa
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones: (11) 4435-0000 / (11) 9.7204-1921


 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308