Home | Institucional | Clientes | Releases | Artigos | Produtos e Serviços | Contato

 Release
10/06/2013
Carro BAJA SAE de universitários da UFMG figura entre os cinco melhores do mundo

Estudantes da Universidade Federal de Minas Gerais conquistaram a 5ª posição da Baja SAE Rochester, em Rochester, Nova York, nos EUA

A equipe Baja UFMG da Universidade Federal de Minas Gerais conquistou a 5ª colocação, com 835,48 pontos, na classificação geral da Baja SAE Rochester, realizada neste fim de semana – 6 a 9 de junho -, em Rochester, Nova York, nos EUA. A campeã da competição foi a equipe canadense McGill Baja Racing, da McGill University, com 886,16 pontos.

Realizada pela SAE International, a tradicional competição de carros off road projetados e construídos por universitários, contou com a participação de 90 equipes das Américas, Índia e Emirados Árabes, de um total de 100 inscritas.

A equipe Baja UFMG conquistou, ainda, o 3º lugar na prova de Manobrabilidade e 8º no Enduro de Resistência. Também representaram o Brasil em Nova York as equipes UFSC Puma, da Universidade Federal de Santa Catarina; e FEI Baja, do Centro Universitário da FEI, de São Bernardo do Campo, São Paulo, que conquistou a segunda colocação na prova de Design.

Na classificação geral as equipes FEI Baja (782,26 pontos) e UFSC Puma (710,92 pontos) conquistaram, respectivamente, a 12ª e 20ª posições. Confira neste link a classificação das demais equipes - http://bajasae.net/content/2013_Rochester_Scores1.xlsx

Ronaldo Bianchini, gerente de Seções Regionais e Programas Estudantis da SAE BRASIL, afirma que a pista preparada para o Enduro de Resistência estava para carros velozes, uma forte característica dos Baja SAE, do Brasil, porém a variação constante entre pista seca e molhada, por causa do excesso de chuva, provocou fadiga em componentes de transmissão da potência do conjunto powertrain. “Com isso, as equipes brasileiras enfrentaram algumas paradas nos boxes para manutenção dos veículos”, diz.

As equipes brasileiras Baja UFMG, FEI Baja e UFSC Puma ganharam o direito de representar o Brasil nos Estados Unidos após conquistarem, respectivamente, as três melhores colocações na 19ª Competição Baja SAE BRASIL-PETROBRAS, realizada em março deste ano, em Piracicaba (SP), com a participação de 68 equipes do País.

Histórico - O Brasil já venceu quatro vezes a competição realizada pela SAE International na América do Norte: em 1998, com a equipe da Universidade Federal do Rio Grande do Norte; e em 2004, 2007 e 2008, com alunos da FEI.

Carros - Os Baja SAE são protótipos de estrutura tubular em aço, monopostos, para uso fora de estrada, com quatro ou mais rodas, motor padrão de 10 HP e capacidade para abrigar um piloto de até 1,90m de altura e até 113,4 kg de peso. Os sistemas de suspensão, transmissão, freios e o próprio chassi são desenvolvidos pelos próprios estudantes de engenharia, que são orientados por professores das instituições de ensino que representam.

O programa - O Baja é o primeiro programa estudantil de capacitação organizado pela SAE BRASIL. Nele os estudantes se organizam em equipes que, sob a orientação de um professor desenvolvem os veículos com o qual irão competir representando a sua instituição de ensino.

Além da construção do protótipo em que praticam o conhecimento adquirido em sala de aula, as equipes são responsáveis por atividades como atendimento de prazos, busca de suporte financeiro para viabilização do projeto e custeio de despesas, entre outras tarefas com as quais se defrontarão no mercado de trabalho.

“As competições estudantis da SAE BRASIL proporcionam aos futuros engenheiros a oportunidade de por em prática as teorias aprendidas nas salas de aula e, assim, desenvolver capacidades e a paixão necessárias a uma boa formação profissional”, afirma o engenheiro Ricardo Reimer, presidente da SAE BRASIL




Mais informações à imprensa:
Maria do Socorro Diogo - msdiogo@companhiadeimprensa.com.br
Juliana Santos - juliana@companhiadeimprensa.com.br
Telefones (11) 4435-0000 – 9.7204-1921

 Buscar release:
   
 Perfil da empresa

A SAE BRASIL é uma associação sem fins lucrativos que congrega engenheiros, técnicos e executivos unidos pela missão comum de disseminar técnicas e conhecimentos relativos à tecnologia da mobilidade em suas variadas formas: terrestre, marítima e aeroespacial.
A SAE BRASIL foi fundada em 1991 por executivos dos segmentos automotivo e aeroespacial, conscientes da necessidade de se abrir as fronteiras do conhecimento para os profissionais brasileiros da mobilidade, em face da integração do País ao processo de globalização da economia, ora em seu início, naquele período. Desde então a SAE BRASIL tem experimentado extraordinário crescimento, totalizando mais de 6 mil associados e 10 seções regionais distribuídas desde o Nordeste até o extremo Sul do Brasil, constituindo-se hoje na mais importante sociedade de engenharia da mobilidade do País.
A SAE BRASIL é filiada à SAE INTERNATIONAL, associação com os mesmos fins e objetivos, fundada em 1905, nos EUA, por líderes de grande visão da indústria automotiva e da então nascente indústria aeronáutica, dentre os quais se destacam Henry Ford, Orville Wright e Thomas Edison, e tem se constituído, ao longo de mais de um século de existência, em uma das principais fontes de normas, padrões e conhecimento relativos aos setores automotivo e aeroespacial em todo o mundo, com mais de 35 mil normas geradas e mais de 138 mil sócios distribuídos por cerca de 100 países.

Divisão Assessoria de Imprensa • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 41 • Santo André • SP • Fone/Fax (11) 4435-0000
Divisão Publicações • Rua Álvares de Azevedo, 210 • Cj. 61 • Centro • Santo André • SP • Fone (11) 4432-4000 • Fax (11) 4990-8308