Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
13/06/2013
SAE BRASIL discute ferramentas de gestão e inovações na manufatura em Porto Alegre

Especialistas se reunirão para mostrar estudos e técnicas inteligentes que proporcionam a obtenção de operações fabris competentes

A inovação é cada vez mais obrigatória na busca pela competitividade, independente da área de atuação da empresa. Na manufatura, sistemas que integram e permitem controles precisos da produção são primordiais. Por isso será realizado em Porto Alegre, dia 20 de junho, o 1º Simpósio SAE BRASIL de Excelência em Manufatura e Logística, no Centro de Eventos da Fiergs (Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul), em Porto Alegre (av. Assis Brasil, 8.787).

O encontro organizado pela Seção Porto Alegre da SAE BRASIL irá tratar do desenvolvimento e melhorias na manufatura, por meio de cases e exemplos de aplicação de tecnologia em processos.

Adriano Proença, professor de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresentará um estudo realizado pela universidade sob encomenda da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República em que os pesquisadores visitaram 20 empresas chinesas dos setores eletroeletrônico, metal-mecânico e químico para analisar como que aquele mercado se preparou para o crescimento.

Intitulado de "Tecnologia e Competitividade em Setores Básicos da Indústria Chinesa: Estudos de Caso", o estudo sob coordenação de Proença analisou um mercado que, nas últimas três décadas, se preparou para o crescimento aplicando a inovação secundária. “Essa técnica trata de inovar a partir de uma tecnologia já conhecida, ou seja, a empresa pega algo que já existe no mercado, obtém a transferência tecnológica e aprimora o produto”, explica Proença.

Indústria – O diretor industrial da Continental, em Gravataí (RS), Hirton Browne Maia Filho, mostrará como foi a implantação do sistema Lean Manufacturing na unidade e os benefícios que a ferramenta trouxe à empresa. De acordo com Maia, mostrar como a aplicação de ferramentas de gestão pode mudar toda a produção é importante para apresentar como esse processo pode ser rico e eficaz.

O executivo mostrará os ganhos de produtividade que a empresa obteve ao aplicar a filosofia Lean e o quanto isso gerou de mudanças na cultura organizacional. “Quando começamos a trabalhar com a Lean primeiramente mostrarmos a nossos colaboradores que, antes de tudo, era importante que todos estivessem engajados, não somente a produção”, explica.

Para Maia, o simpósio é a oportunidade de os profissionais entenderem como o Lean realmente funciona e como deve ser implantado. “Antes de sua aplicação à base, o entendimento da cultura local e o pleno conhecimento do publico deve ser levado em consideração para o sucesso da ação. Além disso, o Lean é algo que se mantém, seu processo de aplicação é contínuo”, complementa Maia.

“Quem participa de um encontro como esse tem a oportunidade de mergulhar num mundo diferente que abre canais e novas possibilidades de conhecimento. O participante é provocado a pensar. Ciência é debate e a tecnologia também precisa ser debatida”, finaliza Proença.

O encontro é a fusão do antigo Simpósio de Excelência em Manufatura e do Simpósio de Logística, ambos promovidos pela regional. O diretor da Seção, Daniel Zacher, acrescenta que esse simpósio será completo, já que abordará em um só espaço, dois temas que se complementam. “Não há como pensar em logística sem pensar em manufatura, e vice-versa”, diz.

Programação
9h10 – PAINEL TECNOLOGIA E FERRAMENTAS EM MANUFATURA
Participantes: Adriano Proença, professor de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Silvio Furtado, gerente de Vendas e Serviços da ZF do Brasil; Fernando Simão, gerente de Engenharia de Processos da ZF do Brasil; Hirton Browne Maia Filho, diretor industrial da Continental CIAG – Gravataí.

10h55 – Palestra: INTEGRAÇÃO MANUFATURA E LOGÍSTICA, com Marcelo Menezes, gerente de Logística da Renault do Brasil.

11h30 – Sessão de perguntas mediadas por José Roberto Silveira, diretor superintendente da DHB Componentes Automotivos.

12h15 - Entrega de Premiação Excelência em Manufatura 2013

13h50 – Palestra: INFRAESTRUTURA LOGÍSTICA, com Pedro José de Oliveira Lopes, vice-presidente da NTC & Logística

14h15 - PAINEL TECNOLOGIA E FERRAMENTAS EM LOGÍSTICA
Participantes: Alexandre Tavares, gerente de Logística e Qualidade de Fornecedores da Navistar Mersosul; Henrique Machado, gerente de Logística para América Latina da AGCO.
Apresentação do “Case vencedor do Prêmio SAE BRASIL de Inovação em Logística”

15h20 – Sessão de perguntas mediada por Paulo Menzel, presidente da Intelog, presidente da Câmara Brasileira de Logística e Infraestrutura e vice-presidente e coordenador da divisão de infraestrutura e logística da Federasul.

16h30 - PAINEL INOVARAUTO E OUTROS PROGRAMAS DE INCENTIVO À CADEIA AUTOMOTIVA
Participantes: Bruno Jorge Soares, especialista da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI); Antônio Candido Calcagnotto, vice-presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA); Ivan de Pellegrin, diretor-presidente da Agência Gaúcha de Desenvolvimento e Promoção do Investimento (AGDI); Luiz Carlos Mandelli, diretor-presidente da DHB, Conselheiro de Administração (Abipeças), Conselheiro Suplente do Mercopartes (Sindipeças).

17h30 – Sessão de perguntas mediadas por Valter Pieracciani, sócio-diretor e Fundador da Pieracciani Desenvolvimento de Empresas

A SAE BRASIL (Sociedade de Engenheiros da Mobilidade) é uma associação sem fins lucrativos e que congrega pessoas físicas (engenheiros, técnicos e executivos) unidas pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de cinco mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE International, uma associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford e Orville Wright, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de cinco mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por 93 países.



Mais informações à imprensa:
Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Michelle Raeder – michelle@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – (11) 97204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308